O que é o Facelift ou Lifting Facial?
O facelift, também conhecido por lifting facial ou ritidoplastia, é uma cirurgia plástica que permite o rejuvenescimento completo da face e pescoço, alcançado através da excisão de pele e reposicionamento das camadas profundas.
O objetivo é tratar os sinais de envelhecimento da face. Normalmente as pessoas que avançam para o facelift já fizeram alguns tratamentos básicos de estética, como a toxina butolínica (botox) ou preenchimentos com ácido hialurónico, mas mesmo assim, já não conseguem disfarçar o envelhecimento natural da pele e procuram resultados mais duradouros.
É muitas vezes associado a enxertos de gordura, permitindo assim a restituição do volume perdido, sobretudo nas maças do rosto.
A cicatriz em torno do pavilhão auricular é facilmente camuflável e geralmente pouco percetível ao fim de alguns meses.
Para quem é indicado?
O Facelift é um procedimento cirúrgico indicado principalmente para pessoas que desejam melhorar sinais visíveis de envelhecimento no rosto e no pescoço. Esta cirurgia é frequentemente indicada para pessoas que apresentam:
- Flacidez no rosto;
- Rugas por baixo dos olhos;
- Rugas ao longo do nariz e que se estendem até aos cantos da boca (sulcos nasolabiais);
- Alterações na distribuição da gordura no rosto;
- Perda da firmeza muscular na região inferior do rosto;
- Pele flácida e excesso de depósitos de gordura na região do queixo e mandíbula;
- Flacidez cervical.
Quais os benefícios?
O Lifting Facial vai melhorar a aparência geral do rosto e pescoço e dar-lhe um aspeto mais rejuvenescido, incluindo:
- Redução da Flacidez;
- Redução das rugas profundas;
- Melhoria do contorno facial;
- Redução da acumulação de gordura em determinadas regiões do rosto.
Para além destes benefícios visíveis, os pacientes relatam um aumento significativo da sua autoestima e uma elevada durabilidade dos resultados obtidos.
Como é realizado o lifting facial: Passo-a-passo
Os sinais de envelhecimento facial são sempre progressivos e visíveis naturalmente, iniciam-se na zona periocular e vão descendo lentamente até alcançar o pescoço.
Isto faz com que o processo cirúrgico varie consoante as áreas da face que se quer tratar, dando ênfase às zonas mais afetadas, a colocação e extensão das incisões, e ao uso de técnicas complementares (plastia de pálpebras, aumento malar, etc).
Um lifting facial realiza-se numa só intervenção (com anestesia geral), depois de um estudo pré-operatório minucioso em que se discute as expectativas do paciente e os diferentes métodos de abordagem. Tem uma duração entre 4h a 6h, e é feito com 1 dia de internamento.
A técnica cirúrgica consiste basicamente em reposicionar os planos musculares, a pele e a gordura, retirando o excesso de pele com uma incisão que fica perfeitamente camuflada (habitualmente começa na região temporal por dentro do cabelo estende-se no interior das linhas naturais que existem na orelha, continua à volta do lóbulo, vai para trás da orelha e entra novamente dentro do cabelo descendo pelo pescoço).
Além da pele, a cirurgia concentra-se nas partes musculares e gordura, o que permite conseguir resultados mais naturais e duradouros a médio e longo prazo.
As feridas encerram-se com pontos e são deixados uns pequenos tubos de silicone por baixo da pele para que não se acumule nenhum exsudado ou sangue.
O paciente sai da sala de cirurgia com a cabeça envolta num penso acolchoado e com um sistema de drenagem.
Este penso é retirado no dia seguinte, é lavada a face e o cabelo e é dada alta.
Nas 48h seguintes retiram-se os drenos depois de se fazer a primeira drenagem facial e cervical.
Depois de um lifting, o rosto apresenta um aspeto mais ou menos inchado em função da extensão da cirurgia realizada e das características próprias de cada paciente.