Embora os graus de celulite variem em severidade, com o grau 1 a ser caracterizado por depressões ligeiras e o grau 4 a envolver irregularidades mais profundas e extensas, existem vários tratamentos para a celulite capazes de melhorar a aparência da pele.
Um dos tratamentos mais recomendados para casos de celulite é a subcisão, particularmente adequada para celulite grau 2 (com um número de depressões relativamente reduzida), mas que pode também ser utilizada em graus mais avançados, como o grau 3 e, em alguns casos, o grau 4, quando combinada com bioestimuladores de colagénio. No entanto, naturalmente, que quanto maior o grau de celulite, menos eficaz poderá ser o tratamento e mais sessões serão necessárias para alcançar bons resultados.
Cada caso é um caso e, por isso, se procura um tratamento eficaz para a sua celulite, recomendamos agendar uma avaliação personalizada na Living Clinic.
O que é a Subcisão de Celulite?
A subcisão (ou subcision) é uma técnica minimamente invasiva (pequena cirurgia) utilizada para tratar as traves fibrosas que “puxam” a pele para baixo, criando os famosos furinhos e ondulações da celulite. Durante o procedimento, a médica (que no caso da Living Clinic, será a Dr.ª Paola Halfeld) utiliza uma pequena agulha especial para cortar estas traves fibrosas, libertando a pele e permitindo que ela se nivele novamente.
A subcisão é especialmente eficaz para celulite grau 2, onde as depressões são poucas e moderadas. No entanto, também pode ser usada para tratar celulite grau 3 e, em menor escala, o grau 4. Em qualquer caso, a subcisão pode ser combinada com bioestimuladores de colagénio para potenciar os resultados.
Subcisão com Bioestimuladores: A Combinação Ideal
No caso da celulite grau 2, a subcisão pode ser suficiente para alcançar os resultados desejados (dependendo do caso).
No entanto, para graus 3 e 4 de celulite, a subcisão por si só pode não ser suficiente para alcançar os melhores resultados. É por isso que normalmente recomendamos a combinação da subcisão com a injeção de bioestimuladores de colagénio no mesmo momento. Estes bioestimuladores, quando injetados após o rompimento das traves fibrosas, têm a função de estimular a produção natural de colagénio na pele. Isto ajuda a preencher as depressões causadas pela celulite, melhora a firmeza e elasticidade da pele e contribui para um resultado mais duradouro.
A combinação de subcisão e bioestimuladores é particularmente eficaz para graus mais avançados de celulite, onde serão sempre necessárias várias sessões para alcançar resultados satisfatórios (a definir de forma personalizada). No caso da celulite grau 4, devido à profundidade e extensão das depressões, serão necessárias múltiplas sessões para se atingir os efeitos desejados. Alternativamente, para o grau mais elevado de celulite, existe o tratamento cirúrgico, realizado em bloco operatório pelo Dr. Francisco Martins de Carvalho.
Como é realizada a subcisão?
O procedimento de subcisão com ou sem bioestimuladores é realizado num dos consultórios da Living Clinic e segue geralmente os seguintes passos:
- Avaliação da área: A médica faz uma análise cuidadosa das áreas afetadas pela celulite para determinar os pontos exatos onde as traves fibrosas estão a causar as depressões;
- Anestesia Local: Para garantir o conforto do paciente, é aplicada anestesia local nas áreas a serem tratadas;
- Subcisão: A médica utiliza uma agulha especial para cortar as traves fibrosas que retraem a pele e causam os “furinhos”. Este processo liberta a pele, que tende a alisar naturalmente;
- Injeção de Bioestimuladores: Em casos mais avançados de celulite, a médica injetará bioestimuladores logo após a subcisão. Estes produtos ajudam a estimular a produção de colagénio na área tratada, proporcionando uma pele mais firme e lisa ao longo do tempo;
- Recuperação: Após o procedimento, podem surgir alguns hematomas e inchaço, mas estes efeitos são temporários. A recuperação é rápida, e o paciente pode retomar as suas atividades normais em poucos dias (cerca de 2 dias), seguindo as recomendações da médica.
Resultados e Número de Sessões Necessárias
Os resultados da subcisão são progressivos e os pacientes podem começar a notar melhorias logo após a primeira sessão, principalmente quando associado a tecnologias de radiofrequência (EMTONE, por exemplo). No entanto, para graus mais severos de celulite, será necessário realizar várias sessões para alcançar os resultados pretendidos. O número de sessões depende da gravidade da celulite, da combinação ou não com bioestimuladores e da resposta do paciente ao tratamento.
Quem deve optar por este tratamento?
A subcisão é indicada para pessoas que desejam tratar a celulite de forma eficaz, especialmente em casos de celulite grau 2 com poucos furinhos. Para quem sofre de celulite grau 3 ou 4, a combinação de subcisão com bioestimuladores é uma das opções mais eficazes e recomendadas, mas existem outras que deverão também ser avaliadas, juntamente com os especialistas da Living Clinic.
Se procura melhorar a aparência da sua pele, agende uma consulta na Living Clinic para avaliar o seu caso e descobrir a melhor abordagem para o seu tipo de celulite. Com a combinação certa de tratamentos, é possível recuperar uma pele mais lisa, firme e uniforme.
Responsável pelo tratamento
A Dr.ª Paola Halfeld é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e Mestre em Saúde Pública pela Universidade do Porto. Realizou a sua licenciatura em Medicina na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Posteriormente, fez a sua equivalência do mestrado integrado em medicina pela Universidade do Algarve, com inscrição na Ordem dos Médicos de Portugal em 2020.
É sócia titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia (European Academy of Dermatology and Venereology).
Durante sua formação realizou estágios em instituições de referência como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Fez fellow em dermatologia estética e em tricologia (área da dermatologia que estuda e trata afeções capilares).
Participou de diversos congressos médicos, contribuindo com comunicações científicas como autora principal e co-autora, além de inúmeros cursos e formações nas mais variadas áreas da dermatologia. Recentemente, apresentou seu estudo de mestrado no Congresso Mundial de Dermatologia em Singapura.
Tem especial interesse no tratamento de doenças que afetam o couro cabeludo e cabelos e em dermatologia estética. Tem por prática a realização do exame físico completo para rastreio de cancro da pele em todos os seus pacientes.
Marcar uma consulta
- Quer saber mais informações sobre algum tratamento?
- Deseja conhecer a Living Clinic?
- Quer a opinião da nossa equipa?
- Deseja marcar uma consulta?