Mamoplastia de Aumento (Implantes)
Informações Práticas
Cirurgia Plástica
- Aumentar tamanho da mama;
- Correção de assimetria mamária.
Cerca de 2 horas.
Anestesia Geral
Regime de ambulatório ou internamento, conforme a indicação do Cirurgião.
1 a 3 semanas
O que é a Mamoplastia de Aumento?
A mamoplastia de aumento, implantes mamários ou aumento mamário são designações para a cirurgia mamária que tem como objetivo aumentar o volume da mama e melhorar a sua forma e simetria, através da colocação de implantes mamários (próteses de silicone).
Como é feita?
A mamoplastia de aumento é uma técnica cirúrgica que consiste na implantação de uma prótese mamária por baixo da glândula mamária, por baixo da fáscia do músculo peitoral ou parcialmente por baixo do músculo peitoral. O cirurgião decide qual o local de implantação mais adequado, tendo em conta a anatomia e o volume da mama existente.
Para isso, é feita uma pequena incisão na aréola mamária ou na prega por baixo da mama ou no sulco da axila.
Depois de colocado o implante mamário, podem ou não ter de se aplicar drenos. No final da cirurgia, é colocado um sutiã compressivo.
O aumento mamário é feito com anestesia geral, tendo a duração de aproximadamente 2 horas. Pode ser feita em regime de ambulatório ou com uma noite de internamento, conforme a indicação do Cirurgião.
A quem se destina esta cirurgia?
O mais comum é a mamoplastia de aumento ser realizada em pessoas com peito pequeno que pretendem aumentar o seu volume por questões estéticas.
Este tipo de mamoplastia é também indicada para as mulheres com mamas assimétricas ou que tenham sofrido diminuição acentuada do tamanho de uma ou de ambas as mamas, devido ao pós-gravidez ou a uma perda significativa de peso (por exemplo).
Além disso, os implantes mamários podem ser a solução para as mulheres com mamas descaídas ou mama tuberosa.
Resultados Esperados
Após o aumento mamário, pretende-se obter mamas mais volumosas, mas sempre em harmonia e equilíbrio com a estrutura física da paciente. Os resultados esperados são, por isso, os mais naturais possíveis.
Geralmente, os resultados são notórios logo após a cirurgia, embora nesse momento as mamas ainda se possam encontrar um pouco inchadas. Portanto, costuma considerar-se que os resultados finais e definitivos só são visíveis 6 a 9 meses após a intervenção cirúrgica.
Antes e Depois da Mamoplastia de Aumento
Pós-operatório e Recuperação da Mamoplastia de Aumento
Geralmente, após 24 a 48 horas da alta hospitalar, a paciente deve regressar à clínica para remoção de drenos, após vigilância diária pelo Cirurgião. Por sua recomendação, poderá também realizar a primeira drenagem linfática.
No período pós-operatório, é fundamental a utilização de um sutiã compressivo. O sutiã de compressão deve ser usado de dia e de noite, pelo período de 6 a 8 semanas.
As drenagens poderão ser feitas 2 vezes por semana.
Todos os cuidados com a cicatriz serão detalhadamente explicados pelo cirurgião.
O período de inatividade varia em função do tipo de cirurgia realizado (técnica utilizada) e do tipo de atividade da paciente. Durante o primeiro mês, não se deve fazer exercícios violentos, nem pegar em pesos. A atividade laboral pode ser retomada passados, em média, 10 dias sobre a operação, dependendo sempre do tipo de trabalho realizado.
Embora os implantes não aumentem o risco de surgir qualquer patologia mamária, após fazer uma mamoplastia de aumento, recomenda-se a realização de vigilância anual.
Como é a cicatriz da Mamoplastia de Aumento?
Como qualquer cirurgia, a mamoplastia de aumento também deixará cicatrizes.
A incisão pode ser peri-areolar (à volta da aréola), infra-mamária (sulco da mama) e axilar (incisão transversal na axila).
Na maioria dos casos, as cicatrizes da mamoplastia de aumento ficam discretas e bem posicionadas para se tornarem pouco visíveis com o tempo.
- Inframamária: a cicatriz fica no sulco da mama, geralmente escondida pela própria mama.
- Periareolar: a cicatriz fica, geralmente, camuflada na transição entre a pele da aréola e da mama.
- Axilar: a cicatriz fica na dobra natural da axila, afastada da mama.
Perguntas Frequentes
Qual o tipo de anestesia utilizada?
A cirurgia da mamoplastia de aumento é geralmente realizada sob o efeito de anestesia geral.
Quanto tempo dura a mamoplastia?
Geralmente, a mamoplastia de aumento demora até 2h.
Qual o tempo de internamento?
A cirurgia pode ser feita em regime de ambulatório ou com uma noite de internamento, em função da recomendação do Cirurgião.
