Mamoplastia de Aumento

Aprimorar a forma e o volume do peito

A mamoplastia de aumento ou aumento mamário é uma cirurgia que tem como objetivo aprimorar a forma e o volume da mama através da colocação de uma prótese (implante mamário). Se no caso da redução mamária o principal objetivo cirúrgico é a questão da saúde, no aumento mamário o objetivo premente é meramente estético.

Existem diversos tipos de prótese e estas podem ser colocadas à frente ou atrás do músculo peitoral. Existem também três tipos de incisão – ao nível da axila, em torno do mamilo ou ao nível do sulco infra-mamário. Só após uma consulta rigorosa e com explicação de todos estes pontos é que é possível tomar uma decisão conjunta, entre paciente e cirurgião.

No período pós operatório é fundamental a utilização de um sutiã específico e o período de inactividade varia em função do tipo de cirurgia realizado e da actividade da paciente. Embora os implantes não provoquem nenhuma doença nem estejam relacionados com um aumento de patologia mamária, é necessário anualmente fazer uma mamografia.

É uma das cirurgias mais frequentemente realizadas pelos Cirurgiões Plásticos.

O aumento mamário é uma técnica cirúrgica que consiste na implantação de uma prótese mamária por baixo da glândula mamária ou por baixo da fáscia do músculo peitoral. O cirurgião decidirá o lugar mais conveniente, dependendo da anatomia e do volume da mama existente.

O procedimento consiste numa pequena incisão na aréola mamária ou na prega por baixo da mama ou no sulco da axila.

Depois de colocado o implante mamário colocam-se drenos ou não, que permanecerão por 24h (em caso afirmativo), sutura-se a incisão e coloca-se um sutiã compressivo.

O aumento mamário é feito com anestesia geral. Tem a duração até 1 h e na maior parte dos casos é feita em ambulatório, permanecendo depois da cirurgia em vigilância e a fazer analgesia durante 8h no máximo.

Depois da cirurgia, vai para casa com um sutiã compressivo e com ou sem drenos, conforme o tipo de cirurgia efectuada e com as características pessoais de cada paciente.

No dia seguinte regressa para fazer a primeira drenagem e para remover os drenos caso os tenha.

O sutiã de compressão irá permanecer dia e noite durante 1 mês, as drenagens terão a periodicidade de 3x por semana, e os pontos serão removidos ao fim de 1 semana.

Será aconselhada a hidratação da pele de toda a mama, aplicar um creme cicatrizante ou óleo de rosa mosqueta na cicatriz e fazer proteção solar durante 1 ano depois da cirurgia.

Durante o primeiro mês não deverá fazer exercícios violentos, nem pegar em pesos, o reinicio da atividade laboral será ao fim de 10 dias e irá depender do tipo de trabalho que realize. Durante o primeiro ano não deverá usar sutiã de aros.

Não. Sempre e quando o tamanho das próteses seja o adequado à paciente. No entanto, há mulheres que pedem próteses exageradas e essas sim podem provocar com o passar dos anos queda do peito, daí ser muito importante ter em conta as recomendações do cirurgião e colocar próteses ajustadas à estrutura corporal.

Sim. A colocação de implantes mamários por cima ou por baixo do músculo não interfere em nada com os canais galactóforos, daí ser sempre possível amamentar.

Não se pode afirmar com segurança que as próteses fabricadas atualmente são vitalícias. Contudo, as próteses que se usadas na atualidade são de muito alta qualidade e muito mais resistentes que os modelos de que estavam disponíveis há alguns anos. 

Uma das particularidades principais é o seu revestimento que não provocando fibrose da parte dos tecidos que as envolvem não causando a tão temida contratura capsular.

No entanto existe sempre um risco de micro-roturas precoces ou seja nos 10 primeiros anos e esse risco vai aumentando com o passar de mais anos.

Os preços da mamoplastia de aumento variam em função de vários fatores. Os mais determinantes são o tipo de próteses e a localização em relação ao músculo. Para saber quanto custa um aumento mamário para o seu caso especifico marque a sua avaliação com a nossa equipa de cirurgia plástica. 

Marque já a sua consulta!

Pedido de Informação

  • Quer saber mais informações sobre este tratamento?
  • Deseja conhecer a Living Clinic?
  • Quer a opinião da nossa equipa?
  • Deseja marcar uma consulta?