Mamoplastia Redutora

Reduzir o peso e tamanho da mama
O que pretende saber?

Informações Práticas

  • Tipo de tratamento: Cirurgia Plástica
  • Objetivos principais: Reduzir tamanho da mama; Elevar a aréola e o mamilo (acabar com mamas descaídas); Correção de assimetria mamária.
  • Duração média da cirurgia: 2 a 3 horas
  • Anestesia: Anestesia Geral
  • Internamento: Regime de ambulatório ou internamento, conforme a indicação do Cirurgião.
  • Tempo de recuperação médio: 2 a 3 semanas
  • Cirurgião Plástico: Dr. Francisco Martins de Carvalho

 

MARCAR CONSULTA

 

O que é a Mamoplastia Redutora e como é feita?

A mamoplastia redutora, mamoplastia de redução, redução mamária ou redução da mama são tudo termos que se referem à cirurgia que permite diminuir o volume e peso da mama, aliviando queixas como dores cervicais e lombares, reduzindo as marcas provocadas pelas alças do sutiã e acabando com as inflamações ao nível do sulco infra-mamário.

Convém esclarecer que mamoplastia redutora e mastopexia não são sinónimos. Enquanto a redução mamária é um tipo de mamoplastia que tem como principal objetivo reduzir o tamanho das mamas, a mastopexia tem como finalidade elevar as mamas.

Esta intervenção pode seguir diferentes técnicas. Na técnica vertical, a mama fica com uma cicatriz em torno da aréola e com outra cicatriz vertical, desde a aréola até ao sulco infra-mamário. No entanto, quando são feitas reduções de maior volume, é necessário realizar também uma incisão ao nível do sulco infra-mamário (técnica em “T”).

A cirurgia é feita sob anestesia geral e tem uma duração média de 2 a 3 horas. Pode ser feita em regime de ambulatório ou internamento, conforme a indicação do Cirurgião.

 

A quem se destina?

A mamoplastia redutora é indicada para qualquer mulher que pretenda reduzir o tamanho das mamas, por questões estéticas ou de saúde / bem-estar (dores de costas ou na região cervical, problemas de postura, pele humedecida na parte inferior da mama, devido à fricção, marcas profundas da alça do soutien, entre outras).

Esta cirurgia também poderá corrigir a assimetria mamária e elevar a aréola e o mamilo, acabando com a percepção de mamas descaídas.

 

Cicatriz da Mamoplastia Redutora

O tipo de cicatriz depende da técnica utilizada .

Na técnica vertical, a mama fica com uma cicatriz em torno da aréola e com outra cicatriz vertical, desde a aréola até ao sulco infra-mamário. No entanto, quando são feitas reduções de maior volume, é necessário realizar uma incisão ao nível do sulco infra-mamário (técnica em “T”).

O tamanho da cicatriz no sulco depende sempre da base de implantação da mama, do seu prolongamento axilar e da distância que separa uma mama da outra.

Além de serem tratadas por um fisioterapeuta, através da drenagem linfática, as cicatrizes requerem ainda outros cuidados, de modo a tornarem-se impercetíveis. Por isso, recomenda-se a aplicação de cremes hidratantes e regenerativos, o uso de lâminas de silicone e o recurso à compressão elástica (as barras do próprio sutiã).

Se estes cuidados forem seguidos, é expectável que as cicatrizes estabilizem ao fim de 6 meses e se tornem quase impercetíveis passado um ano sobre a operação.

 

Antes e Depois de Mamoplastia de Redução

mamoplastia de redução antes e depois

Conheça o caso clínico completo em Mamoplastia Redutora Antes e Depois

 

Testemunhos

“O Dr. Francisco Martins De Carvalho não esquece o mais pequeno detalhe. Procura a perfeição e encontra-a. Um talento único e sublime. Acordei com o corpo de uma adolescente (tenho 41). Obrigado por me fazer sorrir”

Sofia Dias

“Dr. Francisco Carvalho sem dúvida o melhor Cirurgião Plástico com um futuro muito promissor pela frente. A sua dedicação, responsabilidade, profissionalismo, preocupação com o paciente, sensibilidade e humildade já não existe. Recomendo fortemente. Obrigada Dr. Francisco e toda a equipa por tudo. Mas em particular ao Dr. Francisco Carvalho. Aconselho este Cirurgião Plástico a todas que pretendem mudar a vossa vida e auto-estima. Gratidão eterna!”

Paula R.

“Dos melhores cirurgiões, agradeço imenso o excelente trabalho que fez comigo! Perfeccionista!! Não podia estar mais satisfeita com o resultado! Obrigada dr. Francisco Carvalho!”

Marysa R.

 

Resultados Esperados

O resultado final da mamoplastia redutora só é definitivo ao fim de aproximadamente 4 meses. É expectável conseguir uma redução mamária, equilibrada do ponto de vista estético, mas também do ponto de vista clínico. Ou seja, após realizar esta intervenção, espera-se que a mulher não volte a sentir desconfortos, como as dores costas, por exemplo.

A redução mamária permitirá também atingir uma maior simetria mamária e uma maior elevação da aréola e do mamilo.

 

Pós-operatório e Recuperação da Mamoplastia Redutora

Geralmente, após 24 a 48 horas da alta, a paciente deve regressar à clínica para remoção de drenos, após vigilância diária pelo Cirurgião. Por sua recomendação, poderá
também realizar a primeira drenagem linfática.

