Hiperidrose

Reduza o excesso de suor

O que é a hiperidrose?

A hiperidrose (transpiração excessiva) é uma doença caraterizada pela produção excessiva e inadequada de suor.

É absolutamente normal suar se estiver num ambiente quente ou a praticar atividade física intensa. No entanto, se descobrir que durante um dia normal, e sem razão aparente, está a suar muito das mãos, dos pés, das axilas ou da cabeça, então é provável que sofra de hiperidrose.

 

Tipos de hiperidrose

Existe a hiperidrose primária, a situação mais comum, e existe a hiperidrose secundária.

Hiperidrose primária

Não existe uma causa verdadeiramente conhecida para a hiperidrose primária, podendo aparecer durante a adolescência e tem uma marca hereditária.

Hiperidrose secundária

A hiperidrose secundária geralmente aparece após a adolescência e tem uma condição médica subjacente associada. Nestes casos, uma investigação mais aprofundada deve ser feita pelo seu médico para determinar a(s) causa(s).

Alguns fatores que podem agravar a hiperidrose secundária incluem:

  • Ansiedade;
  • Consumo de álcool em excesso;
  • Doenças cardíacas;
  • Hipertiroidismo;
  • Insuficiência respiratória;
  • Diabetes;
  • Alguns medicamentos;
  • Entre outros.

 

Onde pode ocorrer hiperidrose?

As regiões mais afetadas geralmente incluem:

  1. Axilas: É uma das áreas mais comuns para a hiperidrose, causando suor excessivo debaixo dos braços, que pode molhar a roupa e, consequentemente, afetar a interação social e autoestima;
  2. Palmas das Mãos: A hiperidrose palmar pode ser particularmente incómoda, afetando atividades diárias e interações sociais (por exemplo aperto de mão). Este estudo relatou uma eficácia de tratamento de hiperidrose palmar com iontoforese variando entre 80 a 95% em 24 pacientes, com um número de sessões variando de 3 a 7;
  3. Plantas dos Pés: Conhecida como hiperidrose plantar, pode resultar em suor excessivo nos pés, podendo causar problemas com o calçado e aumentar o risco de infeções fúngicas;
  4. Rosto e Cabeça: A hiperidrose craniofacial pode ser embaraçosa e desconfortável, afetando a testa, couro cabeludo e, por vezes, o rosto;
  5. Região Torácica e Lombar: Em casos menos frequentes, o suor excessivo pode também ocorrer nestas áreas do corpo.

 

Tratamentos para hiperidrose

Tratamentos não invasivos para hiperidrose

Como estudos sugerem, as opções de tratamento da hiperidrose são variadas, dependendo das partes do corpo envolvidas. O médico irá avaliar a localização e a gravidade da situação e selecionar a melhor opção.

É prática comum que qualquer ação corretiva se inicie com medicação para reduzir a sudorese. No entanto, no caso de hiperidrose primária, pode também realizar-se o tratamento com toxina botulínica (Botox), com resultados que podem durar até 1 ano.

Deverá agendar uma consulta para que o médico da Living Clinic possa recomendar-lhe o tratamento mais indicado para o seu caso particular.

Nota: Vários exames laboratoriais de sangue e urina prévios são importantes para despistar a presença de condições subjacentes, como hipertiroidismo ou hipoglicemia.

 

Cirurgia para tratamento de hiperidrose

Em casos mais graves, principalmente aqueles que já recorreram a tratamentos não invasivos mas que não obtiveram os resultados desejadas, poderá ser recomendada a cirurgia – simpatectomia toracoscópica. 

Esta é uma cirurgia minimamente invasiva, que não necessita de uma incisão grande, sendo feita através de pequenos orifícios na pele.

 

Que resultados pode esperar?

A maioria das pessoas geralmente obtém bons resultados de tratamento, reduzindo consideravelmente a transpiração.

Prosseguir com as restantes sessões é fundamental para obtenção de resultados eficazes e duradouros. Como se trata de um tratamento não definitivo, sessões de manutenção serão necessárias.

A taxa de sucesso, segundo o que está comprovado e referenciado, ronda os 80% de eficácia a nível axilar. No entanto, uma vez que a condição de sudorese excessiva pode ser condicionada por vários fatores intrínsecos e extrínsecos, a melhoria pode não ser a esperada, em determinadas pessoas. 

 

Qual o preço do tratamento da hiperidrose?

O preço do tratamento da hiperidrose varia consoante alguns fatores, incluindo a área em que incide o problema e tipo de tratamento realizado, pelo que é necessária uma avaliação concreta do paciente. 

Agende uma consulta para conhecer o preço para o seu caso particular e esclarecer todas as suas dúvidas.

 

Como prevenir a transpiração excessiva?

A prevenção da hiperidrose pode ser desafiante, mas existem várias medidas que pode adotar para reduzir a transpiração excessiva e o desconforto associado a ela.

  1. Use Antitranspirantes e Desodorantes Adequados e de forma frequente;
  2. Tome banho diariamente com um sabão antibacteriano e lave cuidadosamente as áreas mais propensas a suor, como axilas e pés;
  3. Use roupas feitas de tecidos naturais, como algodão, que permitem a circulação de ar e a evaporação do suor. Evite tecidos sintéticos que prendam o calor e a humidade;
  4. Roupas apertadas podem restringir a ventilação e agravar a transpiração. Opte por roupas mais soltas e arejadas;
  5. Mantenha-se hidratado. Beber água suficiente é importante para manter a temperatura corporal;
  6. Evite comer alimentos muito picantes, muito quentes ou muito condimentados;
  7. Bebidas com cafeína e álcool podem aumentar a temperatura corporal e levar à produção excessiva de suor. Reduza o consumo dessas substâncias, se possível.
  8. O stress emocional pode levar a suor excessivo. Pratique técnicas de relaxamento, como meditação, yoga ou exercícios de respiração profunda, para ajudar a controlar o stress.

Marque já a sua consulta!

Pedido de Informação

  • Quer saber mais informações sobre este tratamento?
  • Deseja conhecer a Living Clinic?
  • Quer a opinião da nossa equipa?
  • Deseja marcar uma consulta?