O peso das próteses pode provocar a queda do peito?
Não, desde que o tamanho das próteses seja adequado à estrutura física do paciente. Daí ser muito importante ter em conta as recomendações do cirurgião e optar por próteses ajustadas ao corpo.
Depois da colocação das próteses é possível amamentar?
Sim. A colocação de implantes mamários por cima ou por baixo do músculo geralmente não interfere com os canais galactóforos. Logo, o mais provável é que mantenha a capacidade de amamentação.
Quanto tempo duram as próteses mamárias? São definitivas?
Atualmente, as próteses mamárias utilizadas são de alta qualidade e muito resistentes. Uma das particularidades principais é o seu revestimento que reduz a probabilidade de contratura capsular (formação de tecido endurecido ao redor do implante).
No entanto, há sempre necessidade de manter vigilância para este e outros riscos.
Logo, a sua durabilidade exata é sempre difícil de pré-determinar. A marca de próteses selecionada pelo Cirurgião oferece garantia vitalícia em caso de rotura e de 10 anos em caso de contratura capsular.
Quais são as contraindicações?
A mamoplastia de aumento está contraindicada em situações como:
- redução do fluxo sanguíneo mamário;
- problemas no sistema imunitário, na coagulação sanguínea e na cicatrização;
- patologias cardiovasculares ou endócrinas, associadas a risco cirúrgico.
Além disso, esta cirurgia não deve ser realizada em grávidas, mulheres no pós-parto ou lactantes.
Quais são os riscos da mamoplastia de aumento?
Como em qualquer cirurgia, também na mamoplastia de aumento existem alguns riscos, apesar de raros, como é o caso de:
- Infeção;
- Contratura capsular;
- Rutura do implante;
- Hematoma;
- Seroma;
- Alterações de sensibilidade no mamilo;
- Cicatrizes inestéticas;
- Assimetria;
- Entre outros, detalhadamente explicados em consultas pré-operatórias.
A mamoplastia de aumento é indicada para mamas descaídas?
Sim. Quem tem mamas descaídas, devido à flacidez mamária e à perda de volume, pode beneficiar da mamoplastia de aumento para solucionar este problema, conseguindo aumentar o volume das mamas e melhorar a sua forma.
Qual a marca das próteses usadas na Living Clinic?
Na Living Clinic, usamos próteses de silicone da marca Mentor, reconhecida pela sua qualidade e segurança.
Esta marca, selecionada pelo Cirurgião Plástico da Living Clinic, oferece garantia vitalícia em caso de rotura e de 10 anos em caso de contratura capsular.
Que tipos de implantes mamários existem?
Existem 2 tipos de implante mamário: redondo e anatómico (em forma de “gota”). Poderá optar por qualquer um deles, de acordo com a sua preferência.
Que fatores que podem influenciar o custo da mamoplastia de aumento na Living Clinic?
Como referido inicialmente, embora o valor médio na Living Clinic para a cirurgia de implantes mamários seja de 4000€, existem algumas variáveis que podem alterar o preço final, nomeadamente:
- Tipo de implante mamário: Os implantes podem ser redondos ou anatómicos (em “gota”), sendo que a prótese anatómica tem um valor superior devido à sua tecnologia de fabrico e ao seu design, que proporciona um contorno mais suave;
- Tempo de internamento: Na grande maioria dos casos, o internamento é de 1 dia, mas pode variar, por indicação médica. O valor médio mencionado considera 1 dia de internamento.
Quais as facilidades de pagamento na Living Clinic?
Na Living Clinic, disponibilizamos opções de financiamento (financiamento sem juros até 12 meses), permitindo que faça a sua cirurgia de forma mais acessível e sem comprometer a qualidade da cirurgia e do acompanhamento.
Porque escolher a Living Clinic para a realização da mamoplastia de aumento?
Na Living Clinic contamos com uma equipa médica com vários anos de experiência e expertise em cirurgia da mama, que prezam a segurança, profissionalismo, satisfação e proximidade com os seus pacientes.
Uma preocupação também muito comum é a obtenção de resultados naturais que respeitem a anatomia e as proporções corporais de cada paciente. Por isso, realizamos uma avaliação personalizada para compreender os objetivos estéticos e selecionar o tipo e tamanho de implante mais adequado. Pretendemos garantir um contorno harmonioso e natural, que resultem em seios proporcionais e equilibrados.
A recuperação é também um dos aspetos mais importantes da mamoplastia de aumento e frequentemente alvo de preocupação por parte das pacientes. Na Living Clinic, temos uma preocupação constante com a recuperação dos nossos pacientes. As técnicas que utilizamos e a forma como realizamos a cirurgia são cuidadosamente pensadas para minimizar o tempo de recuperação e garantir o melhor resultado estético possível. Privilegiamos abordagens menos invasivas, sempre que possível, e recorremos a técnicas avançadas para reduzir o impacto do procedimento no corpo, visando cicatrizes discretas e uma recuperação mais rápida e confortável.
