Ninfoplastia ou Labioplastia

Reposicionamento dos pequenos lábios vaginais

O que é a Ninfoplastia?

A Ninfoplastia, também conhecida como Labioplastia, tem como objectivo a redução do tamanho e o reposicionamento dos pequenos lábios vaginais que se encontram hipertrofiados.

A hipertrofia dos pequenos lábios vaginais, além da repercussão estética, acarreta também problemas a nível funcional, como por exemplo desconforto durante o ato sexual e na prática de exercício físico, bem como dificuldades na utilização de roupas justas.

A procura da cirurgia de correção da hipertrofia dos pequenos lábios vaginais tem registado um grande aumento nos últimos anos.

 

Como é realizada a Ninfoplastia?

As mulheres que se sentem desconfortáveis por ter os pequenos lábios vaginais maiores do que os grandes lábios, são as mais indicadas para se submeter à cirurgia.

Geralmente o procedimento cirúrgico da ninfoplastia dura em média 1 hora. Na forma tradicional, consiste numa cirurgia simples realizada com anestesia local.

A sutura dessa cicatriz é realizada com fios absorvíveis, que se dissolvem ao longo do tempo e são absorvidos pelo organismo. Desta forma, não há a necessidade de retirar os pontos posteriormente. Em geral, a cirurgia é realizada em regime de ambulatório.

 

O que é a hipertrofia dos pequenos lábios e quais as causas?

Assiste-se nos últimos anos a um crescimento do interesse pela cirurgia íntima feminina, sendo a hipertrofia dos pequenos lábios a alteração mais frequentemente encontrada.

Esta é uma condição onde os pequenos lábios (lábios internos da vulva) são mais longos ou maiores do que o comum, podendo, por vezes, serem maiores do que os grandes lábios (lábios externos da vulva). Em casos mais raros, pode também verificar-se tamanhos assimétricos dos pequenos lábios (um maior do que o outro).

As causas da hipertrofia dos pequenos lábios podem incluir fatores genéticos, alterações hormonais (especialmente durante a puberdade ou gravidez), envelhecimento (devido à perda de elasticidade e alteração dos tecidos) ou irritação crónica / trauma na área devido, por exemplo, a atividades físicas intensas.

 

Quais os benefícios da Ninfoplastia?

✔️ Melhoria da parte psicológica

O desconforto por ter os pequenos lábios vaginais maiores que o habitual é mais psicológico do que físico. Muitas mulheres sentem-se mal por terem esta parte maior que o habitual. Isso pode até mesmo influenciar na hora de manter relações sexuais e as tornar mais envergonhadas com o seu próprio corpo. A cirurgia de redução dos pequenos lábios ajuda a que a mulher ganhe mais autoconfiança e auto-estima.

✔️ Menos infecções

Por vezes os pequenos lábios com maior volume, podem propiciar a acumulação de secreções da urina. Perante a dificuldade de higienização daquela região que a mulher tem, essa acumulação pode levar a infecções e até a doenças mais sérias como a candidíase. Por isso, muitas optam por realizar a redução dos pequenos lábios para evitar esse tipo de desconforto.

✔️ Melhor desempenho sexual

Quando o tamanho dos pequenos lábios é maior que o normal, as mulheres podem sentir dores ao terem relações sexuais, o que pode comprometer bastante o seu desempenho. Além das dores, há relatos também de constrangimento perante o parceiro, o que pode comprometer o prazer. Por isso, depois da ninfoplastia é comum ouvir relatos de mulheres que tiveram a sua vida sexual melhorada.

✔️ Sensibilidade

Inchaço e roxidão são normais nos primeiros dias, mas eles costumam desaparecer nos primeiros 15 dias. Lembrando que cada paciente tem um organismo e reage de uma forma específica aos procedimentos, então é importante seguir as orientações médicas com rigor. A região pode ter diminuição da sensibilidade após a cirurgia, mas a sensibilidade retorna após a cicatrização (30 dias). Portanto, a sensibilidade durante a relação sexual não será alterada. Algumas pacientes ainda relatam um aumento da sensibilidade, mas não se sabe se existe algum fator psicológico para essa sensação.

 

Quem é o médico responsável pela Ninfoplastia na Living Clinic?

O médico responsável pela Ninfoplastia na Living Clinic é o cirurgião plástico Dr. Francisco Martins de Carvalho, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética.

O Dr. Francisco realizou a sua licenciatura em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e o Internato de Formação Específica em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética decorreu no Hospital de São José (Lisboa) e no Hospital de São João (Porto).

Realizou diversos estágios, nomeadamente de Cirurgia Oncológica da Cabeça e Pescoço no Instituto Português de Oncologia – Porto e um fellowship de Cirurgia da Mão, organizado pela Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão. Realizou também estágios internacionais em Cirurgia Estética, Reconstrução Mamária e Linfedema na Clínica Planas – Barcelona, no Hospital Universitário de Bruxelas e na Clínica Villa Sant’Apollonia – Bergamo, tendo contactado com referências na Cirurgia Plástica como o Dr. Jaume Masià, Dr. Moustapha Hamdi e Dr. Enrico Robotti.

Atualmente exerce a sua atividade no Hospital de São João – Porto, sendo também Docente Convidado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

No campo da cirurgia estética, tem-se dedicado principalmente à cirurgia estética da face, cirurgia estética da mama, cirurgia de contorno corporal e cirurgia íntima feminina (na qual se inclui a Labioplastia).

Sim. Na forma tradicional, consiste numa cirurgia simples realizada com anestesia local.

Normalmente, a mulher fica apenas uma noite internada, recebendo alta no dia seguinte.

O pós-operatório da Labioplastia é tranquilo, mas apresenta algum inchaço na região. Por isso, é aconselhável que a paciente fique em casa, evitando ir trabalhar nos primeiros cinco dias depois do procedimento.

Durante o período pós-operatório é preciso tomar antibióticos e analgésicos. Para diminuir o inchaço, deve-se fazer compressas frias. Além disso, é preciso evitar roupa muito justa, praia ou piscina por 30 dias. É necessário esperar também cerca de 30 dias para poder voltar a ter relações sexuais.

É importante ressalvar que a cirurgia para diminuição dos pequenos lábios vaginais não afeta uma possível gravidez e também não interfere na sensibilidade vaginal. Isto, porque a sensibilidade é localizada no clitóris e durante a cirurgia não há nenhuma manipulação ou corte nesta região.

A cicatrização completa pode levar várias semanas.

É crucial seguir todas as instruções pós-operatórias fornecidas pelo cirurgião para minimizar o risco de complicações e garantir o melhor resultado possível.

O preço da labioplastia varia consoante alguns fatores, pelo que é necessária uma avaliação concreta do paciente. Não é legalmente permitido divulgar o valor das cirurgias publicamente.

Agende uma consulta para obter um orçamento e esclarecer todas as suas dúvidas.

Marque já a sua consulta!

Pedido de Informação

  • Quer saber mais informações sobre este tratamento?
  • Deseja conhecer a Living Clinic?
  • Quer a opinião da nossa equipa?
  • Deseja marcar uma consulta?