...

Retenção de Líquidos

Reduza o inchaço com drenagens linfáticas ou EMTone

A retenção de líquidos é um problema comum que pode afetar a qualidade de vida e o bem-estar de muitas pessoas. Ela ocorre quando um excesso de fluidos se acumula nos tecidos do corpo, resultando em inchaço e desconforto.

Diversos fatores podem contribuir para a retenção de líquidos, incluindo má circulação sanguínea, alterações hormonais, um estilo de vida sedentário, dieta desequilibrada, entre outros.

 

Quais os sintomas da retenção de líquidos?

Um dos sintomas mais evidentes da retenção de líquidos é o inchaço no corpo, que geralmente começa nas extremidades, como tornozelos, pernas, pés e mãos. Em casos extremos, esse inchaço pode dificultar a mobilidade.

Outro sintoma comum é o aumento de peso de forma rápida e inexplicável. A retenção de líquidos pode levar a um ganho repentino de peso, que é devido principalmente à acumulação de fluidos no corpo, e não ao ganho de gordura corporal.

As pessoas que sofrem de retenção de líquidos muitas vezes relatam uma sensação de pernas pesadas e cansadas. Esse desconforto nas pernas pode ser acompanhado de mal-estar geral, já que o inchaço e a sensação de peso podem afetar o bem-estar emocional e físico.

A pele sobre as áreas inchadas tende a ficar mais esticada e brilhante do que o normal. Esse aspeto esticado e brilhante é uma indicação visual da acumulação de líquidos sob a pele.

A retenção de líquidos pode ser um sintoma de várias condições médicas, como insuficiência cardíaca, insuficiência renal, doença hepática, problemas circulatórios e outras patologias.

 

Quais as causas da retenção de líquidos?

Podem existir várias causas para a retenção de líquidos, incluindo:

  • Alimentação incorreta (ex: dieta com excesso de sal);
  • Falta de ingestão de água;
  • Sedentarismo / falta de exercício físico / permanecer muito tempo na mesma posição;
  • Alguns medicamentos (como coricosteroides, contracetivos orais e medicamentos para pressão arterial);
  • Problemas de circulação e pressão sanguínea;
  • Alterações hormonais (sendo, por isso, muito comum durante a gravidez, menopausa e período pré-menstrual);
  • Cirurgias (retenção de líquidos na área operada);
  • Problemas nos rins, fígado e coração;
  • Doenças da tireoide;
  • Entre outras.

 

A retenção de líquidos provoca aumento de peso?

Sim, a retenção de líquidos pode provocar um aumento temporário no peso corporal. Isso ocorre porque a retenção de líquidos envolve a acumulação do excesso de fluidos nos tecidos do corpo, o que pode ser detetado na balança. No entanto, esse aumento de peso não está relacionado com o aumento de gordura corporal, mas sim com uma maior quantidade de líquido armazenada no organismo.

 

Retenção de líquidos na gravidez

A retenção de líquidos é um fenómeno comum durante a gravidez devido às mudanças hormonais e físicas que ocorrem durante a gestação.

Durante a gravidez, os níveis de hormonas, como o estrogénio e a progesterona, aumentam. Isso pode levar a uma maior retenção de sódio e água. Para além disso, o corpo da gestante precisa de aumentar o volume sanguíneo para fornecer oxigénio e nutrientes ao feto em crescimento e o útero em expansão pode comprimir as veias que transportam o sangue de volta ao coração, causando inchaço nas pernas e nos pés.

A retenção de líquidos na gravidez é uma parte normal do processo, mas há várias ações que pode tomar para minimizar a retenção, incluindo manter uma boa hidratação, fazer exercícios leves que ajudem a melhorar a circulação sanguínea, evitar comidas ricas em sal e elevar as pernas para evitar o inchaço. Para além disso, como vamos ver de seguida, existem tratamentos que ajudam a desinchar e reduzir a retenção de líquidos.

 

Tratamentos para a retenção de líquidos

A Living Clinic dispõe de tratamentos eficazes para a retenção de líquidos, incluindo:

 

Drenagem linfática manual

A drenagem linfática é uma técnica terapêutica que estimula o sistema linfático, auxiliando na eliminação de toxinas e no transporte adequado dos fluidos do corpo. Essa massagem suave e ritmada promove a circulação linfática e ajuda a reduzir o inchaço, proporcionando alívio imediato.

Esta drenagem linfática é também adequada para grávidas e no pós-parto.

 

EMTone

O EMTone é um tratamento revolucionário que combina tecnologias avançadas de radiofrequência e ondas de choque para melhorar a circulação sanguínea, estimular o metabolismo e reduzir a retenção de líquidos. Essa abordagem não invasiva e indolor proporciona resultados visíveis, ajudando a tonificar a pele e a reduzir o inchaço.

 

Agende uma avaliação gratuita para ouvir a recomendação dos nossos profissionais para o seu caso particular e esclarecer todas as suas dúvidas.

Estamos na Av. da Boavista, no Porto!

 

Páginas relacionadas:

Existem várias opções de tratamento. Dependendo da dimensão do problema, bem como das suas preferências individuais, a nossa recomendação poderá ser diferente. Agende uma avaliação gratuita para ouvir a opinião de um especialista para o seu caso particular.

Marque já a sua consulta!

Pedido de Informação

  • Quer saber mais informações sobre este tratamento?
  • Deseja conhecer a Living Clinic?
  • Quer a opinião da nossa equipa?
  • Deseja marcar uma consulta?
Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.