Nesta página explicaremos tudo o que precisa de saber sobre hiperidrose (transpiração excessiva), incluindo porque é que ela ocorre e quais os tratamentos que podem ajudar a solucionar o problema.
O que é a hiperidrose e quais os sintomas?
A transpiração é um processo natural do corpo humano que ajuda a regular a temperatura e eliminar toxinas. No entanto, algumas pessoas sofrem de transpiração excessiva, também conhecida como hiperidrose, que pode ser desconfortável e constrangedora.
A transpiração excessiva ocorre quando as glândulas sudoríparas produzem suor em quantidades maiores do que o necessário para regular a temperatura corporal. Isso pode resultar em sudorese intensa e desproporcional, mesmo em situações normais ou de baixo stress.
O suor excessivo pode afetar diversas áreas do corpo, incluindo as axilas, mãos, pés, rosto e região da virilha.
Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem sudorese excessiva, manchas de suor nas roupas, odor desagradável e desconforto social. Esta condição pode causar constrangimento e afetar a autoestima e a qualidade de vida de quem a vive, levando a pessoa a evitar situações sociais e limitação das atividades diárias.
Quais as causas da transpiração excessiva?
Pesquisas recentes demonstraram que os indivíduos com hiperhidrose não são necessariamente mais ansiosos do que a restante população, pelo que, apesar de o nervosismo e ansiedade poderem provocar excesso de transpiração, podem existir também outras causas subjacentes.
A hiperidrose pode ser divida em 2 tipos: hiperidrose primária e hipidrose secundária.
Hiperidrose Primária
A hiperidrose primária é a forma mais comum de hiperidrose mas as causas não são bem conhecidas. Sabe-se apenas que, muitas vezes, é uma condição genética.
Hiperidrose Secundária
A hiperidrose secundária geralmente aparece após a adolescência e tem uma condição médica subjacente associada. Nestes casos, uma investigação mais aprofundada deve ser feita pelo seu médico para determinar a(s) causa(s).
Alguns fatores que podem agravar a hiperidrose secundária incluem:
- Ansiedade;
- Consumo de álcool em excesso;
- Doenças cardíacas;
- Hipertiroidismo;
- Insuficiência respiratória;
- Diabetes;
- Alguns medicamentos;
- Entre outros.
Onde pode ocorrer hiperidrose?
As regiões mais afetadas geralmente incluem:
- Axilas: É uma das áreas mais comuns para a hiperidrose, causando suor excessivo debaixo dos braços, que pode molhar a roupa e, consequentemente, afetar a interação social e autoestima;
- Palmas das Mãos: A hiperidrose palmar pode ser particularmente incómoda, afetando atividades diárias e interações sociais (por exemplo aperto de mão). Este estudo relatou uma eficácia de tratamento de hiperidrose palmar com iontoforese variando entre 80 a 95% em 24 pacientes, com um número de sessões variando de 3 a 7;
- Plantas dos Pés: Conhecida como hiperidrose plantar, pode resultar em suor excessivo nos pés, podendo causar problemas com o calçado e aumentar o risco de infeções fúngicas;
- Rosto e Cabeça: A hiperidrose craniofacial pode ser embaraçosa e desconfortável, afetando a testa, couro cabeludo e, por vezes, o rosto;
- Região Torácica e Lombar: Em casos menos frequentes, o suor excessivo pode também ocorrer nestas áreas do corpo.
Tratamento para Hiperidrose
As opções de tratamento da hiperidrose são variadas, dependendo das partes do corpo envolvidas. O médico da Living Clinic irá avaliar a localização e a gravidade da situação e selecionar a melhor opção para o seu caso particular.
É prática comum que qualquer ação corretiva se inicie com prescrições médicas (tratamento farmacológico) para reduzir a sudorese e posteriormente avançar para tratamentos mais complexos como, por exemplo, iontoforese ou injeções de toxina botulínica. A cirurgia pode ser vista como o último recurso para tratar esta condição.
Como prevenir o suor excessivo?
A prevenção do suor excessivo pode ser desafiante, mas existem várias medidas que pode adotar para reduzir a transpiração excessiva e o desconforto associado a ela.
- Use Antitranspirantes e Desodorantes Adequados e de forma frequente;
- Tome banho diariamente com um sabão antibacteriano e lave cuidadosamente as áreas mais propensas a suor, como axilas e pés;
- Use roupas feitas de tecidos naturais, como algodão, que permitem a circulação de ar e a evaporação do suor. Evite tecidos sintéticos que prendam o calor e a humidade;
- Roupas apertadas podem restringir a ventilação e agravar a transpiração. Opte por roupas mais soltas e arejadas;
- Mantenha-se hidratado. Beber água suficiente é importante para manter a temperatura corporal;
- Evite comer alimentos muito picantes, muito quentes ou muito condimentados;
- Bebidas com cafeína e álcool podem aumentar a temperatura corporal e levar à produção excessiva de suor. Reduza o consumo dessas substâncias, se possível.
- O stress emocional pode levar a suor excessivo. Pratique técnicas de relaxamento, como meditação, yoga ou exercícios de respiração profunda, para ajudar a controlar o stress.
Como referido anteriormente, em casos de hiperidrose axilar, a Toxina Botulínica pode ajudar a reduzir a produção de suor. Esse é um tratamento temporário, mas eficaz.
Em casos graves de hiperidrose, pode ser necessário consultar o médico. Poderá ser necessária a prescrição de medicamentos que ajudam a controlar a transpiração. Em alguns casos, a cirurgia pode ser considerado.
Qual o preço do tratamento da hiperidrose com Toxina Botulínica?
O preço do tratamento da hiperidrose varia consoante alguns fatores, incluindo a área em que incide o problema e n.º de injeções necessárias, pelo que é necessária uma avaliação concreta do paciente.
Agende uma consulta para conhecer o preço para o seu caso particular e esclarecer todas as suas dúvidas.
Estamos na Av. da Boavista, no Porto!