Hiperpigmentação da Pele

Reduza a pigmentação da pele com tratamentos de laser, microagulhamento, peelings ou outros.

O que é a hiperpigmentação da pele?

A hiperpigmentação da pele é uma condição em que ocorre um aumento na produção ou depósito de melanina, o pigmento responsável pela coloração da pele. Isso resulta em manchas escuras, irregulares ou acastanhadas que podem aparecer em várias zonas do corpo, incluindo no rosto.

A hiperpigmentação pode ser desencadeada por diversos fatores, incluindo exposição ao sol, inflamação, alterações hormonais e lesões na pele.

Embora, geralmente, não seja prejudicial à saúde, a hiperpigmentação pode afetar a autoestima e a confiança das pessoas. Nesta página, vamos explorar em profundidade o que é a hiperpigmentação, as suas principais causas, formas de prevenção e uma variedade de tratamentos eficazes disponíveis na Living Clinic para lidar com esse problema.

Quais as causas da hiperpigmentação?

A hiperpigmentação na pele pode ter várias causas, incluindo:

Exposição Solar: A exposição excessiva e desprotegida ao sol é uma das principais causas de hiperpigmentação. Os raios ultravioleta estimulam a produção de melanina como uma forma de proteção contra os danos causados pelo sol;

Alterações hormonais: As hormonas, como o estrogénio, podem provocar manchas escuras e irregulares (melasma), frequentemente associadas à gravidez ou uso de contracetivos;

Envelhecimento: Com o tempo, a pele pode acumular danos causados pelo sol, levando a uma distribuição irregular de pigmento;

Inflamação: Lesões cutâneas, como acne ou eczema, podem desencadear uma resposta inflamatória que leva à hiperpigmentação pós-inflamatória;

Lesões e Ferimentos: Cicatrizes devido a lesões, ferimentos ou cirurgias podem resultar em hiperpigmentação na área afetada.

Tratamento para hiperpigmentação da pele

A Living Clinic dispõe de tratamentos seguros e eficazes para ajudar a reduzir e uniformizar a pigmentação irregular da pele, incluindo:

Haverá sempre lugar a uma avaliação dermatológica especializada, de forma a podermos indicar-lhe a solução mais adequada para o seu caso específico (que poderá ser uma das soluções mencionadas acima ou outra que a dermatologista considerar adequada).

Agende uma consulta para ouvir a recomendação da dermatologista para o seu caso particular e esclarecer todas as suas dúvidas.

Haverá sempre lugar a uma avaliação prévia para que o médico lhe possa indicar o tratamento para a hiperpigmentação mais adequado ao seu caso particular e respetivo preço.