Nesta página iremos falar sobre os principais tipos de manchas na pele, bem como dos principais tratamentos para as manchas da Living Clinic.
As manchas na pele podem ser causadas por uma série de fatores, como exposição solar excessiva, envelhecimento, desequilíbrios hormonais, acne, alergias, entre outros. Elas podem ser escuras, brancas ou vermelhas, dependendo da causa subjacente.
Iremos de seguida analisar os tipos de manchas mais frequentes e para os quais existem tratamentos eficazes.
Tipo de manchas mais frequentes
Lentigos Solares (Manchas Senis)
Os lentigos solares, também conhecidos como manchas senis, são manchas planas de pigmentação escura (manchas de cor castanha ou castanho escuro) que aparecem na pele devido à exposição crónica ao sol ao longo do tempo. Estas manchas são comuns em pessoas mais velhas e tendem a surgir em áreas do corpo mais expostas ao sol, como o rosto, mãos, braços e ombros. Lentigos solares são um sinal de envelhecimento da pele causado pela radiação UV.
Melasma
O melasma é uma condição da pele caracterizada por manchas escuras, geralmente de cor castanha, que aparecem principalmente no rosto. Essas manchas ocorrem devido a uma hiperpigmentação desencadeada por mudanças hormonais, exposição ao sol e predisposição genética. O melasma é frequentemente observado em mulheres grávidas e em mulheres que usam contracetivos hormonais.
Vitiligo
O vitiligo é uma condição de pele na qual ocorre uma perda de pigmentação, resultando em manchas de pele brancas ou muito claras. Essas manchas são caracterizadas por uma falta de melanina (o pigmento que confere cor à pele). O vitiligo pode ocorrer em qualquer parte do corpo e é mais visível em pessoas de pele mais escura.
Efélides (sardas)
As efélides, conhecidas como sardas, são pequenas manchas planas e arredondadas na pele. Geralmente são castanhas ou castanho-avermelhadas, e são mais comuns em pessoas de pele clara. As sardas são frequentemente uma característica genética e podem tornar-se mais visíveis após a exposição ao sol. Elas tendem a aparecer em áreas que recebem mais luz solar, como o rosto, os ombros e os braços.
Outros tipos de hiperpigmentação
A hiperpigmentação refere-se a um aumento da pigmentação da pele em áreas específicas, resultando em manchas de cor mais escura. Existem diversos tipos de hiperpigmentaçãoe a sua aparência pode variar dependendo da causa subjacente.
Outros tipos de hiperpigmentação para além das já mencionadas incluem as que são resultantes de lesões na pele (hiperpigmentação pós-inflamatória), alterações hormonais, efeitos colaterais de medicamentos, exposição solar prolongada, entre outras.
Cada tipo de hiperpigmentação tem suas próprias características distintas, causas e tratamentos potenciais. É importante consultar a dermatologista para um correto diagnóstico e receber orientações sobre como abordá-la de forma eficaz e segura.
Tratamentos para manchas na pele
Se tem manchas na pele, como manchas solares, melasma ou outro tipo de hiperpigmentação, existem algumas opções de tratamento eficazes para ajudar a clarear e uniformizar o tom da sua pele de forma duradoura.
A escolha do tratamento vai sempre depender do tipo de pele e de manchas.
O peeling químico, o microagulhamento com adição de ativos dermatológicos, o Laser CO2 Fracionado, o Morpheus 8, manipuladores dermatológicos e cremes dermatológicos são exemplos de possíveis tratamentos. No entanto, haverá sempre lugar a uma avaliação dermatológica especializada, de forma a podermos indicar-lhe a solução mais adequada para o seu caso específico.
Peeling Químico
O peeling químico consiste na aplicação de um ácido que remove as camadas superficiais da pele, dando origem a uma pele renovada mais uniforme e rejuvenescida.
Por ação química, a pele mais velha é ‘esfoliada’ e substituída por pele nova, resultando no desaparecimento ou atenuação das manchas.
