Mastopexia

Levantamento das mamas

A mastopexia ou lifting mamário é a cirurgia que permite a correção da ptose mamária e consiste na remoção da pele em excesso, podendo esta técnica ser conjugada com a colocação de uma prótese. Tal como na mamoplastia de redução, pode-se realizar a técnica vertical ou a técnica em “T”. No período pós operatório é também fundamental a utilização de um sutiã específico.

A “queda” das mamas, designada por ptose mamária, está geralmente associada à distensão das mamas durante a gravidez, a perdas de peso significativas e ao envelhecimento.

A correção da queda das mamas consiste em elevar a aréola e o mamilo dando forma e turgescência ao seio. Nesta intervenção, se o volume mamário não for excessivo não é necessário elimina-lo, apenas a pele em excesso, o resultado é um peito mais firme e aprimorado.

O procedimento realiza-se com anestesia geral, em ambulatório, demora 2-3h, é colocado um sutiã compressivo imediatamente a seguir que permanecerá durante 1 mês, e passado 2 dias será iniciada a drenagem linfática.

Para se manter durante mais tempo o volume mamário na parte superior do seio, durante a cirurgia de elevação da mama é colocada uma prótese de pequenas dimensões para sustentar a mama e contrariar o efeito gravítico.

No pré operatório, deverão ser feitos todos os exames prévios, bem como a abstenção tabágica, 2 semanas antes e depois da cirurgia, pelo facto de poder afectar a cicatrização. O cirurgião e o anestesista deverão ser informados de toda a medicação bem como de patologias existentes que possam contraindicar a cirurgia.

No geral a mastopexia têm um pós operatório muito bem tolerado e os possíveis incómodos são facilmente ultrapassados com analgésicos correntes.

Pós cirurgia a paciente tem que usar um sutiã e pode a partir do dia seguinte fazer a vida normal excepto movimentos bruscos na parte do peito.

Este tipo de sutiã torna-se muito cómodo pois oferece um suporte que alivia a tensão mamária que deverá ser combatida com drenagem linfática iniciada 2 dias após cirurgia.

Mediante a avaliação do cirurgião, por regra só são colocados implantes mamários  (próteses), quando a paciente não apresenta volume mamário suficiente para um bom resultado estético. 

Como qualquer procedimento cirúrgico a mastopexia não pode ser realizada sem deixar cicatrizes. O tamanho e visibilidade das mesmas dependem inteiramente da quantidade de remoção de pele. Geralmente as cicatrizem fiquem menos visíveis após o 6 mês de cirurgia.

Sim e são essenciais para o disfarce das cicatrizes mais visíveis. O cuidado com a pele antes e depois da cirurgia influenciam profundamente o aspecto final das cicatrizes.

Para clarear as cicatrizes poderá depois fazer tratamentos com laser, portanto na grande maioria dos casos compressão, cosmética e laser são uma boa combinação para suavizar cicatrizes.

Depende da atividade profissional, mas em áreas de pouco esforço físico, pode começar ao 2º dia, se for esforços que exijam grandes movimentos é conveniente esperar 7-10 dias. Exercício físico só ao fim de 1 mês.

Marque já a sua consulta!

Pedido de Informação

  • Quer saber mais informações sobre este tratamento?
  • Deseja conhecer a Living Clinic?
  • Quer a opinião da nossa equipa?
  • Deseja marcar uma consulta?