Psicologia Clínica

Melhore a sua vida

A Psicologia clínica ligada ao estudo de fenómenos que tenham a ver com a imagem corporal do ser humano é cada vez mais complexa, envolvendo aspetos cognitivos, afetivos, sociais e culturais.

A preocupação excessiva com a imagem corporal é um fenómeno bastante presente na sociedade e desta forma surge a necessidade de realizar cirurgias plásticas e estéticas.

É também frequente a insatisfação com a imagem corporal, principalmente quando falamos de indivíduos obesos. A obesidade constitui-se, atualmente, como um problema de saúde pública a nível mundial, em que de acordo com a OMS o excesso de gordura corporal acumulada pode afetar a saúde.

O excesso de gordura resulta de sucessivos balanços energéticos positivos, em que a quantidade de energia ingerida é superior à quantidade de
energia despendida. As causas podem ser de ordem genética, metabólica, ambiental e comportamental. As consequências podem resultar em depressão, ansiedade, sentimentos de culpabilização, insatisfação com a imagem corporal, baixa auto estima, baixa autoconfiança, entre outros.

Desta forma, é essencial a realização de uma abordagem multidisciplinar, onde as áreas da medicina, da nutrição, da fisioterapia e da psicologia colaborem entre si, proporcionando o bem estar físico e psicológico a cada indivíduo.

Marque já a sua consulta!

Marcar Consulta