...

Preenchimento de Olheiras com Ácido Hialurónico

Publicado a:

» Voltar ao Blog

Índice

As olheiras, quando não têm origem genética, podem ser um sinal revelador de cansaço e stress, e, para muitos, uma preocupação estética constante.

Neste artigo, exploramos como o preenchimento de olheiras com ácido hialurónico pode rejuvenescer o olhar e reduzir os círculos negros e profundos em torno dos olhos.

 

Tipos de olheiras

As olheiras podem ser classificadas em pigmentares, vasculares e anatómicas. Cada tipo de olheiras tem características distintas e, consequentemente, abordagens diferentes de tratamento. Frequentemente, ocorre a combinação dos diferentes tipos de olheiras, o que exigirá um tratamento mais amplo.

 

Olheiras vasculares

As olheiras vasculares apresentam uma coloração azulada ou arroxeada, devido à transparência da pele que permite visualizar os vasos sanguíneos subjacentes. Por vezes aparentam algum inchaço, devido à retenção de líquido na região ocular.

Olheiras melânicas / pigmentares

As olheiras pigmentares são caracterizadas por uma hiperpigmentação subocular, com uma tonalidade mais escura do que a pele circundante, frequentemente relacionada com questões genéticas ou etnias específicas. Fatores hormonais e exposição excessiva ao sol também podem ser causas do excesso de melanina à volta dos olhos.

 

Olheiras anatómicas

As olheiras anatómicas são olheiras profundas, geralmente resultado da perda de volume na região infraocular, sendo caracterizadas por uma depressão nessa região e uma sombra escura que pode dar a impressão de fadiga.

 

Para que tipo de olheiras é indicado o preenchimento com ácido hialurónico?

O preenchimento é particularmente eficaz para olheiras anatómicas, onde a perda de volume e depressão na parte inferior dos olhos são os principais sintomas. O ácido hialurónico irá ajudar a dar volume e a clarear esta região.

 

Quais as causas das olheiras?

As olheiras podem ser causadas por uma variedade de fatores, incluindo predisposição genética, envelhecimento (redução de colagénio e elastina), falta de sono, desidratação, stress, má circulação, alergias ou outras patologias. O tabaco e o álcool podem também agravar a aparência das olheiras.

 

Como reduzir as olheiras?

A redução das olheiras pode ser abordada de várias formas. Ajustes no estilo de vida, como melhorar o sono, aumentar a ingestão de água e reduzir o consumo de álcool, podem eventualmente ajudar. Tratamentos tópicos com cremes contendo vitamina C, retinol ou peptídeos podem melhorar a qualidade da pele e a circulação. No entanto, para uma solução eficaz e duradoura, procedimentos estéticos como o preenchimento com ácido hialurónico ou o laser CO2 fracionado são recomendados.

 

Em que consiste o preenchimento de olheiras?

O preenchimento de olheiras com ácido hialurónico é um procedimento estético minimamente invasivo, que consiste na injeção de quantidades controladas de ácido hialurónico na região das olheiras.

O ácido hialurónico, uma substância naturalmente presente no organismo, é injetado na região subocular para restaurar o volume perdido e melhorar a qualidade da pele. Este procedimento pode diminuir a aparência das olheiras, suavizando a transição entre a pálpebra inferior e a bochecha.

O ácido hialurónico vai ajudar também a hidratar a pele e tornar a região menos arroxeada.

 

Preenchimento com ácido hialurónico: que resultados esperar

Os pacientes podem esperar ver uma redução significativa na profundidade das olheiras logo após o procedimento. O resultado definitivo aparece após cerca de 2 a 4 semanas do tratamento. Os resultados são muito naturais e podem durar aproximadamente 1 ano, dependendo da resposta individual ao tratamento.

 

O preenchimento das olheiras dói? Existe aplicação de anestesia?

O preenchimento de olheiras pode provocar apenas um pequeno desconforto temporário, mas geralmente é um procedimento muito bem tolerado. A maior parte dos fillers já contêm um anestésico local para reduzir o desconforto durante a injeção.

 

O preenchimento de olheiras com ácido hialurónico é seguro?

