Dr. Luís Sá Vinhas

Cirurgião Geral

[Ordem dos Médicos 34266]

O Dr. Luís Sá Vinhas é especialista em Cirurgia Geral, com licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde é docente desde 1995. Desde 2017 é Chefe de Equipa de Urgência no Centro Hospitalar de São João no Porto.

Acumula 20 anos de experiência cirúrgica com especial destaque na patologia Endócrina e Cervical (tiróide, paratiróide, suprarrenal, glândulas salivares, lesões congénitas do pescoço). Grande experiência em cirurgia laparoscópica, incluindo a cirurgia bariátrica (cirurgia da obesidade).

Autor e co-autor de múltiplas comunicações científicas, quer em revistas científicas, quer em Congressos e Reuniões Científicas nacionais e Internacionais.

Membro do Colégio de Especialidade de Cirurgia Geral da Ordem dos Médicos. Membro da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo.

Áreas de Intervenção

1

 

✔️ Bypass gástrico;

✔️ Sleeve gástrico;

✔️ Colocação de bandas gástricas;

✔️ Mini bypass gástrico;

✔️ Colocação de balões intra gástricos.

 

O tratamento médico para a obesidade clinicamente severa (mórbida), inclui combinações várias de dietas de baixas calorias, modificação comportamental, exercicio fisico e agentes farmacológicos. O maior problema deste tipo de abordagem é a sua incapacidade em manter um peso corporal reduzido na maior parte dos doentes obesos, havendo uma alta incidência da ineficácia em suster no tempo uma perda de 10% de peso com este tipo de tratamento.

Devido aos riscos graves relacionados com este grau de obesidade, o relativo baixo risco do tratamento cirúrgico e a ineficácia das intervenções médicas ou dietéticas, bem como a gravidade que podem trazer as variações de peso como resultado de tratamentos conservadores ineficientes (efeito yo-yo), a cirurgia bariátrica tem vindo a afirmar-se neste universo, devido aos bons resultados não só na diminuição do peso conseguida e mantida, mas também com a melhoria das doenças que a acompanham. A cirurgia deverá ser considerada como tratamento de uma doença debilitante e não estético.

O princípio fundamental da cirurgia da obesidade ou bariátrica é alterar a relação de ingestão / absorção-consumo de energia que na obesidade é favorável ao primeiro conjunto, provocando assim uma acumulação energia aumentando o peso. Portanto, a redução da ingestão de alimentos ou da sua absorção e o aumento de actividade  física causarão a perda de peso por alteração desta dinâmica.

Os tipos de cirurgia bariátrica podem também ser divididos da seguinte forma:

CIRURGIAS QUE PROVOQUEM RESTRIÇÕES GÁSTRICAS

  1. Gastroplastias Verticais
  2. Bandas Gástricas

OPERAÇÃO COMBINADA DE MAIS RESTRIÇÃO E MENOS MALABSORÇÃO

  1. Bypass Gástrico em y de Roux
  2. Bypass com anel
  3. Minigastricbypass

OPERAÇÃO COMBINADA DE MENOS RESTRIÇÃO E MAIS MALABSORÇÃO

  1. Derivação Biliopancratica
  2. Bypass Gástrico em Y de Roux distal
  3. Derivação Biliopancreatica com “ansa duodenal”
  4. SADIS

Todas estas cirurgias são efectuadas na nossa clinica por via laparoscópica.

1

1

1

1

1

1

Marque já a sua consulta!

Pedido de Informação

  • Quer saber mais informações sobre este tratamento?
  • Deseja conhecer a Living Clinic?
  • Quer a opinião da nossa equipa?
  • Deseja marcar uma consulta?