Lipofilling: como é feito e em que partes de corpo

Publicado a:

» Voltar ao Blog

Índice

O que é o Lipofilling

O Lipofilling, ou lipoescultura, é uma técnica que permite dar volume a certas zonas do corpo e melhorar o contorno corporal mediante a utilização de gordura própria do paciente como material de preenchimento.

Esta técnica, usada há mais de 20 anos, apresenta excelentes resultados estéticos e reparadores, estáveis e duradouros. A gordura do próprio paciente é o melhor material de preenchimento e o menos nocivo para o organismo.

A utilização de materiais sintéticos pode ocasionar rejeições / reação de corpo estranho e terem de ser removidos. Não há risco de isso acontecer com enxertos de gordura.

Lipofilling após Lipoaspiração: como funciona

Para se obter gordura para depois se implantar no corpo, tem de se lipoaspirar as zonas dadoras (barriga, coxas, flancos ou outras).

Na lipoaspiração, feita sob anestesia geral, é utilizada uma cânula fina ligada a um dispositivo de aspiração com um recipiente que vai separar a “gordura pura” dos restantes componentes não necessários para o Lipofilling.

Através de incisões mínimas, essa gordura pura obtida vai ser infiltrada com uma microcânula nas zonas a tratar.

Esta intervenção é feita de forma subcutânea ou intramuscular, para evitar que a gordura seja absorvida pelo organismo e, assim, proporcionar resultados duradouros.

Geralmente bastará apenas uma sessão de tratamento para se obter o resultado desejado.

Em que zonas do corpo pode fazer lipofilling?

O lipofilling pode ser realizado em várias áreas do corpo. Os mais frequentes são:

Lipofilling mamário

O lipofilling mamário é uma opção para mulheres que desejam aumentar o tamanho (mamoplastia de aumento) ou melhorar a forma das mamas de forma mais natural, sem o uso de implantes.

Lipofilling nos glúteos

O lipofilling nos glúteos, também conhecido como gluteoplastia, é um procedimento popular para melhorar o contorno e aumentar o volume dos glúteos. É uma alternativa à cirurgia de implantes com materiais artificiais (como silicone, ácido hialurónico, etc), proporcionando resultados mais naturais.

Lipofilling no rosto

O lipofilling facial (rosto e/ou pescoço) é uma técnica popular para restaurar o volume perdido e melhorar a aparência geral do rosto. Pode ser usado para preencher sulcos, rugas, linhas de expressão e para adicionar volume aos lábios e maçãs do rosto.

É possível realizar os enxertos de gordura noutras zonas do corpo. Marque uma consulta na Living Clinic para esclarecer todas as suas dúvidas.

Pós operatório e tempo de recuperação

Existirá sempre, na zona implantada, um edema residual que pode demorar vários dias a desaparecer. No entanto, poderá haver retoma da vida normal em 4-5 dias e, exercício físico e exposição solar, ao fim de 1 mês.

Poderão também surgir equimoses na zona dadora.

Quem pode fazer (contraindicações)

Não existem contraindicações específicas, salvo nos casos em que o aspeto de saúde geral não favoreça uma intervenção cirúrgica ou em que o corpo não tenha gordura suficiente nas zonas dadoras.

É necessário internamento?

Em alguns casos sim, sobretudo quando conjugado com outros procedimentos.

Cuidados a ter após o Lipofilling

Após o lipofilling, é essencial seguir cuidados adequados para garantir uma recuperação suave e maximizar os resultados obtidos. Aqui estão algumas orientações importantes a serem seguidas:

  • Repouso e Recuperação: É recomendado descansar e evitar atividades físicas durante o primeiro mês após o procedimento. Isso permite que o corpo recupere adequadamente e minimize o risco de complicações.
  • Compressão: Deverá utilizar uma cinta de compressão na zona dadora durante alguns dias após a intervenção. Isso ajuda a controlar o inchaço, a moldar a área e a otimizar a cicatrização. O médico da Living Clinic dará todas as indicações necessárias.
  • Alimentação e Hidratação: Uma dieta saudável e equilibrada, rica em nutrientes essenciais, pode ajudar na recuperação. Certifique-se que bebe bastante água para se manter hidratado e favorecer a cicatrização.
  • Evite Exposição Solar e Massagens: Evite a exposição direta ao sol na área tratada e evite massagens ou manipulação excessiva na área durante o período de recuperação.

Quem é o especialista responsável pela cirurgia?

O médico responsável pelo Lipofilling na Living Clinic é o Dr. Francisco Martins Carvalho.

Qual o preço do Lipofilling?

O preço do Lipofilling varia com cada intervenção particular, começando nos 2.400€.

Lipofilling: Antes e Depois

lipoescultura antes e depois

Conheça o caso clínico em Lipoaspiração e Lipoescultura Antes e Depois.

Agende uma consulta

Não espere mais para alcançar o corpo dos seus sonhos. Faça um Lipofilling na Living Clinic e descubra o que este procedimento pode fazer pelo seu corpo e autoestima. Agende uma consulta hoje na nossa clínica de Cirurgia Plástica no Porto!

Responsável pelo tratamento

Dr. Francisco Martins de Carvalho
Dr. Francisco Martins de Carvalho

O Dr. Francisco Martins de Carvalho é especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética. Realizou a sua licenciatura em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e o Internato de Formação Específica em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética decorreu no Hospital de São José (Lisboa) e no Hospital de São João (Porto).

Atualmente exerce a sua actividade no Hospital de São João – Porto, sendo também Docente Convidado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

No campo da cirurgia estética, tem especial interesse por cirurgia estética da face, cirurgia estética da mama, cirurgia de contorno corporal e cirurgia íntima feminina.

Mais info.

Marcar uma consulta

  • Quer saber mais informações sobre algum tratamento?
  • Deseja conhecer a Living Clinic?
  • Quer a opinião da nossa equipa?
  • Deseja marcar uma consulta?

Marque já a sua consulta!