Tratamento para Rosácea

Conquiste uma pele uniforme, sem vermelhidão

O que é a rosácea?

A rosácea é uma condição crónica que afeta a pele do rosto, causando vermelhidão, inflamação e vasos sanguíneos visíveis.

Embora a causa exata da rosácea ainda seja desconhecida, vários fatores poderão estar na sua origem, nomeadamente a disfunção dos vasos sanguíneos, reações inflamatórias, fatores genéticos, alterações cutâneas, entre outros.

Além disso, existem diversos gatilhos que contribuem para a sua piora como exposição solar, stress emocional, tempo frio ou calor, álcool, alimentos condimentados, vento, exercícios, cosméticos, banhos ou bebidas quentes.

A rosácea pode ser classificada em quatro subtipos:

1) Rosácea eritematotelangiectásica

A Rosácea eritematotelangiectásica é caracterizada por eritema (rubor) facial que pode ser constante ou esporádico, desencadeado por um dos gatilhos mencionados. Além disso, pode apresentar pequenos vasos visíveis na superfície da pele.

2) Rosácea papulopustular

O subtipo papulopustular é semelhante ao quadro de acne, além do eritema, irá apresentar pápulas e pústulas faciais.

3) Rosácea fimatosa

A rosácea fimatosa é caracterizada por uma pele espessa geralmente acometendo o nariz (o chamado rinofima). É causada por inflamação tecidual, deposição de colagénio e hiperplasia das glândulas sebáceas.

4) Rosácea ocular

A rosácea ocular pode ocorrer concomitantemente com a rosácea cutânea, ou até mesmo precedê-la. Pode causar inflamação das pálpebras e da conjuntiva ocular. Os sintomas incluem olho seco, visão borrada, sensação de corpo estranho, dentre outros. Por ser uma doença que pode comprometer a visão, é de suma importância o acompanhamento e tratamento em conjunto com o oftalmologista.

 

Não existe propriamente uma cura para a rosácea, mas existem tratamentos para aliviar os sintomas.

 

Quais são os sintomas da rosácea?

Os sintomas típicos da rosácea incluem vermelhidão, vasos dilatados, sensação de ardência, comichão, inchaço e, por vezes, pústulas. Em casos mais graves, a pele pode tornar-se espessa e irregular, e os olhos também podem ser afetados, causando sintomas como secura e irritação ocular (rosácea ocular).

A rosácea pode provocar também rinofima, quando a pele que reveste o nariz se torna espessa e deforma o nariz, que se torna bulboso. Esta condição é mais frequente no homem.

 

Onde pode aparecer rosácea?

Rosácea no rosto

Geralmente, a rosácea começa no centro do rosto, afetando as bochechas, nariz, testa e queixo.

Rosácea no nariz

A rosácea que afeta o nariz é conhecida como “rosácea rhinophyma” e pode causar espessamento e deformação do nariz.

 

Que tratamentos para a rosácea existem?

O tratamento da rosácea depende da fase em que se encontra e dos sintomas. O tratamento de Luz Intensa Pulsada (ou IPL – Intense Pulsed Light) é um dos tratamento mais eficazes para controlar os sintomas da rosácea moderados no rosto. No entanto, poderá ser recomendado pela dermatologista (de forma alternativa ou complementar), o uso de fármacos dermatológicos.

Haverá sempre lugar a uma avaliação dermatológica especializada, de forma a podermos indicar-lhe a solução mais adequada para o seu caso específico.

 

Agende uma consulta para esclarecer todas as suas dúvidas.

Estamos na Av. da Boavista, no Porto!

Haverá sempre lugar a uma avaliação prévia para que o médico lhe possa indicar o tratamento para a rosácea mais adequado ao seu caso particular e respetivo preço.

Os preços podem variar de acordo com o tipo de tratamento e complexidade.

Agende uma consulta para receber um orçamento.

Marque já a sua consulta!

Pedido de Informação

  • Quer saber mais informações sobre este tratamento?
  • Deseja conhecer a Living Clinic?
  • Quer a opinião da nossa equipa?
  • Deseja marcar uma consulta?