Prof. Dr. Ricardo Horta

Cirurgião Plástico

Ricardo Horta é especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética, Assistente Hospitalar Graduado do Hospital de São João- Porto, e igualmente Professor Universitário na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Realizou um estágio específico em Microcirurgia e Cirurgia Reconstrutiva Craniomaxilofacial no Departamento de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva do Chang Gung Memorial Hospital em Taipei (Linkou) – Taiwan, República da China. Desenvolveu a sua formação em Cirurgia Estética na Clínica Planas em Barcelona (Espanha) e no UT Southwestern Medical Center-Dallas, Texas (U.S.A).

Desenvolveu, incluído na sua tese de doutoramento, um projeto de investigação na área do desfiguramento facial: reconstrução microcirúrgica de grandes defeitos e transplantação facial, uma das suas áreas de interesse, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
Tem mais de 100 publicações científicas, a grande maioria como primeiro-autor, em prestigiadas revistas internacionais indexadas (medline) com arbitragem científica, em todas as áreas de intervenção da especialidade: reconstrutiva, estética, microcirurgia, cirurgia da mão, cirurgia maxilofacial e queimados. Teve vários artigos citados em revistas de relevo da especialidade. Descreveu técnicas inovadoras na disseção de retalhos, novos procedimentos cirúrgicos reconstrutivos e estéticos.
Foi revisor convidado de trabalhos científicos publicados em revistas internacionais. É revisor da revista Journal of Reconstructive Microsurgery.
Foi autor de um capítulo de um livro de cirurgia da mão traumática; escreveu um livro sobre reconstrução mandibular no contexto de osteonecrose.

Pertence ao editorial board da revista internacional Advances in Plastic and Reconstructive Surgery.
Apresentou mais de 200 trabalhos científicos em congressos; foi palestrante e moderador de sessões científicas nacionais e internacionais em várias ocasiões.

Pratica o conceito de “cirurgia plástica total”. Dentro da sua atividade cirúrgica ao longo dos últimos anos no sector público destaca várias cirurgias de grande complexidade, envolvendo trabalho de equipa com colegas de Cirurgia Plástica, ou em colaboração com outras especialidades. Tendo como base sólida e diferenciada formação cirúrgica, está apto para lidar com todo o tipo de situações ou complicações. No âmbito privado, tem intuição e interesse na realização de todo o tipo de cirurgias estéticas, nomeadamente cirurgia estética facial, cirurgia mamária ou contorno corporal.

Áreas de Intervenção

Marque já a sua consulta!

Marcar Consulta