O ácido hialurónico é considerado um produto extremamente seguro para utilização em preenchimentos cutâneos. Na Living Clinic, segurança e excelência de resultados são prioridades. Assim, são sempre utilizados produtos de marcas premium e o procedimento é realizado apenas por médicos especialistas na área.

O ácido hialurónico é uma substância naturalmente presente no corpo, conhecida pela sua capacidade em reter água e contribuir para o volume e hidratação da pele. Por ser biocompatível, o risco de alergias ou rejeição pelo organismo é baixo, o que faz deste um dos preenchimentos dérmicos mais seguros e utilizados no mercado global.

Contudo, como qualquer procedimento médico ou estético, há riscos e potenciais efeitos colaterais que devem ser considerados.

 

Efeitos colaterais do preenchimento de olheiras

Alguns efeitos secundários transitórios que podem ocorrer são pequenos hematomas, vermelhidão, inchaço ou dor ligeira que estão relacionados com a injeção.

 

Estudos científicos e Evidências

Há uma quantidade crescente de literatura científica que apoia o uso do ácido hialurónico para a melhoria da aparência das olheiras profundas. Estudos clínicos têm demonstrado melhorias significativas na aparência das olheiras, com alta taxa de satisfação dos pacientes e baixa ocorrência de efeitos secundários. Alguns dos estudos incluem:

Mustak, H, Fiaschetti, D, Goldberg, RA. Filling the periorbital hollows with hyaluronic acid gel: Long-term review of outcomes and complications. J Cosmet Dermatol. 2017; 00: 1–6.

Nanda, S., Bansal, S., & Lakhani, R. (2021). Use of hyaluronic acid fillers in treatment of periorbital melanosis induced by tear trough deformity: anatomical considerations, patient satisfaction, and management of complications. Journal of Cosmetic Dermatology, 20(10), 3181-3189.

Park KY, Kwon HJ, Youn CS, Seo SJ, Kim MN. Treatments of Infra-Orbital Dark Circles by Various Etiologies. Ann Dermatol. 2018 Oct;30(5):522-528. doi: 10.5021/ad.2018.30.5.522. Epub 2018 Aug 28. PMID: 33911473; PMCID: PMC7992473.

 

Que profissional faz o preenchimento de olheiras na Living Clinic?

Na Living Clinic, o preenchimento de olheiras é realizado pela dermatologista ou pelo médico dedicado ao ramo da Medicina Estética.

 

Qual o preço do preenchimento de olheiras?

O valor do tratamento varia consoante o n.º de seringas utilizadas no tratamento. Saiba mais em Injeção de Ácido Hialurónico Preço.

 

Agende uma consulta

Agende uma consulta na Living Clinic e saiba mais sobre o preenchimento de olheiras com ácido hialurónico, bem como se é o tratamento indicado para o seu caso particular.

Responsável pelo tratamento

Dr.ª Paola Halfeld
Dr.ª Paola Halfeld

A Dr.ª Paola Halfeld é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e Mestre em Saúde Pública pela Universidade do Porto. Realizou a sua licenciatura em Medicina na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Posteriormente, fez a sua equivalência do mestrado integrado em medicina pela Universidade do Algarve, com inscrição na Ordem dos Médicos de Portugal em 2020.

É sócia titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia (European Academy of Dermatology and Venereology).

Durante sua formação realizou estágios em instituições de referência como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Fez fellow em dermatologia estética e em tricologia (área da dermatologia que estuda e trata afeções capilares).

Participou de diversos congressos médicos, contribuindo com comunicações científicas como autora principal e co-autora, além de inúmeros cursos e formações nas mais variadas áreas da dermatologia. Recentemente, apresentou seu estudo de mestrado no Congresso Mundial de Dermatologia em Singapura.

Tem especial interesse no tratamento de doenças que afetam o couro cabeludo e cabelos e em dermatologia estética. Tem por prática a realização do exame físico completo para rastreio de cancro da pele em todos os seus pacientes.

Mais info.

Marcar consulta

  • Quer saber mais informações sobre algum tratamento?
  • Deseja conhecer a Living Clinic?
  • Quer a opinião da nossa equipa?
  • Deseja marcar uma consulta?

Marque já a sua consulta!

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.