Informações Práticas
- Tratamentos recomendados: Luz Intensa Pulsada (IPL), fármacos dermatológicos.
- Responsáveis pelos tratamentos: Dr.ª Paola Halfeld
- Preço do tratamento: Solicitar orçamento personalizado.
Tratamentos da Living Clinic para rosácea
O tratamento da rosácea depende da fase em que se encontra e dos sintomas.
Muitas pessoas pensam que o laser é o tratamento mais indicado para a rosácea, o que está errado. A Luz Intensa Pulsada (ou IPL – Intense Pulsed Light) é um dos tratamento mais eficazes para controlar os sintomas da rosácea moderados no rosto.
No entanto, poderá ser recomendado pela dermatologista (de forma alternativa ou complementar), o uso de fármacos dermatológicos.
Luz Intensa Pulsada
A Luz Pulsada ou Luz Intensa Pulsada (em inglês, Intense Pulsed Light) é um tratamento a laser de luz pulsada para melhorar a textura, iluminar e reduzir as irregularidades da pele, incluindo danos causados pelo sol, sardas, pigmentação, rosácea, cicatrizes de acne e vasos superficiais. Trata-se de uma tecnologia de rejuvenescimento cutâneo que utiliza feixes de luz policromática de alta intensidade para tratar diversos problemas de pele. A luz emitida pela IPL atinge a pele e é convertida em calor, tratando alvos específicos, como rosácea, pigmento ou folículos pilosos, sem danificar os tecidos circundantes.
Haverá sempre lugar a uma avaliação dermatológica especializada, de forma a podermos indicar-lhe a solução mais adequada para o seu caso específico.
Antes e Depois
(brevemente)
Tudo sobre Rosácea
O que é a rosácea?
A rosácea é uma condição crónica que afeta a pele do rosto, causando vermelhidão, inflamação e vasos sanguíneos visíveis. Não existe propriamente uma cura para a rosácea, mas existem tratamentos para aliviar os sintomas.
Que tipos de rosácea existem?
A rosácea pode ser classificada em quatro subtipos:
- Rosácea eritematotelangiectásica: A rosácea eritematotelangiectásica é caracterizada por eritema (rubor) facial que pode ser constante ou esporádico, desencadeado por um dos gatilhos mencionados. Além disso, pode apresentar pequenos vasos visíveis na superfície da pele.
- Rosácea papulopustular: O subtipo papulopustular é semelhante ao quadro de acne, além do eritema, irá apresentar pápulas e pústulas faciais.
- Rosácea fimatosa: A rosácea fimatosa é caracterizada por uma pele espessa geralmente acometendo o nariz (o chamado rinofima). É causada por inflamação tecidual, deposição de colagénio e hiperplasia das glândulas sebáceas.
- Rosácea ocular: A rosácea ocular pode ocorrer concomitantemente com a rosácea cutânea, ou até mesmo precedê-la. Pode causar inflamação das pálpebras e da conjuntiva ocular. Os sintomas incluem olho seco, visão borrada, sensação de corpo estranho, dentre outros. Por ser uma doença que pode comprometer a visão, é de suma importância o acompanhamento e tratamento em conjunto com o oftalmologista.
Quais as principais causas da rosácea?
Embora a causa exata da rosácea ainda seja desconhecida, vários fatores poderão estar na sua origem, nomeadamente:
- Disfunção dos vasos sanguíneos;
- Reações inflamatórias;
- Fatores genéticos;
- Alterações cutâneas;
- Entre outros.
Além disso, existem diversos gatilhos que contribuem para o seu agravamento, como por exemplo:
- Exposição solar;
- Stress emocional;
- Tempo frio ou calor;
- Álcool;
- Alimentos condimentados;
- Vento;
- Exercícios;
- Cosméticos;
- Banhos ou bebidas quentes.
Responsáveis pelos tratamentos da rosácea
Sobre a Dra.ª Paola Halfeld
[Ordem dos Médicos 69582]
A Dr.ª Paola Halfeld é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e Mestre em Saúde Pública pela Universidade do Porto. Realizou a sua licenciatura em Medicina na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Posteriormente, fez a sua equivalência do mestrado integrado em medicina pela Universidade do Algarve, com inscrição na Ordem dos Médicos de Portugal em 2020.
É sócia titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia (European Academy of Dermatology and Venereology).
Durante sua formação realizou estágios em instituições de referência como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Fez fellow em dermatologia estética e em tricologia (área da dermatologia que estuda e trata afeções capilares).
Participou de diversos congressos médicos, contribuindo com comunicações científicas como autora principal e co-autora, além de inúmeros cursos e formações nas mais variadas áreas da dermatologia. Recentemente, apresentou seu estudo de mestrado no Congresso Mundial de Dermatologia em Singapura.
Tem especial interesse no tratamento de doenças que afetam o couro cabeludo e cabelos e em dermatologia estética.
Qual o preço dos tratamentos da rosácea?
Haverá sempre lugar a uma avaliação prévia para que a dermatologista lhe possa indicar o tratamento para a rosácea mais adequado ao seu caso particular e respetivo preço.
Os preços podem variar de acordo com o tipo de tratamento e complexidade.
Agende uma consulta para receber um orçamento.
Onde fazer o tratamento da rosácea no Porto?
Os tratamentos da rosácea são realizados na Living Clinic, que se situa na Av. da Boavista 117 6º, Sala 607, 4050-115 Porto, Portugal.