Pálpebras Descaídas (ptose palpebral)

Reduza a flacidez das pálpebras com ou sem cirurgia

O que é a ptose palpebral?

As pálpebras descaídas ou ptose palpebral consiste na queda da pálpebra superior e é muito frequente em idades mais avançadas.

As pálpebras caídas podem afetar não só a estética facial mas também, em alguns casos, o campo de visão.

Quais são as causas das pálpebras descaídas?

Uma das causas principais das pálpebras descaídas está relacionada com o envelhecimento. À medida que a idade avança, os músculos e tecidos que sustentam as pálpebras podem enfraquecer, levando a uma aparência mais envelhecida.

No entanto, a ptose palpebral também pode ser causada por outros fatores que não o envelhecimento, como vamos ver a seguir.

A ptose palpebral pode ser classificada de duas formas:

Ptose palpebral Congénita

A ptose palpebral congénita está presente desde o nascimento. Geralmente, é causada por um subdesenvolvimento dos músculos que levantam a pálpebra superior ou uma má conexão entre esses músculos e os nervos que os controlam.

Bebés ou crianças com ptose palpebral congénita podem ter uma pálpebra superior caída em um ou ambos os olhos.

Ptose papebral Adquirida

A ptose palpebral adquirida desenvolve-se ao longo do tempo e suas causas podem ser variadas. O envelhecimento da pele (e, consequentemente, a flacidez) é uma das causas mais comuns e é aquela em que a cirurgia reconstrutiva pode ajudar. No entanto, poderão existir outras causas como lesões ou traumas, doenças musculares, efeito adversos de certa medicação ou, no caso da ptose neuropática, estará associada a doenças do foro neurológico, como síndrome de Horner, esclerose múltipla, síndrome de Guillain-Barré, paralisia do III par craniano, entre outras.

Tratamento para pálpebra caída

Cirurgia às pálpebras (Blefaroplastia)

A Blefaroplastia consiste na correção do músculo, excesso de pele e gordura da pálpebra. Com esta cirurgia, alcança-se uma harmonização e rejuvenescimento da zona ocular e, consequentemente, em todo o rosto.

A cirurgia das pálpebras é uma cirurgia rápida, com um pós-operatório rápido e os resultados são duradouros.

A cirurgia é feita em ambulatório e, normalmente, com anestesia local, por ser muito bem tolerada.

Assim que termina a cirurgia o paciente tem de ficar pelo menos 1 h em repouso e a fazer compressas geladas localmente. No período pós-operatório irá fazer oralmente uma leve analgesia, umas gotas oculares com antibiótico várias vezes durante o dia e uma pomada antibiótica ao deitar.

O paciente poderá retomar o trabalho entre o 3º e 5º dia após a cirurgia.

As cicatrizes são o resultado inevitável de qualquer cirurgia. O seu cirurgião plástico da Living Clinic fará todos os esforços para que a cicatriz final seja o menos visível possível. As cicatrizes ficarão nas linhas cutâneas naturais e vão tornando-se menos perceptíveis com o passar do tempo. Na pálpebra superior fica escondida na prega da pálpebra e na inferior a cicatriz é fica por dentro da conjuntiva ocular.

Conheça os resultados de Blefaroplastias realizadas pelo Dr. Francisco Martins de Carvalho em Blefaroplastia Antes e Depois.

Para melhores resultados e em casos selecionados, a blefaroplastia pode ser realizada em simultâneo com um lifting cirúrgico.

A cirurgia é realizada pelo cirurgião plástico da Living Clinic, o Dr. Francisco Martins de Carvalho.

O preço da cirurgia às pálpebras varia consoante alguns fatores, pelo que é necessária uma avaliação concreta do paciente. Agende uma consulta para obter um orçamento e esclarecer todas as suas dúvidas.

Laser CO2  (Blefaroplastia Não Cirúrgica)

A flacidez das pálpebras pode também ser tratada com laser (Laser CO2 Fracionado). No entanto, enquanto que na Blefaroplastia cirúrgica toda a pálpebra caída é tratada (incluindo atuação ao nível do músculo/fáscia, localizado a um nível mais profundo), o laser CO2 apenas trata a pele, a um nível mais superficial, deixando-a mais lisa e menos flácida.

O laser de CO2 fracionado emite feixes de luz concentrada que penetram na pele das pálpebras de forma segura. Este laser irá estimular a produção de colagénio e promover a regeneração da pele na zona tratada.

Após o tratamento, é normal a pele das pálpebras poder ficar avermelhada e inchada. Nos dias seguintes, estes sintomas diminuem e a pele começará a descamar, revelando uma nova camada de pele mais firme.

Os resultados do laser de CO2 fracionado nas pálpebras não são imediatos, mas melhoram progressivamente à medida que o colagénio é produzido e a pele se regenera.

Poderão ser necessárias algumas sessões de tratamento para obter os resultados desejados. O n.º de sessões varia de pessoa para pessoa. Deverá agendar uma consulta para receber um plano personalizado.

O laser de CO2 fracionado é um dos tratamentos não cirúrgicos mais procurados para rejuvenescimento facial. Esta tecnologia permite também tratar outras preocupações a nível do rosto, como manchas na pele, acne, cicatrizes de acne e outras cicatrizes, rugas e linhas de expressão e flacidez no rosto.

Se apresenta algum nível de flacidez nas pálpebras que o/a incomoda, agende uma consulta com o médico da Living Clinic que irá avaliar o estado da pele das pálpebras e determinar qual o tratamento mais indicado para o seu caso particular.