O resurfacing é um procedimento na área da Medicina Estética que promove a renovação cutânea, contribuindo assim, de forma muito eficaz, para a diminuição de sinais de envelhecimento e outras marcas na pele, como cicatrizes e manchas.
Neste artigo vamos aprofundar todas as principais questões relacionadas com o resurfacing, incluindo para que serve, como funciona e que resultados esperar.
O que é o resurfacing e para que serve?
O resurfacing cutâneo é um procedimento dermatológico avançado que utiliza tecnologia laser para melhorar a textura, tom e aparência geral da pele.
O resurfacing pode ser indicado para suavizar rugas, tornar o tom de pele mais homogéneo (incluindo reduzir a aparência das manchas), atenuar cicatrizes e estrias (principalmente as brancas) e rejuvenescer a pele de uma forma geral.
Como funciona?
O resurfacing é um tratamento médico (dermatológico) que permite fazer uma renovação completa da camada mais superficial da pele.
Desta forma, ocorre a formação de uma pele mais nova e, ao mesmo tempo, a produção de colagénio é estimulada, melhorando assim a flacidez, imperfeições e tonalidade da pele do rosto.
Na Living Clinic, o resurfacing é feito através de tecnologias de laser de precisão, com resultados muito satisfatórios.
Resurfacing a laser
O resurfacing com laser CO2 é uma técnica inovadora na medicina estética que utiliza um laser de dióxido de carbono para remover camadas da pele de forma fracionada.
Os lasers de CO2 fracionados são particularmente vantajosos pela sua capacidade de proporcionar resultados significativos de resurfacing da pele com um menor risco de complicações e rápida recuperação.
Resurfacing Antes e Depois (resultados)
Com este tratamento, é expectável uma pele rejuvenescida, com textura mais lisa e com menos rugas e marcas de expressão.
Somado a isso, a pele fica mais luminosa e com uma coloração mais uniforme, pois o laser trata também manchas e queratoses causadas pelos danos solares.
O laser de CO2 é uma ferramenta eficaz na redução da aparência de cicatrizes e estrias, uma vez que permite remover a epiderme danificada e parte da derme, onde muitas vezes essas marcas se localizam. Além disso, o Laser CO2, através das “microlesões” controladas que provoca na pele, faz com que as células produzam mais colagénio e elastina, duas proteínas vitais para a firmeza e elasticidade da pele. A produção aumentada dessas proteínas ajuda a preencher e a suavizar a pele, reduzindo a profundidade e a visibilidade das cicatrizes e estrias.
Os resultados começam a ser visíveis após 2-3 semanas, havendo melhoria progressiva durante 6 meses.
Cuidados a ter após o tratamento
O principal cuidado a ter após o tratamento é relativo a proteção solar, motivo pelo qual geralmente só se faz o laser de CO2 nos meses de inverno. Além de evitar o sol, é obrigatório o uso de filtro solar e de produtos que estimulem a recuperação da pele, como cremes reparadores. Na consulta prévia ao tratamento, é elaborada uma rotina de skin care individualizada, onde são indicados produtos específicos para se utilizar antes e após o resurfacing.
O resurfacing é realizado por um médico?
Sim. Na Living Clinic, este procedimento é realizado pela Drª Paola Halfeld ou pelo Dr. Diogo Semedo, especializados em Dermatologia e Medicina Estética, respetivamente.
O resurfacing é seguro? Tem efeitos secundários?
Há vários estudos que demonstram a eficácia e segurança do resurfacing através do Laser de CO2 Fracionado, quando realizado por profissionais especializados, como é o caso da Living Clinic.
O Laser CO2 é uma tecnologia normalmente bem tolerada e com efeitos colaterais muito reduzidos. Em alguns casos, como efeito colateral, o tratamento pode resultar em vermelhidão e sensação de “repuxamento”, que tendem a desaparecer em poucas semanas. Como qualquer tratamento a laser há um risco associado de hiperpigmentação pós inflamatória, sendo indicado que se evite a exposição solar no período que sucede o tratamento. É de suma importância que o laser seja realizado por um médico especialista, o qual tomará todas as precauções para a segurança do paciente.
Resurfacing: Antes e Depois
Conheça a paciente que recorreu ao tratamento de Laser CO2 para redução sinais, manchas e outras irregularidades em Laser CO2 Antes e Depois.
Agende uma consulta
Antes de qualquer procedimento estético, o médico irá avaliar o seu caso particular e indicar se este é o tratamento mais adequado. Agende uma consulta para esclarecer todas as suas dúvidas e conhecer o preço.
Responsável pelo tratamento
A Dr.ª Paola Halfeld é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e Mestre em Saúde Pública pela Universidade do Porto. Realizou a sua licenciatura em Medicina na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Posteriormente, fez a sua equivalência do mestrado integrado em medicina pela Universidade do Algarve, com inscrição na Ordem dos Médicos de Portugal em 2020.
É sócia titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia (European Academy of Dermatology and Venereology).
Durante sua formação realizou estágios em instituições de referência como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Fez fellow em dermatologia estética e em tricologia (área da dermatologia que estuda e trata afeções capilares).
Participou de diversos congressos médicos, contribuindo com comunicações científicas como autora principal e co-autora, além de inúmeros cursos e formações nas mais variadas áreas da dermatologia. Recentemente, apresentou seu estudo de mestrado no Congresso Mundial de Dermatologia em Singapura.
Tem especial interesse no tratamento de doenças que afetam o couro cabeludo e cabelos e em dermatologia estética. Tem por prática a realização do exame físico completo para rastreio de cancro da pele em todos os seus pacientes.
Marcar consulta
- Quer saber mais informações sobre algum tratamento?
- Deseja conhecer a Living Clinic?
- Quer a opinião da nossa equipa?
- Deseja marcar uma consulta?