Diversos agentes podem ser utilizados, dentre eles os retinóides e os alfa hidroxiácidos. A escolha do peeling ideal para cada paciente é feita de forma individualizada durante a consulta médica.
Microagulhamento com adição de ativos dermatológicos
O microagulhamento é realizado através das pequenas e suaves perfurações causadas pelas microagulhas, capazes de reduzir a pigmentação das manchas na pele, inclusive as de melasma.
No caso do tratamento de manchas, o microagulhamento é geralmente acompanhado pela aplicação de ativos dermatológicos que irão acelerar o clareamento das manchas.
Laser CO2 Fracionado
O tratamento com laser de CO2 fracionado é eficaz na redução das manchas no rosto de várias maneiras.
- O laser de CO2 fracionado permite remover as camadas superficiais da pele e promover a renovação celular. Com isso, a pele renovada apresenta-se mais lisa e uniforme, com significativa redução das manchas e rugas;
- O laser de CO2 fracionado provoca um processo de fulguração na pele, causando uma resposta de cicatrização controlada. Isso estimula a produção de colagénio na área tratada. O colagénio é a proteína responsável pela firmeza e jovialidade da pele.
O resurfacing com laser de CO2 fracionado é considerado um dos métodos mais avançados para melhorar a textura da pele, tratar hiperpigmentação, como manchas senis, e reduzir a aparência de cicatrizes e outras imperfeições na pele.
Morpheus 8
O tratamento Morpheus8 ajuda a melhorar a textura geral da pele, o que pode também auxiliar na redução da aparência de manchas. A pele mais uniforme reflete a luz de maneira mais homogénea, tornando as manchas menos evidentes.
O tratamento Morpheus8 remove suavemente as camadas superficiais da pele danificada e promove a renovação celular. Isso pode ajudar a eliminar gradualmente células de pele pigmentadas.
Todos os tratamentos de pele são realizados por médicos especializados.
Manchas na pele causadas pela gravidez
A gravidez é uma jornada única e emocionante na vida da mulher, mas também pode trazer consigo mudanças surpreendentes no corpo, incluindo na pele. Entre as várias transformações que podem ocorrer, as manchas no rosto são uma preocupação comum para muitas gestantes.
As manchas na pele durante a gravidez são frequentemente atribuídas a alterações hormonais que ocorrem no corpo da mulher durante esse período. Essas mudanças hormonais podem estimular a produção de melanina, o pigmento responsável pela coloração da pele.
Estas manchas, muitas vezes referidas como “máscara da gravidez” ou melasma, podem afetar a autoestima e o bem-estar da mulher e, por isso, após o parto, é frequente procurarem formas eficazes de atenuá-las.
Se for o seu caso, visite a página Melasma para conhecer alguns dos tratamentos recomendados ou agende uma consulta de avaliação.
Como prevenir o aparecimento de manchas no rosto?
É difícil controlar o aparecimento de manchas na totalidade mas há várias ações que pode tomar para minimizar o seu aparecimento e desenvolvimento, dependendo da causa subjacente.
De forma geral, algumas precauções que pode tomar incluem:
- Utilizar protetor solar com SPF elevado diariamente;
- Evitar exposição solar intensa;
Utilizar cremes clareadores de pele (cremes anti-manchas); - Evitar coçar, espremer ou irritar a pele após lesões, como acne ou queimaduras. Isso pode levar à hiperpigmentação pós-inflamatória;
- Evitar colocar produtos irritantes na pele (use produtos suaves e hipoalergénicos);
- Manter a pele hidratada;
- Incluir na sua dieta alimentos ricos em antioxidantes (como frutas e vegetais);
- Manter a pele limpa e sem oleosidade;
- Agendar uma consulta com um dermatologista, para que possa analisar o seu caso particular e fornecer-lhe orientações específicas para a prevenção de manchas.
Agende uma consulta para ouvir a recomendação dos nossos médicos para o seu caso particular e esclarecer todas as suas dúvidas.
Estamos na Av. da Boavista, no Porto!