O que é e para que serve?
A gluteoplastia, cirurgia plástica aos glúteos ou cirurgia estética aos glúteos são designações dadas ao procedimento cirúrgico de aumento das nádegas. O objetivo desta intervenção é fazer um lifting de glúteos, ou seja, aumentar as nádegas, dando volume a esta região do corpo.
Esta cirurgia é muito procurada, sobretudo por motivos estéticos (perda de volume e/ou queda das nádegas), mas também para corrigir deformidades adquiridas (sequelas de traumatismos) e congénitas (agenesias ou distúrbios no desenvolvimento).
Como é feita a Gluteoplastia?
A gluteoplastia pode ser realizada através de três tipos diferentes:
- Gluteoplastia sem prótese: recorre à gordura do próprio corpo do paciente, ou seja, a tecidos autólogos próprios do organismo, recorrendo, neste caso, à lipoaspiração. No entanto, é necessário o paciente ter gordura abundante para se lipoaspirar, tratar e infiltrar para se obter a mesma projeção que se consegue com uma prótese;
- Gluteoplastia com prótese ou ácido hialurónico: recorre a materiais artificiais, como prótese de silicone no glúteo ou ácido hialurónico (saiba mais em aumento de glúteos com ácido hialurónico)
Para quem é indicada?
Geralmente, esta intervenção é indicada, por motivos estéticos, a pessoas com perda de volume e/ou queda dos glúteos, sendo que a gluteoplastia também pode ser usada para corrigir deformidades adquiridas ou congénitas.
Quais os resultados esperados?
A finalidade deste tratamento é conseguir um resultado natural e uma harmonia entre o aumento de glúteos, a projeção da nádega, a curvatura da coluna, a cintura e a configuração dos quadris.
Quem é o médico responsável pela gluteoplastia?
Na Living Clinic, a gluteoplastia é um procedimento da responsabilidade do Dr. Francisco Martins de Carvalho, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética.
O Dr. Francisco realizou a sua licenciatura em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e o Internato de Formação Específica em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética decorreu no Hospital de São José (Lisboa) e no Hospital de São João (Porto).
Realizou também diversos estágios, nomedamente de Cirurgia Oncológica da Cabeça e Pescoço no Instituto Português de Oncologia – Porto e um fellowship de Cirurgia da Mão, organizado pela Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão. Realizou também estágios internacionais em Cirurgia Estética, Reconstrução Mamária e Linfedema na Clínica Planas – Barcelona, no Hospital Universitário de Bruxelas e na Clínica Villa Sant’Apollonia – Bergamo, tendo contactado com referências na Cirurgia Plástica como o Dr. Jaume Masià, Dr. Moustapha Hamdi e Dr. Enrico Robotti.
Atualmente exerce a sua atividade no Hospital de São João – Porto, sendo também Docente Convidado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.