Dr. Francisco Martins de Carvalho

Cirurgião Plástico

[Ordem dos Médicos 53318]

O Dr. Francisco Martins de Carvalho é Especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética. Realizou a sua licenciatura em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e o Internato de Formação Específica em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética decorreu no Hospital de São José (Lisboa) e no Hospital de São João (Porto).

Realizou diversos estágios, nomedamente de Cirurgia Oncológica da Cabeça e Pescoço no Instituto Português de Oncologia – Porto e um fellowship de Cirurgia da Mão, organizado pela Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão. Realizou também estágios internacionais em Cirurgia Estética, Reconstrução Mamária e Linfedema na Clínica Planas – Barcelona, no Hospital Universitário de Bruxelas e na Clínica Villa Sant’Apollonia – Bergamo, tendo contactado com referências na Cirurgia Plástica como o Dr. Jaume Masià, Dr. Moustapha Hamdi e Dr. Enrico Robotti.

Atualmente exerce a sua actividade no Hospital de São João – Porto, sendo também Docente Convidado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

No campo da cirurgia estética, tem especial interesse por cirurgia estética da facecirurgia estética da mama, cirurgia de contorno corporal e cirurgia íntima feminina.

Áreas de Intervenção

  • A otoplastia é a cirurgia efetuada para corrigir o afastamento exagerado dos pavilhões auriculares da cabeça. Quanto maior for o ângulo de desvio, mais notória é a situação. A maioria destas cirurgias executam-se em crianças, mas há também adultos que desejam uma melhoria estética deste tipo de deformidade.

    Nas crianças, esta cirurgia deve ser realizada antes do ingresso na escola primária, evitando assim potenciais situações geradoras de ansiedade, como o bullying. A cicatriz é quase impercetível porque situa-se na parte posterior da orelha.

  • A blefaroplastia rejuvenesce as pálpebras superiores e inferiores através da excisão de pele e gordura, podendo ser realizada com ou sem cicatriz (através do Laser CO2 Fracionado). O excesso de pele e os “papos” transmitem uma imagem de cansaço e uma idade superior à real. Com esta cirurgia, alcança-se uma harmonização desta unidade estética fundamental da face. Para melhores resultados e em casos selecionados, a blefaroplastia pode ser realizada em simultâneo com um lifting frontal ou um facelift.

  • O facelift permite o rejuvenescimento completo da face e pescoço, alcançado através da excisão de pele e reposicionamento das camadas profundas. É muitas vezes associado a enxertos de gordura, permitindo assim a restituição do volume perdido, sobretudo nas maças do rosto. A cicatriz em torno do pavilhão auricular é facilmente camuflável e geralmente pouco percetível ao fim de alguns meses.

  • A mamoplastia de aumento tem como objetivo aprimorar a forma e o volume mamário através da colocação de uma prótese por uma pequena incisão. É uma das cirurgias mais frequentemente realizadas pelos Cirurgiões Plásticos.

  • A mamoplastia redutora permite a redução do volume e do peso da mama, aliviando queixas como dores cervicais e lombares, marcas provocadas pelas alças do sutiã e inflamações ao nível do sulco infra-mamário. Além da resolução destas queixas, alcança-se uma melhoria estética importante.

  • A mastopexia visa corrigir a “queda” das mamas, conhecida como ptose mamária. Está geralmente associada à distensão das mamas durante a gravidez, a perdas de peso significativas e ao envelhecimento. A sua correção consiste na remoção da pele em excesso, podendo esta técnica ser conjugada com a colocação de uma prótese. Alcança-se uma melhoria estética pronunciada.

  • Correção de ginecomastia consiste na excisão da mama masculina em excesso, geralmente por lipoaspiração e/ou através de uma cicatriz na parte inferior da aréola. No período pós operatório é fundamental a utilização de uma faixa compressiva. É também aconselhada a realização de drenagens linfáticas.

  • A abdominoplastia consiste na excisão de pele e gordura em excesso na região inferior do abdómen, juntamente com o reposicionamento dos músculos retos abdominais, alcançando-se uma marcada melhoria do contorno corporal. Pode ser associada a lipoaspiração.

  • A lipoaspiração consiste na aspiração de áreas de gordura indesejada através de pequenas incisões, com o objetivo de remodelar o contorno corporal. Esta gordura pode ser colocada em áreas deficitárias, como por exemplo os glúteos. É a cirurgia plástica mais frequente e a sua procura continua a aumentar.

  • O lifting de braços, também conhecido por braquiplastia, permite um rejuvenescimento dos braços através da excisão de pele e gordura em excesso. Pode ser associado a lipoaspiração.

  • O lifting de coxas, também conhecido por cruroplastia, permite um rejuvenescimento das coxas através da excisão de pele e gordura em excesso. Pode ser associado a lipoaspiração.

  • O body-lift é um procedimento circunferencial, em que é removida pele e gordura em excesso ao nível do abdómen e do dorso, por vezes associado a aumento dos glúteos. É geralmente indicado em  casos de perda significativa de peso e permite melhorias significativas do contorno corporal, não só no abdómen mas também no dorso, nos glúteos e nas coxas.

Assiste-se nos últimos anos a um crescimento do interesse pela cirurgia íntima feminina, sendo o aumento dos pequenos lábios a alteração mais frequentemente encontrada. Esta situação, além do efeito estético, pode também provocar desconforto durante o ato sexual e ao praticar exercício físico, bem como incómodo na utilização de roupas justas. A labioplastia ou ninfoplastia, consiste na redução do tamanho e reposicionamento dos pequenos lábios vaginais.

Marque já a sua consulta!

Pedido de Informação

  • Quer saber mais informações sobre este tratamento?
  • Deseja conhecer a Living Clinic?
  • Quer a opinião da nossa equipa?
  • Deseja marcar uma consulta?