Sleeve Gástrico

Remoção de parte do estômago, deixando-o em formato de tubo

O sleeve gástrico é um tipo de cirurgia bariátrica que consiste na remoção de parte do estômago, deixando-o em formato de tubo ou mangueira.

Durante a operação, é removida a parte esquerda do estômago, o que reduz a sua capacidade de armazenar alimentos e, consequentemente, ajuda no emagrecimento.

O procedimento é feito por videolaparoscopia, com a utilização de pequenas incisões, o que diminui o tempo de internação e o tempo de recuperação do paciente.

Para quem é indicado o Sleeve Gástrico?

É importante referir que o Sleeve Gástrico é indicado para pessoas com as seguintes características:

• Índice de Massa Corporal > 60 kg/m2
  • Doenças comorbilizantes graves
  • Idade avançada
  • Anatomia desfavorável como cirrose hepática, aderência abdominais intensas provocando má exposição.

Quais os riscos e possíveis complicações do Sleeve Gástrico?

As principais possíveis complicações da cirurgia são a fístula do estômago e a hemorragia.

Que médico realiza a cirurgia bariátrica através do Sleeve Gástrico?

A equipa de cirurgia bariátrica da Living Clinic é liderada pelo cirurgião Dr. Luís Sá Vinhas.

Sleeve Gástrico: Antes e Depois

Conheça o caso da Elisabete, que perdeu 35kgs depois de uma cirurgia bariátrica através do Sleeve Gástrico.

sleeve gastrico antes e depois

Agende uma consulta para ouvir a recomendação do cirurgião para o seu caso particular e esclarecer todas as suas dúvidas.

O sleeve gástrico é uma operação puramente restritiva, reduzindo o tamanho do reservatório gástrico para um valor entre os 60 e 100 mls.

Outra das acções que se pensa lhe poder ser atribuída é a redução plasmática do valor da grelina (uma das hormonas que regula a fome), podendo este também ser um mecanismo envolvido na perda de peso e não só a restrição.

Em quase todos os estudos existentes, a perda de peso estabelece-se até ao ano, mantendo-se em parte nos primeiros 3 anos, mas com um índice de recidiva da doença elevado.