...

Bigode Chinês (sulcos nasogenianos): preenchimento e outros tratamentos

Publicado a:

» Voltar ao Blog

Índice

Os sulcos nasogenianos, vulgarmente conhecidos como “bigode chinês”, são uma preocupação estética muito comum tanto em homens como em mulheres, pelo que a procura por tratamentos eficazes para atenuar estas rugas tem crescido significativamente nos últimos tempos.

Neste artigo, abordaremos em detalhe as causas e tratamentos existentes para o bigode chinês, como por exemplo o Laser de CO2 fracionado, o preenchimento com ácido hialurónico ou o Morpheus8.

 

O que é o bigode chinês?

O bigode chinês é um termo coloquial usado para descrever as linhas de expressão que se formam entre as asas nasais e os cantos da boca.

Estas linhas tendem a ficar mais visíveis à medida que envelhecemos. No entanto, elas não surgem apenas nas pessoas mais velhas, podendo também aparecer no público mais jovem devido a fatores genéticos, estilo de vida (alimentação, tabagismo, hábitos de sono, etc) e cuidados com a pele de cada pessoa. Por vezes surgem também em pessoas jovens que emagrecem rapidamente e acabam por ficar com maior flacidez no rosto.

 

Quais as causas do bigode chinês?

Várias causas contribuem para o desenvolvimento do bigode chinês, incluindo:

Envelhecimento: O envelhecimento é a causa mais comum. Com o passar dos anos, a produção de colagénio e elastina na pele diminui, levando à perda de firmeza e elasticidade, o que pode resultar em rugas e linhas de expressão;

Emagrecimento e consequente aumento da flacidez: Quando se perde peso rapidamente, a pele pode não conseguir adaptar-se à perda de volume do rosto à mesma velocidade. Como resultado, a pele pode parecer mais flácida e as rugas, incluindo o bigode chinês, podem tornar-se mais visíveis;

Exposição ao Sol: A exposição excessiva ao sol pode acelerar o processo de envelhecimento da pele. Os raios ultravioleta danificam o colagénio e elastina, contribuindo para a formação de rugas, incluindo o bigode chinês;

Fumar: O tabagismo está fortemente associado ao envelhecimento prematuro da pele. Os produtos químicos presentes no tabaco reduzem o fluxo sanguíneo para a pele, prejudicando a sua capacidade de se regenerar;

Genética: A predisposição genética desempenha um papel significativo na formação do bigode chinês. Se os seus pais ou avós tiverem sulcos nasogenianos pronunciados, é mais provável que também os desenvolva.

 

Tratamentos para o bigode chinês

Existem vários tratamentos eficazes para reduzir a aparência do bigode chinês e restaurar a juventude à pele. A escolha do tratamento indicado varia de caso para caso e, muitas vezes, é sugerida uma combinação de tratamentos. Alguns dos tratamentos mais comuns incluem:

 

Preenchimento do Bigode Chinês com Ácido Hialurónico

Este tratamento envolve a injeção de ácido hialurónico nos sulcos nasogenianos para preencher as rugas e restaurar o volume perdido. O ácido hialurónico é uma substância segura, naturalmente encontrada na pele, e geralmente muito bem tolerada.

Existem vários estudos científicos que comprovam a eficácia e segurança do preenchimento deste tipo de rugas com ácido hialurónico, como por exemplo:

 

Laser de CO2 Fracionado para Bigode Chinês

O Laser de CO2 Fracionado é o tratamento a laser para rejuvenescimento facial mais eficaz do mercado. É especialmente utilizado no tratamento de rugas e manchas do rosto. O tratamento de rugas, como o bigode chinês, com Laser CO2 Fracionado tem demonstrado ser altamente eficaz, com a vantagem de ter uma rápida recuperação

Após a atuação da anestesia tópica, a aplicação do laser no rosto (completo) é realizada em cerca de 20 a 30 minutos. É indicado o tratamento da face como um todo para que não haja diferença entre as áreas tratadas e não tratadas.

 

Morpheus 8 (microagulhamento com radiofrequência) para Bigode Chinês

O Morpheus 8 é uma tecnologia minimamente invasiva para rejuvenescimento da pele que combina o microagulhamento ou microneedling com energia de radiofrequência fraccionada (RF) bipolar.