A Living Clinic destaca-se pelo acompanhamento excecional oferecido a cada paciente no pós-operatório. O cirurgião plástico da Living Clinic, Dr. Francisco Martins de Carvalho, garante um seguimento próximo e individualizado, com consultas de revisão regulares, adaptadas às necessidades específicas de cada caso, para que se sinta segura em todas as fases do processo.
Cirurgião Plástico da Living Clinic
[Ordem dos Médicos 53318]
O Dr. Francisco Martins de Carvalho é Especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética. Realizou a sua licenciatura em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e o Internato de Formação Específica em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética decorreu no Hospital de São José (Lisboa) e no Hospital de São João (Porto).
Realizou diversos estágios, nomedamente de Cirurgia Oncológica da Cabeça e Pescoço no Instituto Português de Oncologia – Porto e um fellowship de Cirurgia da Mão, organizado pela Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão. Realizou também estágios internacionais em Cirurgia Estética, Reconstrução Mamária e Linfedema na Clínica Planas – Barcelona, no Hospital Universitário de Bruxelas e na Clínica Villa Sant’Apollonia – Bergamo, tendo contactado com referências na Cirurgia Plástica como o Dr. Jaume Masià, Dr. Moustapha Hamdi e Dr. Enrico Robotti.
Atualmente exerce a sua actividade no Hospital de São João – Porto, sendo também Docente Convidado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
No campo da cirurgia estética, tem especial interesse por cirurgia estética da face, cirurgia estética da mama, cirurgia de contorno corporal e cirurgia íntima feminina.
Qual o Preço da Mamoplastia de Aumento?
Na Living Clinic, o preço médio da mamoplastia de aumento é de 4000€, podendo variar ligeiramente consoante o tipo de implante mamário (redondo vs. anatómico – em forma de “gota”) e a necessidade de internamento.
Mesmo que haja internamento (que ocorre na grande maioria dos casos) e a prótese mamária escolhida seja a de preço mais elevado, o valor total da cirurgia não tende a ultrapassar os 4500€.
Este preço inclui todos os materiais, honorários e serviços necessários à realização da cirurgia, incluindo implantes mamários da marca Mentor, honorários médicos de toda a equipa cirúrgica, aluguer de bloco operatório e internamento (habitualmente de 1 dia), bem como acompanhamento pós-operatório, incluindo a primeira drenagem linfática.
Opções de financiamento: Na Living Clinic, queremos garantir que todas as pacientes tenham acesso ao tratamento que desejam. Por isso, disponibilizamos opções de financiamento (financiamento sem juros até 12 meses), permitindo que faça a sua cirurgia de forma mais acessível e sem comprometer a qualidade da cirurgia e do acompanhamento.
Testemunhos de Cirurgia Plástica da Living Clinic
“Dr. Francisco Carvalho sem dúvida o melhor Cirurgião Plástico com um futuro muito promissor pela frente. A sua dedicação, responsabilidade, profissionalismo, preocupação com o paciente, sensibilidade e humildade já não existe. Recomendo fortemente. Obrigada Dr. Francisco e toda a equipa por tudo. Mas em particular ao Dr. Francisco Carvalho. Aconselho este Cirurgião Plástico a todas […]
“Dos melhores cirurgiões, agradeço imenso o excelente trabalho que fez comigo! Perfeccionista!! Não podia estar mais satisfeita com o resultado! Obrigada dr. Francisco Carvalho!”
“I had a gynocomastia surgery about two weeks ago, performed by Dr. Carvalho. The surgery went exactly as he outlined during the consultation. The process was very smooth and painless. Even though it’s only been two weeks, it feels like I never had surgery, and the result is truly flawless. Dr. Carvalho provided very detailed […]
“Médico muito atencioso, recepcionista muito prestável e simpática. Ambiente acolhedor e agradável.”
“O Dr. Francisco Martins De Carvalho não esquece o mais pequeno detalhe. Procura a perfeição e encontra-a. Um talento único e sublime. Acordei com o corpo de uma adolescente (tenho 41). Obrigado por me fazer sorrir”
ONDE FAZER
Onde fazer a Mamoplastia de Aumento no Porto?
Faça a sua Mamoplastia de Aumento na Living Clinic com a máxima segurança e resultados naturais! Estamos na Av. da Boavista 117 6º, Sala 607, 4050-115 Porto, Portugal.
Agende uma consulta com o cirurgião plástico para ouvir a sua recomendação para o seu caso particular e esclarecer todas as suas dúvidas.