Os 2 melhores tratamentos para clarear as axilas escuras

Publicado a:

» Voltar ao Blog

Índice

Há tratamentos específicos para clarear as axilas escuras. Se sofre deste problema, saiba como resolvê-lo e quais os procedimentos mais adequados, segundo a dermatologista da Living Clinic.

Clarear as axilas escuras é, cada vez mais, um tratamento muito procurado com o objetivo de branquear esta zona do corpo. Muitas pessoas sentem-se inseguras e pouco confiantes com o aspeto das suas axilas, acabando por tentar escondê-la a todo custo. No entanto, já há solução para tal e, por isso, já não há motivo para disfarçar as axilas escuras. 

Basicamente, os tratamentos destinados a clarear as axilas podem ter dois mecanismos de ação: o primeiro com o uso de agentes despigmentantes, e o segundo, através de métodos que afinam a pele desta zona, com a remoção das camadas superficiais da pele, que são mais espessas e que têm mais pigmentação. Como resultado, obter-se-á uma pele mais clara, firme e jovem. A escolha do método dependerá do que está a causar o escurecimento das axilas.

Portanto, caso sofra desta condição, perceba como pode devolver às suas axilas um tom mais claro e deixar de as esconder, optando por procedimentos estéticos simples e seguros.

 

Por que é que as axilas ficam escuras?

Há várias razões que podem ajudar a explicar o porquê das axilas ficarem escuras. Geralmente, este escurecimento tem sempre por base um processo inflamatório que, posteriormente, culmina no aparecimento da pigmentação escura.

Entre as causas possíveis para esta condição estão: 

  • Pré-disposição genética;
  • Depilação feita com cera quente ou lâmina, o que pode agredir e irritar a pele;
  • Foliculite, devido aos pêlos encravados;  
  • Obesidade e/ou diabetes descompensada, associada a uma produção exagerada de insulina;
  • Desodorizantes com grande concentração de álcool e alumínio;
  • Exposição solar excessiva;
  • Fungos e bactérias.

 

Como evitar manchas nas axilas?

Além de recorrer a métodos para clarear as axilas escuras, existem comportamentos preventivos que ajudam a evitar o aparecimento de axilas escuras. Dentre esses comportamentos preventivos estão:

  • Depilação a laser – este método depilatório reduz o risco de inflamações na pele, causadas pela cera ou pela lâmina;
  • Controlo da sudorese das axilas com o uso da toxina botulínica – de forma a não precisar usar desodorizantes antiperspirantes;
  • Desodorizantes sem álcool e alumínio – prefira desodorizantes sem estes componentes, que sejam hidratantes e indicados para peles delicadas e sensíveis;
  • Roupas confortáveis – não use roupas muito justas, sobretudo nas mangas. Privilegie roupas de algodão.

 

Quais os tratamentos mais indicados para clarear as axilas?

Há vários tratamentos disponíveis para tratar as manchas na pele, nomeadamente as axilas escuras. A escolha do tratamento mais indicado para cada caso deve sempre ser ponderada numa consulta prévia com um dermatologista.

Entre os tratamentos indicados para resolver as manchas nas axilas estão o peeling químico e os tratamentos clínico-farmacológicos.

Peeling Químico

O peeling químico consiste na aplicação de um ácido numa determinada zona da pele, o qual é capaz de remover as camadas superficiais da derme, originando uma zona mais uniforme e rejuvenescida. Este processo de esfoliação química ajuda a eliminar as manchas da pele, neste caso as manchas escuras das axilas. No peeling químico, podem ser usados vários agentes, como por exemplo, retinóides e alfa hidroxiácidos.

Para resolver o problema das axilas escuras, costuma ser necessário realizar um número variável de sessões, embora normalmente sejam aconselhadas pelo menos 3. Cada sessão dura cerca de 30 minutos. Passada duas a três semanas, é expectável começar a ver os primeiros resultados.

Este é um procedimento completamente indolor, que apenas pode causar algum calor ou ardor local. Para garantir que a recuperação decorre da melhor maneira, importa ter alguns cuidados, nomeadamente:

  • Hidratar bem e regularmente a pele;
  • Evitar a exposição solar após o tratamento;
  • Não traumatizar a pele;
  • Apenas aplicar os dermocosméticos indicados pela médica durante o período de recuperação da pele, cerca de 2 a 3 semanas.

Tratamentos clínico-farmacológicos

Durante a consulta médica, a dermatologista irá investigar e diagnosticar a causa do escurecimento das axilas. Nos casos em que há uma importante correlação com o uso de desodorizantes, pode-se lançar mão de tratamentos que visem controlar a sudorese desta área. Neste sentido, o principal tratamento é a aplicação da toxina botulínica. É um tratamento extremamente eficaz, com resultados que duram de 9 a 12 meses.

Existem ainda outros tratamentos para clarear as axilas como é o caso dos dermocosméticos clareadores, que já vendem prontos nas farmácias, e dos medicamentos manipulados formulados pela dermatologista consoante o tipo de pele e a causa da hiperidrose.

Normalmente os produtos indicados para tratar as axilas escuras recorrem a substâncias como hidroquinona, alfa hidroxiácidos, vitamina C, ácido kójico e outros, pois todos estes compostos têm uma ação clareadora.

Além disso, os produtos clareadores costumam conter agentes anti-oxidantes e com ação anti-inflamatória, e apresentar a forma de loção, creme ou gel. 

A eficácia destes tratamentos vai sempre depender de alguns fatores, nomeadamente do grau de hiperpigmentação, da cor da pele, da causa das manchas e da exposição solar. 

 

Agende uma consulta com a dermatologista

Se pretende clarear as axilas escuras, não hesite em contactar a Living Clinic. Não adie mais a resolução deste problema e exiba as suas axilas sem receios ou pudores. Com procedimentos muito simples e seguros, realizados pela dermatologista da clínica, é possível ter umas axilas claras e bonitas que não causam qualquer constrangimento.

Após a realização destes procedimentos estéticos, não se esqueça que deve continuar a tomar algumas precauções, de modo a prevenir o reaparecimento das manchas escuras nas axilas.

Responsável pelos tratamentos

Dr.ª Paola Halfeld
Dr.ª Paola Halfeld

A Dr.ª Paola Halfeld é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e Mestre em Saúde Pública pela Universidade do Porto. Realizou a sua licenciatura em Medicina na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Posteriormente, fez a sua equivalência do mestrado integrado em medicina pela Universidade do Algarve, com inscrição na Ordem dos Médicos de Portugal em 2020.

É sócia titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia (European Academy of Dermatology and Venereology).

Durante sua formação realizou estágios em instituições de referência como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Fez fellow em dermatologia estética e em tricologia (área da dermatologia que estuda e trata afeções capilares).

Participou de diversos congressos médicos, contribuindo com comunicações científicas como autora principal e co-autora, além de inúmeros cursos e formações nas mais variadas áreas da dermatologia. Recentemente, apresentou seu estudo de mestrado no Congresso Mundial de Dermatologia em Singapura.

Tem especial interesse no tratamento de doenças que afetam o couro cabeludo e cabelos e em dermatologia estética. Tem por prática a realização do exame físico completo para rastreio de cancro da pele em todos os seus pacientes.

Mais info.

Marcar consulta

  • Quer saber mais informações sobre algum tratamento?
  • Deseja conhecer a Living Clinic?
  • Quer a opinião da nossa equipa?
  • Deseja marcar uma consulta?

Marque já a sua consulta!