No período pós-operatório, é fundamental a utilização de um sutiã compressivo. O sutiã de
compressão deve ser usado de dia e de noite, pelo período de 6 a 8 semanas. As drenagens poderão ser feitas 2 vezes por semana.

É normal sentir um certo desconforto ao realizar certos movimentos como, por exemplo, ao mover os braços. Porém, este tipo de dor é, geralmente, tolerável ou cede ao efeito dos analgésicos.

Todos os cuidados com a cicatriz serão detalhadamente explicados pelo cirurgião.

O período de inatividade varia em função do tipo de atividade da paciente.

 

Preço da Mamoplastia Redutora

O preço da Mamoplastia Redutora varia consoante alguns fatores, pelo que é necessária uma avaliação concreta do paciente. Agende uma consulta para obter um orçamento e esclarecer todas as suas dúvidas.

 

Cirurgião

Sobre o Dr. Francisco Martins de Carvalho

[Ordem dos Médicos 53318]

O Dr. Francisco Martins de Carvalho é Especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética. Realizou a sua licenciatura em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e o Internato de Formação Específica em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética decorreu no Hospital de São José (Lisboa) e no Hospital de São João (Porto).

Realizou diversos estágios, nomeadamente de Cirurgia Oncológica da Cabeça e Pescoço no Instituto Português de Oncologia – Porto e um fellowship de Cirurgia da Mão, organizado pela Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão. Realizou também estágios internacionais em Cirurgia Estética, Reconstrução Mamária e Linfedema na Clínica Planas – Barcelona, no Hospital Universitário de Bruxelas e na Clínica Villa Sant’Apollonia – Bergamo, tendo contactado com referências na Cirurgia Plástica como o Dr. Jaume Masià, Dr. Moustapha Hamdi e Dr. Enrico Robotti.

Atualmente exerce a sua actividade no Hospital de São João – Porto, sendo também Docente Convidado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

No campo da cirurgia estética, tem especial interesse por cirurgia estética da face, cirurgia estética da mama, cirurgia de contorno corporal e cirurgia íntima feminina.

Dr. Francisco Martins de Carvalho - Cirurgião Plástico da Living Clinic
Dr. Francisco Martins de Carvalho – Cirurgião Plástico da Living Clinic

[PÁGINA PROFISSIONAL]

 

Onde fazer a Mamoplastia de Redução no Porto?

Faça a Mamoplastia de Redução com o Dr. Francisco Martins de Carvalho na Living Clinic! Estamos na Av. da Boavista 117 6º, Sala 607, 4050-115 Porto, Portugal.

 

 

Perguntas Frequentes

A mamoplastia redutora é feita sob anestesia geral, sendo um procedimento que dura em média até 2h.

 

A mamoplastia redutora pode ser feita em regime de ambulatório ou internamento, conforme a indicação do Cirurgião.

Não. No entanto, é normal sentir um certo desconforto ao realizar certos movimentos como, por exemplo, ao mover os braços. Porém, este tipo de dor é, geralmente, tolerável ou cede ao efeito dos analgésicos.

A partir do momento em que o crescimento das mamas terminou, ou seja, cerca dos 18 anos de idade, com exceção dos casos em que existe uma grande hipertrofia mamaria virginal, situação em que a redução pode ser feita antecipadamente.

Poderá ocorrer uma ligeira alteração da sensibilidade imediatamente após a cirurgia, que é recuperada ao fim de cerca de 3 semanas. Porém, mais raramente, existem casos em que a
mulher perde totalmente a sensibilidade no mamilo.

Sim, esta é uma das prioridades da cirurgia, reduzir e sobretudo simetrizar as mamas.

É possível que anos mais tarde as mamas voltem a crescer e a perder um pouco a forma, fruto de fatores como o envelhecimento natural, gravidez ou aumento de peso.

A mamoplastia de redução é considerada uma técnica cirúrgica segura, embora não isenta de riscos. É possível observar em alguns casos, ainda que raros, as seguintes complicações:

  • Infeções;
  • Diminuição da sensibilidade do mamilo;
  • Cicatrizes inestéticas;
  • Assimetria.

A resposta a esta questão pode variar de caso para caso. Por exemplo, nas situações em que a redução mamária é significativa, é natural que a capacidade de aleitamento seja afetada. Tudo
depende da quantidade de tecido glandular retirado e da interferência ou não nos ductos mamários, o que pode prejudicar a produção de leite e/ou a chegada do mesmo aos mamilos. No entanto, a técnica cirúrgica pode ser adaptada, no sentido de aumentar a probabilidade de conseguir amamentar, caso seja um desejo da paciente.

A mamoplastia redutora não deve ser feita em mulheres com excesso de peso ou com menos de 18 anos de idade, devido às mamas ainda se encontrarem em processo de formação e de crescimento.

Mulheres com certas condições de saúde, como problemas cardíacos graves, diabetes mal controlada ou distúrbios de coagulação, podem estar em maior risco durante a cirurgia.

O fumo do tabaco pode aumentar significativamente o risco de complicações, como má cicatrização e infeções. Desta forma, é imperativo que as pacientes parem de fumar algumas semanas antes e depois da cirurgia.

Marque já a sua consulta!

Pedido de Informação

  • Quer saber mais informações sobre este tratamento?
  • Deseja conhecer a Living Clinic?
  • Quer a opinião da nossa equipa?
  • Deseja marcar uma consulta?