Mamoplastia Redutora

Reduzir o peso e tamanho da mama

A mamoplastia redutora (também chamada mamoplastia de redução ou redução mamária) é uma cirurgia de mamoplastia que permite a redução do volume e do peso da mama, aliviando queixas como dores cervicais e lombares, marcas provocadas pelas alças do sutiã e inflamações ao nível do sulco infra-mamário.

Em relação às incisões realizadas, existe a técnica vertical, em que a mama fica com uma cicatriz em torno da aréola e com outra cicatriz vertical, desde a aréola até ao sulco infra-mamário. Para reduções de maior volume esta técnica é insuficiente e há necessidade de adicionar uma incisão ao nível do sulco infra-mamário, conhecida como técnica em “T”.

Muitas pacientes em alguns casos confundem a mamoplastia redutora com a cirurgia da mastopexia, mas convém salientar que são dois procedimentos com objetivos diferentes, pois enquanto a redução mamária tem como objetivo reduzir o tamanho das mamas, a mastopexia tem como principio o levantamento dos seios.

No período pós operatório é fundamental a utilização de um sutiã específico.

A mamoplastia de redução tem em vista dois objectivos principais: elevar a aréola e o mamilo, reduzir o tamanho da mama e terminar com cicatrizes residuais dissimuladas.

As cicatrizes são uma redonda à volta do complexo aréolo-mamilar, uma vertical desde a aréola até ao sulco submamário e uma horizontal no sulco, resultando uma cicatriz total em T invertido.

O tamanho desta cicatriz no sulco vai depender da base de implantação da mama, do seu prolongamento axilar e da distância que separa uma mama da outra.

A cirurgia é feita sob anestesia geral, tem a duração média até 2h, pode ser feita em ambulatório, requer um sutiã especial colocado imediatamente a seguir à cirurgia, e pode haver ou não a necessidade de colocação de drenos de aspiração.

Este tipo de intervenção não se reduz a uma simples questão estética mas sobretudo de saúde.

 

Como o procedimento cirúrgico é feito em ambulatório, a paciente deve permanecer durante o tempo necessário para fazer analgésicos e certificar que a drenagem está funcional (no caso de ter os drenos).

Após a cirurgia irá usar um sutiã compressivo por cima de compressas que deverão apenas ser retiradas 2 dias após iniciar a drenagem linfática e a remoção dos drenos (em caso de uso).

Vai sentir um certo desconforto com certos movimentos como por exemplo ao mover os braços, algo que é normal.

Atividade laboral e social poderá ser iniciada ao 4º dia do pós-operatório e atividade física só ao fim de 1 mês.

Os pontos serão retirados ao fim de 8-10 dias e o sutiã será para manter durante um mês, devendo evitar-se o uso de sutiã de aros nos 3 meses seguintes.

As cicatrizes para além de serem tratadas pela fisioterapeuta enquanto faz drenagem linfática, requerem certos cuidados tardios para se tornarem impercetíveis como por exemplo: uso de cremes hidratantes, cremes regenerativos, uso de lâminas de silicone ou uso de compressão elástica (normalmente as barras do próprio sutiã).

Não se deve apanhar sol durante o 1º mês nem fazer sauna durante os 3 primeiros meses.

O resultado final só é definitivo ao fim de 4 meses, e as cicatrizes só estabilizam ao fim de 6 meses.

A partir do fim do crescimento dos seios, por volta dos 18 anos, excepto em casos em que há uma grande hipertrofia mamaria virginal, em que se pode/deve reduzir mais cedo.

Esta cirurgia deixa sempre cicatrizes, no sulco infra-mamário, peri-areolar e vertical, que ao fim de um ano se tornam quase imperceptíveis, principalmente a cicatriz vertical e a peri-areolar (à volta do mamilo). A cicatriz do sulco alem de ser escondida na prega cutânea infra-mamária será tanto menor quanto menor for a quantidade de pele e tecido mamário a retirar.

Com as técnicas praticadas atualmente só há uma ligeira alteração da sensibilidade imediatamente após a cirurgia que é recuperada ao fim de 3 semanas. Muito raros são os casos, em que a mulher perde totalmente a sensibilidade no mamilo.

Sim, esta é uma das prioridades da cirurgia, reduzir e sobretudo simetrizar as mamas.

O preço da mamoplastia de redução varia em função de vários fatores. Os mais determinantes são perceber a dimensão do seu caso. Para saber quanto custa uma redução mamária para o seu caso especifico marque a sua avaliação com a nossa equipa de cirurgia plástica. 

Marque já a sua consulta!

Pedido de Informação

  • Quer saber mais informações sobre este tratamento?
  • Deseja conhecer a Living Clinic?
  • Quer a opinião da nossa equipa?
  • Deseja marcar uma consulta?