Mentoplastia

Cirurgia da correção do queixo

O que é a mentoplastia?

A mentoplastia é uma cirurgia ao queixo, que pode estar alterado de duas maneiras: ou ser pouco desenvolvido (retrognatismo), ou pelo contrário ser excessivamente desenvolvido (prognatismo).

Desta forma, esta cirurgia pode envolver o aumento ou a redução do queixo e é frequentemente realizada por razões estéticas ou funcionais.

Para além dos procedimentos cirúrgicos para correção do retrognatismo, existem também outras alternativas não cirúrgicas, como é o caso do preenchimento com ácido hialurónico, que é uma substância absorvível pelo organismo que ajuda a dar volume ao queixo, melhorando a harmonia facial.

 

Como funciona?

A mentoplastia é efetuada através de incisões no vestíbulo da boca (na gengiva abaixo dos dentes), de modo a que não haja cicatrizes visíveis.

Na correção do retrognatismo, a mentoplastia consiste em colocar subcutaneamente próteses de silicone que vão dar um maior volume ao local. O implante é moldado e posicionado sobre o osso do queixo para criar o contorno desejado.

A Cirurgia Plástica tem também a capacidade de corrigir esta deformidade com recurso a enxertos de gordura.

Para aqueles que necessitam de redução ou avanço significativo do queixo, o cirurgião pode optar por reposicionar o osso do queixo. Esta abordagem é mais invasiva e pode envolver a fixação do osso com placas e parafusos para manter a nova posição.

 

Onde fica a cicatriz da mentoplastia?

As cicatrizes da mentoplastia ficam dentro da boca, por isso não são visíveis.

 

 

No caso de ser feita uma movimentação óssea, utilizamos anestesia geral. Nas próteses, geralmente, anestesia local.

A cirurgia implica um internamento de um dia se for efetuado um avanço ósseo, ou em regime ambulatório quando apenas se utiliza próteses. Em média é uma cirurgia que demora até 1h.

A recuperação após a mentoplastia varia de acordo com a abordagem cirúrgica. Pode incluir inchaço, hematomas e algum desconforto temporário, que pode, no entanto, ser atenuado com analgésicos prescritos pelo médico.

Geralmente, os pacientes são aconselhados a evitar atividades físicas intensas e podem precisar de uma dieta especial enquanto a área cirúrgica cicatriza. Isto pode incluir uma alimentação líquida na primeira semana após a cirurgia.

Serão necessários também cuidados acrescidos na higiene oral, lavando os dentes com uma escova própria de criança e desinfetando a boca regularmente com elixires.

É importante seguir as instruções pós-operatórias do cirurgião para garantir uma recuperação segura e eficaz.

Para se determinar o orçamento para o procedimento, é necessária uma avaliação concreta do problema do paciente e respetiva forma e técnica a usar, o que irá influenciar diretamente o valor da cirurgia.

Agende uma consulta para obter um orçamento e esclarecer todas as suas dúvidas.

Marque já a sua consulta!

Pedido de Informação

  • Quer saber mais informações sobre este tratamento?
  • Deseja conhecer a Living Clinic?
  • Quer a opinião da nossa equipa?
  • Deseja marcar uma consulta?