✔️ Melhoria da parte psicológica
O desconforto por ter os pequenos lábios vaginais maiores que o habitual é mais psicológico do que físico. Muitas mulheres sentem-se mal por terem esta parte maior que o habitual. Isso pode até mesmo influenciar na hora de manter relações sexuais e as tornar mais envergonhadas com o seu próprio corpo. A cirurgia de redução dos pequenos lábios ajuda a que a mulher ganhe mais autoconfiança e auto-estima.
✔️ Menos infecções
Por vezes os pequenos lábios com maior volume, podem propiciar a acumulação de secreções da urina. Perante a dificuldade de higienização daquela região que a mulher tem, essa acumulação pode levar a infecções e até a doenças mais sérias como a candidíase. Por isso, muitas optam por realizar a redução dos pequenos lábios para evitar esse tipo de desconforto.
✔️ Melhor desempenho sexual
Quando o tamanho dos pequenos lábios é maior que o normal, as mulheres podem sentir dores ao terem relações sexuais, o que pode comprometer bastante o seu desempenho. Além das dores, há relatos também de constrangimento perante o parceiro, o que pode comprometer o prazer. Por isso, depois da ninfoplastia é comum ouvir relatos de mulheres que tiveram a sua vida sexual melhorada.
✔️ Sensibilidade
Inchaço e roxidão são normais nos primeiros dias, mas eles costumam desaparecer nos primeiros 15 dias. Lembrando que cada paciente tem um organismo e reage de uma forma específica aos procedimentos, então é importante seguir as orientações médicas com rigor. A região pode ter diminuição da sensibilidade após a cirurgia, mas a sensibilidade retorna após a cicatrização (30 dias). Portanto, a sensibilidade durante a relação sexual não será alterada. Algumas pacientes ainda relatam um aumento da sensibilidade, mas não se sabe se existe algum fator psicológico para essa sensação.