O que é a cirurgia bariátrica?
A cirurgia bariátrica é um procedimento cirúrgico realizado em pessoas com obesidade grave ou mórbida. O objetivo principal dessa cirurgia é reduzir o tamanho do estômago e/ou alterar o processo digestivo, o que resulta numa diminuição significativa na ingestão de alimentos e na absorção de calorias pelo corpo.
As técnicas mais eficazes e populares utilizadas na cirurgia bariátrica nos dias de hoje são o Bypass Gástrico e o Sleeve Gástrico.
Factos e números
A cirurgia bariátrica é a solução mais eficaz para combater a obesidade na nossa população, que tem tido um crescimento epidémico. Este facto ameaçador tem sido bem documentado através dos media. Estima-se que somente na Europa haja cerca de 160.000.000 de doentes, onde cerca de 1.500.000 são crianças, imperando a discriminação e onde a autoestima se encontra num patamar muito baixo, levando à falta de realização social.
Numa grande parte destes pacientes, quer a tensão arterial quer a diabetes encontram-se alteradas, bem como outras doenças que as acompanham, pelo que cada vez mais os médicos de família bem como os cirurgiões são submetidos a maiores pressões na tentativa de combater este flagelo, quer médica quer cirurgicamente, pelos doentes que procuram uma longa e eficaz perda de peso. A intervenção cirúrgica é indiscutivelmente a forma de tratamento da obesidade mórbida mais eficaz e duradoira.
Abordagem Multidisciplinar
A cirurgia bariátrica representa uma disciplina única por várias razões, a primeira das quais é que a cirurgia bariátrica tem como fundamentos a tentativa de alterar comportamentos, bem como a fisiologia, ao invés das outras cirurgias reconstrutivas ou de resseção. Além disso, o seu sucesso está dependente da capacidade educacional do paciente e da sua aderência às alterações comportamentais que a cirurgia impõe. Os doentes com obesidade mórbida possuem muitas vezes múltiplos diagnósticos porque esta é uma patologia que afeta quase todos os sistemas do organismo.
Os cirurgiões que tratam esta patologia rapidamente concluíram que é impossível realizar este tratamento sem ser através de um programa compreensivo e multidisciplinar, desenvolvido por um grupo de pessoas diversificado e dedicado da área da saúde, que possa avaliar os doentes, bem como prepará-los quer mental quer fisicamente para a cirurgia e para as alterações ao estilo de vida que lhes vão ser pedidas.
Para tal, há necessidade de se organizarem programas compreensivos que requerem uma abordagem multidisciplinar e um compromisso institucional grande, levando à formação de unidades de tratamento da obesidade ou unidades bariátricas, capazes de ter um papel educacional e de desenvolver estratégias de suporte aos doentes.
Após cirurgia, um follow-up apertado e uma abordagem multidisciplinar são necessários para o sucesso de um programa desta envergadura. O conhecimento pelos médicos de família do programa, a compreensão do que significa a cirurgia bariátrica, como se realiza e o que se espera dela é fundamental para que estes programas tenham sucesso, pois serão sempre eles os primeiros a atender este paciente e a dizer-lhes o que necessitam.
Quem é o cirurgião responsável pela Cirurgia Bariátrica na Living Clinic?
A equipa de cirurgia bariátrica da Living Clinic é liderada pelo cirurgião Dr. Luís Sá Vinhas.
O Dr. Luís Sá Vinhas é especialista em Cirurgia Geral, com licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde é docente desde 1995. Desde 2017 é Chefe de Equipa de Urgência no Centro Hospitalar de São João no Porto.
Acumula 20 anos de experiência cirúrgica, com especial destaque na patologia Endócrina e Cervical (tiróide, paratiróide, suprarrenal, glândulas salivares, lesões congénitas do pescoço). Possui vasta experiência em cirurgia laparoscópica, incluindo a cirurgia bariátrica.
É autor e co-autor de múltiplas comunicações científicas, quer em revistas científicas, quer em Congressos e Reuniões Científicas nacionais e Internacionais.
É membro do Colégio de Especialidade de Cirurgia Geral da Ordem dos Médicos e membro da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo.
Saiba mais sobre o Dr. Luís Sá Vinhas e as suas áreas de intervenção aqui.
Antes e Depois