O que é a mamoplastia?
Mamoplastia é um conjunto de procedimentos cirúrgicos que visam alterar a forma, tamanho e/ou a posição das mamas. Estes procedimentos podem incluir a mamoplastia de aumento, mamoplastia redutora ou mastopexia.
A mamoplastia pode ser realizada por razões estéticas, reconstrutivas ou de saúde (nomeadamente relacionadas com a coluna), dependendo das necessidades individuais da paciente e dos objetivos clínicos.
Que tipos de mamoplastia existem?
Existem 3 tipos principais de mamoplastia, a saber:
- Mamoplastia de Aumento;
- Mamoplastia Redutora (ou mamoplastia de redução);
- Mastopexia.
Os diferentes tipos de mamoplastia podem ser realizados segundo diversas técnicas, as quais podem incluir a utilização de uma prótese e/ou enxertos de gordura.
Mamoplastia de aumento
A mamoplastia de aumento é uma cirurgia com muita procura. Normalmente é feita para melhorar o tamanho e/ou a forma dos seios femininos.
Normalmente, o aumento mamário é feito através da utilização de implantes mamários de elevada qualidade. Em casos raros, pode ser utilizada a técnica híbrida, que inclui não só os implantes como também enxertos de gordura.
Os implantes de silicone (com vários tamanhos e formas) são seguros e duradouros, proporcionando resultados naturais e harmoniosos.
A implantação das próteses mamárias é feita por baixo da glândula mamária, por baixo da fáscia do músculo peitoral ou parcialmente por baixo do músculo peitoral.
Existem também três tipos de incisão – ao nível da axila, em torno do mamilo ou ao nível do sulco infra-mamário. Só após uma consulta rigorosa e com explicação de todos estes pontos é que é possível tomar uma decisão conjunta, entre paciente e cirurgião.
Mamoplastia Redutora (ou mamoplastia de redução)
A mamoplastia redutora, também conhecida como mamoplastia de redução, é uma opção para mulheres que desejam diminuir o volume e o peso dos seios.
A redução mamária pode aliviar o desconforto físico, melhorar a postura e restaurar a proporção estética. Com técnicas avançadas e precisas, obtemos cicatrizes finas e bem posicionadas, além de uma recuperação rápida.
Em relação às incisões realizadas, existe a técnica vertical, em que a mama fica com uma cicatriz em torno da aréola e com outra cicatriz vertical, desde a aréola até ao sulco infra-mamário.
Para reduções de maior volume esta técnica é insuficiente e há necessidade de adicionar uma incisão ao nível do sulco infra-mamário, conhecida como técnica em “T”.
Mastopexia
A mastopexia ou lifting mamário (levantamento dos seios) é a cirurgia que permite a correção da ptose mamária (peito descaído) e consiste na remoção da pele em excesso, podendo esta técnica ser conjugada com a colocação de uma prótese (mastopexia com próteses).
O procedimento pode ser realizado através de 3 técnicas distintas: 1) técnica periareolar; 2) técnica vertical; 3) técnica em “T”.
Cada uma destas técnicas deixa cicatrizes em sítios diferentes, com maior ou menor extensão. O principal fator de que depende a técnica utilizada é o grau de ptose mamária. Ptoses leves (mamas descaem ligeiramente) podem ser corrigidas com técnicas menos invasivas (por exemplo técnica periareolar, que consiste numa incisão à volta da aréola), enquanto ptoses mais severas podem exigir abordagens mais extensas (técnica em “T”, que consiste numa incisão à volta da aréola, uma vertical até ao sulco mamário e outra horizontal ao longo do sulco).
A escolha da técnica a utilizar também pode depender do tamanho e forma das mamas, elasticidade da pele e objetivos estéticos da paciente.
Quais os resultados esperados?
De acordo com a experiência da Living Clinic, quem procura fazer uma mamoplastia de aumento deseja mamas mais volumosas, sem perder a harmonia e o equilíbrio, apresentando um resultado natural.
Por outro lado, as pacientes que nos procuram em busca de uma mamoplastia redutora pretendem conseguir uma redução do volume mamário, que ajude a que elas se sintam melhor consigo próprias, mas que também resolvam problemas colaterais, como as dores nas costas, por exemplo.
Os resultados da mastopexia são geralmente muito satisfatórios e duradouros. As mulheres que se submetem à cirurgia ficam com os seios mais levantados, firmes e simétricos. No caso da mastopexia com próteses, o peito fica normalmente mais arredondado e com um decote mais pronunciado, mas sempre com um aspeto natural.
Quem é o cirurgião plástico responsável pela mamoplastia?
Na Living Clinic, as mamoplastias são um procedimento da responsabilidade do Dr. Francisco Martins de Carvalho, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética.
No campo da cirurgia estética, o Dr. Francisco tem especial interesse por cirurgia estética da face, cirurgia estética da mama, cirurgia de contorno corporal e cirurgia íntima feminina.
Saiba mais sobre o Dr. Francisco na sua página.
Agende uma consulta para ouvir a recomendação do cirurgião plástico para o seu caso particular e esclarecer todas as suas dúvidas.
Estamos na Av. da Boavista, no Porto!