Pequenas agulhas perfuram a pele (microagulhamento) e aplicam energia de RF a diferentes profundidades. O calor da RF em conjunção com a perfuração das agulhas causa microlesões na pele que irão desencadear uma resposta do organismo que resulta na produção de colagénio e elastina que irão ser os elementos a dar firmeza e um aspeto rejuvenescido à pele.

Antes do tratamento é feita a aplicação de um potente anestésico para que o paciente tenha o máximo conforto durante o procedimento.

O Morpheus8 é um tratamento seguro e aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos, já com muitos anos de existência.

 

Bioestimuladores de Colagénio para Bigode Chinês

Os bioestimuladores de colagénio são frequentemente utilizados para tratar as rugas, incluindo o bigode chinês.

Esses produtos estimulam a produção natural de colagénio na pele, ajudando a melhorar a firmeza e a elasticidade da mesma, o que, por sua vez, pode reduzir a visibilidade das rugas.

O colagénio é uma proteína estrutural na pele que é responsável por manter a pele firme e suave. Com o envelhecimento, a produção de colagénio diminui, o que leva ao aparecimento de rugas e linhas de expressão. Os bioestimuladores de colágeno, como por exemplo o Sculptra ou o Radiesse, são injetados na pele e estimulam gradualmente a produção de novo colagénio. Isso cria um efeito de preenchimento natural que reduz a aparência destas rugas.

Naturalmente, são necessárias várias sessões de tratamento espaçadas ao longo do tempo para obter resultados ótimos. Os resultados são progressivos, com uma melhoria contínua na textura da pele e na redução das rugas.

 

Skinboosters para Bigode Chinês

Os skinboosters são substâncias utilizadas de forma injetável para hidratar e rejuvenescer a pele. Geralmente são constituídas por ácido hialurónico não reticulado, de forma a hidratar sem gerar volume na pele. Um exemplo de skinbooster é o Profhilo que consiste num produto concentrado de ácido hialurónico de diferentes pesos moleculares com a proposta de hidratar a pele em vários níveis, melhorando também as rugas e linhas de expressão.

 

Quem realiza os tratamentos estéticos para o Bigode Chinês?

Todos os tratamentos acima mencionados são realizados por médicos (dermatologista ou médico dedicado a Medicina Estética).

Bigode Chinês: Antes e Depois

Conheça a paciente que recorreu ao tratamento Morpheus8 para redução de flacidez e rugas, incluindo bigode chinês em Morpheus 8 Antes e Depois.

morpheus 8 antes e depois

Agende uma consulta

Agende uma consulta com o médico da Living Clinic para saber qual o tratamento mais indicado para o seu caso particular.

Responsáveis pelo tratamento

Dr.ª Paola Halfeld
Dr.ª Paola Halfeld

A Dr.ª Paola Halfeld é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e Mestre em Saúde Pública pela Universidade do Porto. Realizou a sua licenciatura em Medicina na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Posteriormente, fez a sua equivalência do mestrado integrado em medicina pela Universidade do Algarve, com inscrição na Ordem dos Médicos de Portugal em 2020.

É sócia titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia (European Academy of Dermatology and Venereology).

Durante sua formação realizou estágios em instituições de referência como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Fez fellow em dermatologia estética e em tricologia (área da dermatologia que estuda e trata afeções capilares).

Participou de diversos congressos médicos, contribuindo com comunicações científicas como autora principal e co-autora, além de inúmeros cursos e formações nas mais variadas áreas da dermatologia. Recentemente, apresentou seu estudo de mestrado no Congresso Mundial de Dermatologia em Singapura.

Tem especial interesse no tratamento de doenças que afetam o couro cabeludo e cabelos e em dermatologia estética. Tem por prática a realização do exame físico completo para rastreio de cancro da pele em todos os seus pacientes.

Mais info.

Marcar consulta

  • Quer saber mais informações sobre algum tratamento?
  • Deseja conhecer a Living Clinic?
  • Quer a opinião da nossa equipa?
  • Deseja marcar uma consulta?

Marque já a sua consulta!

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.