Tratamento para Acne

Acabe com as borbulhas indesejadas com tratamentos inovadores

A acne pode afetar pessoas de todas as idades e em qualquer parte do corpo, sendo mais comum no rosto e tronco.

Nesta página explicaremos as possíveis causas da acne e faremos referência aos tratamentos dermatológicos mais eficazes para a acne.

Quais as causas da acne?

Maioritariamente, a acne ocorre quando os folículos pilosos da pele ficam obstruídos por sebo, células mortas da pele e bactérias. No entanto, existem várias causas possíveis para aparecimento de acne, incluindo:

• Fatores hormonais (especialmente durante a adolescência);
  • Fatores genéticos;
  • Fatores externos (por exemplo exposição ao sol sem proteção, uso de certos produtos químicos na pele ou maquilhagem comedogénica, fricção excessiva na pele, entre outros);
  • Alimentação (por exemplo alimentos processados e ricos em açúcar podem desencadear surtos de acne em algumas pessoas).

Tratamento para a acne

O tratamento da acne costuma passar por uma abordagem multifatorial, tendo em vista o tipo de acne que aquele paciente apresenta e comorbilidades associadas.

A base do tratamento costuma ser a prescrição médica de fármacos, que pode ser associada a procedimentos médicos, como o peeling químico e a Luz Intensa Pulsada.

Estes tratamentos adjuvantes permitem uma melhor resposta terapêutica e com maior celeridade, o que pode ser crucial para prevenir a formação das temidas cicatrizes de acne.

Haverá sempre lugar a uma avaliação dermatológica especializada, de forma a podermos indicar-lhe a solução mais adequada para o seu caso específico.

Peeling Químico para tratamento de Acne

O peeling químico é um procedimento dermatológico muito eficaz para o tratamento da acne. Durante o peeling químico, uma solução ácida é aplicada na pele, removendo suavemente as suas camadas superficiais. Isso ajuda a desobstruir os poros, reduzir a oleosidade e melhorar a textura da pele. Além disso, o peeling químico trata a inflamação da acne e estimula a renovação celular, reduzindo manchas e prevenindo a formação de cicatrizes.

Saiba mais sobre Peeling Químico.

Luz intensa pulsada para tratamento de Acne

O tratamento da acne com luz pulsada é uma técnica não invasiva que utiliza pulsos de luz para reduzir a inflamação e promover a eliminação das bactérias que contribuem para o desenvolvimento da acne.

A luz intensa pulsada também ajuda a minimizar a aparência de cicatrizes de acne, ao melhorar a textura da pele. Este tratamento é seguro, rápido e pode proporcionar resultados notáveis na redução de acne e na melhoria da aparência geral da pele.

Saiba mais sobre Luz Intensa Pulsada.

Como prevenir o aparecimento de acne?

Nem sempre é possível prevenir o aparecimento de acne (porque pode depender de fatores que não controla) mas, dependendo da causa subjacente, pode ser possível reduzir a sua incidência com a adoção de cuidados com a pele e hábitos de vida saudáveis. Seguem abaixo algumas medidas que podem ajudar a prevenir a acne:

• Limpeza regular da pele;
  • Utilização de cosméticos adequados ao tipo de pele (seca / oleosa / mista) e sem ingredientes comedogénicos, que podem obstruir os poros;
  • Utilização regular de protetor solar;
  • Alimentação adequada, sem excessos de açucar, gorduras e alimentos processados (apostar em proteínas magras, grãos integrais, fruta e vegetais);
  • Manter uma boa hidratação (beber água suficiente para manter o corpo hidratado e a pele saudável).

Agende uma consulta para esclarecer todas as suas dúvidas.

Haverá sempre lugar a uma avaliação prévia para que o médico lhe possa indicar o tratamento  para a acne mais adequado ao seu caso particular e respetivo preço.