Cicatrizes de Acne

Reduza as cicatrizes de acne para uma pele mais lisa e sem marcas indesejadas

O que são as cicatrizes de acne?

As cicatrizes de acne são marcas permanentes na pele que se desenvolvem após a inflamação e cura de lesões de acne.

A acne consiste num processo de obstrução dos poros, com a formação dos comedos (cravos), geralmente associado a inflamação e infeção bacteriana (pústulas e abscessos). Quanto mais crónico e intenso o processo inflamatório, maior o risco de deixar cicatrizes.

Tipos de cicatrizes de acne

Existem dois tipos principais de cicatrizes de acne:

Cicatrizes atróficas

As cicatrizes atróficas são as mais comuns associadas a acne facial. Elas são cicatrizes deprimidas geralmente causadas por traves de fibrose tecidual que se formam durante o processo de cicatrização.

Cicatrizes hipertróficas/ queloideanas

Cicatrizes hipertróficas são cicatrizes de aspeto elevado. Queloides / cicatrizes queloideanas são maiores do que as hipertróficas pois apresentam um excesso de tecido cicatricial que ultrapassa os limites da lesão. As queloides são uma entidade à parte, que necessitam de tratamento diferenciado quando comparadas com as cicatrizes “convencionais”.

Como eliminar as cicatrizes / marcas de acne?

Existem cremes e loções que contêm ingredientes como ácido glicólico, ácido salicílico, retinoides e vitamina C que podem ajudar a clarear as cicatrizes de acne ao longo do tempo. Eles promovem a renovação celular e ajudam a melhorar a textura e uniformidade da pele.

No entanto, deverá ter em conta que estes produtos tópicos apenas tratam a pele superficialmente. No caso das cicatrizes, por serem injúrias de nível mais profundo, que cursam com redução do colagénio no local, são necessários tratamentos médicos mais potentes como laser de CO2 ou microagulhamento, por exemplo. Tais tratamentos estimulam diretamente as células produtoras de colagénio (fibroblastos) nas camadas mais profundas da pele, tendo o potencial de recuperar e uniformizar a textura da pele.

A escolha do tratamento depende do tipo e da gravidade das cicatrizes, bem como das necessidades individuais do paciente.

Tratamentos de Medicina Estética para as cicatrizes de acne

O Morpheus8 e o laser CO2 fracionado são dois procedimentos estéticos que podem ser eficazes na melhoria do aspeto das cicatrizes de acne. Ambos trabalham estimulando a produção de colagénio e remodelando a pele para reduzir a aparência das cicatrizes. No entanto, eles têm abordagens diferentes para alcançar esse objetivo:

• Morpheus 8

O Morpheus 8 é uma tecnologia minimamente invasiva para rejuvenescimento da pele que combina o microneedling (microagulhamento) com energia de radiofrequência fraccionada (RF) bipolar.

Pequenas agulhas perfuram a pele e aplicam energia de RF a diferentes profundidades. O calor da RF em conjunção com a perfuração das agulhas causa microlesões na pele que irão desencadear uma resposta do organismo que resulta na produção de colagénio e elastina que irão ajudar a melhorar a textura da pele e a suavizar as cicatrizes de acne.

• Laser CO2 Fracionado

O Laser CO2 Fracionado é um procedimento que utiliza um feixe de laser de dióxido de carbono (CO2) para criar microperfurações na pele. Essas microperfurações estimulam a cicatrização e a produção de colagénio, levando à regeneração da pele na área tratada.

O laser CO2 fracionado é especialmente eficaz em cicatrizes de acne, além de promover o rejuvenescimento cutâneo. Por ser de tecnologia fracionada, apresenta uma recuperação mais rápida quando comparado aos equipamentos mais antigos, além de oferecer maior segurança ao paciente.

Haverá sempre lugar a uma avaliação dermatológica especializada, de forma a podermos indicar-lhe a solução mais adequada para o seu caso específico (que poderá ser uma das soluções mencionadas acima ou outra que o médico recomendar).

Como prevenir as cicatrizes de acne?

Melhor do que tratar é prevenir o aparecimento das cicatrizes de acne. Algumas medidas que pode tomar para reduzir o risco de desenvolver cicatrizes após um surto de acne incluem:

• Não esprema as espinhas;
  • Consulte a dermatologista para obter orientações sobre o tratamento adequado da acne;
  • Evite exposição ao sol desprotegida (a exposição solar pode piorar a inflamação e hiperpigmentação pós-inflamatória, que são as marcas vermelhas ou castanhas que podem surgir após o acne. Use protetor solar diariamente para proteger a pele);
  • Mantenha a pele limpa e hidratada;
  • Evite produtos abrasivos (produtos que contenham ingredientes abrasivos ou álcool podem irritar a pele e piorar as lesões de acne).

Agende uma consulta para ouvir a recomendação da dermatologista para o seu caso particular e esclarecer todas as suas dúvidas.

Haverá sempre lugar a uma avaliação prévia para que o médico lhe possa indicar o tratamento para as cicatrizes de acne mais adequado ao seu caso particular e respetivo preço.