Medicina Antiaging: Uma Abordagem Moderna para o Envelhecimento Saudável

Publicado a:

» Voltar ao Blog

Índice

O envelhecimento é um processo natural e devemos abraçá-lo como sinónimo de evolução, maturidade e crescimento pessoal. É, por isso, importante envelhecer de forma harmoniosa e com qualidade.

A medicina antiaging ou medicina antienvelhecimento é uma abordagem científica que nos permite ajudar homens e mulheres a envelhecer de forma bonita, elegante e com qualidade.

O processo de envelhecimento varia de pessoa para pessoa. Contudo, há alguns pilares comuns que permitem harmonizar e tornar a inevitabilidade do avanço da idade uma experiência positiva. Vamos descobri-los juntos.

Principais bases da medicina antiaging

Equilíbrio Hormonal

Geralmente, a partir dos 30 anos, os níveis hormonais começam a baixar, iniciando-se o processo de envelhecimento.

Quer homens, quer mulheres, necessitam de um equilíbrio hormonal, pois as hormonas desempenham uma função que é complementar entre elas e são imprescindíveis à manutenção de um estado de saúde saudável.

Alguns sinais de que os níveis hormonais podem estar desequilibrados podem incluir:

  • Diminuição da libido;
  • Menor energia;
  • Aumento da gordura corporal;
  • Fragilidade óssea;
  • Osteoporose;
  • Flacidez da pele e outros tecidos;
  • Queda de cabelos;
  • Unhas frágeis;
  • Perda de memória;
  • Alterações cardiovasculares;
  • Perturbações do sono.

 

E ainda existem muitos outros sinais.

 

Suplementação alimentar

O envelhecimento é fisiológico e as nossas células estão em permanente mudança. Ao longo da vida “fornecemos” às nossas células vitaminas, minerais, antioxidantes, probióticos, ómegas, enzimas, aminoácidos, fitoterápicos, e outros, para que as mesmas tenham energia que lhes permitam “fazer o seu trabalho”.

Contudo, nos últimos anos, alguns alimentos deixaram de ter a sua riqueza nutricional devido, por exemplo, a práticas agrícolas modernas e ao seu processamento exagerado. Desta forma, torna-se difícil garantir que fornecemos ao corpo tudo que ele precisa para o manter saudável e, consequentemente, retardar os efeitos do envelhecimento.

Assim sendo, em muitos casos é necessário reforçar a alimentação com suplementação para amenizar ou retardar os sintomas do envelhecimento.

Nota importante: na Living Clinic, a suplementação (se necessária) é personalizada de acordo com o plano terapêutico e ajustada a cada pessoa de forma única.

 

Exercício físico

O sedentarismo ou as rotinas mais sedentárias levam a um envelhecimento precoce do nosso corpo. Numa linguagem mais popular, ficamos “enferrujados”. O exercício físico é uma ferramenta muito importante para a saúde física e mental e, consequentemente, para retardar o envelhecimento. Além de tonificar o corpo e melhorar a resistência física, a prática regular de exercício físico aumenta o fluxo sanguíneo das células e eleva a oxigenação dos tecidos.

Alguns efeitos do exercício físico que ajudam a amenizar os efeitos do envelhecimento:

  • Faz-nos sentir com mais energia;
  • Aumenta a consciência corporal, coordenação e equilíbrio;
  • Melhora a qualidade do nosso sono;
  • Otimiza a nossa produção hormonal (muito importante como abordamos acima);
  • Ajuda a reduzir o stress;
  • Aumenta o bem-estar e a autoestima.

 

Nutrição funcional

A nutrição funcional incorpora a relação entre a fisiologia, fatores emocionais, cognitivos e estruturais, e considera aspetos genotípicos e bioquímicos individuais. Desta forma, numa linguagem mais simples, a nutrição funcional procura encontrar equilíbrio entre os fundamentos científicos da alimentação, as necessidades fisionómicas, emocionais e ambientais de cada indivíduo.

Curiosidade: a alimentação permite-nos adotar medidas que desaceleram o envelhecimento, pois tudo que ingerimos ao longo da vida vai refletir-se no nosso organismo.

 

Gestão do stress

O stress é uma reação do organismo provocada por situações que necessitam de uma resposta que provocam um “desgaste” superior às capacidades do nosso corpo e mente.

O stress pode ser agudo ou crónico. O contexto social e económico, a predisposição genética ou o ambiente em que vivemos vão definir o impacto que esse fator tem no nosso dia-a-dia.

Sabias que: o stress pode causar problemas graves como a depressão, ansiedade, doenças cardiovasculares, disfunções sexuais, doenças gastrointestinais, queda e fragilidade no cabelo, doenças da pele e obesidade, entre outras?

 

Prevenção do envelhecimento da pele e tratamentos Anti-aging

Na Living Clinic, oferecemos tratamentos anti-idade inovadores e com uma base tecnológica sólida que visam prevenir e reduzir os efeitos do envelhecimento na pele. Alguns exemplos incluem:

 

Radiofrequência para rosto e corpo

Radiofrequência para o rosto: é um procedimento estético, não invasivo, que utiliza ondas de radiofrequência para estimular a produção de colagénio na pele, promovendo a firmeza e redução de rugas no rosto.

Radiofrequência corporal: Aqui é utilizada a mesma tecnologia que na radiofrequência para rosto, sendo que este tratamento visa estimular a produção de colagénio, melhorar a elasticidade da pele, reduzir a celulite e promover a redução de medidas corporais. A aplicação da radiofrequência no corpo é muito utilizada em áreas como a barriga, coxas, glúteos e braços.

 

Laser CO2 para rejuvenescimento facial

O laser CO2 é utilizado em procedimentos médicos estéticos, superficiais ou mais profundos, para tratar diversas condições cutâneas e é o tipo de laser mais eficaz para rejuvenescimento facial.

Caso tenha interesse, poderá consultar um dos nossos casos clínicos (Laser CO2 Antes e Depois) para conhecer um caso real em que esta tecnologia foi utilizada para reduzir os sinais, manchas e outras irregularidades na pele.

 

Bioestimuladores de colagénio

Este é um dos tratamentos mais revolucionários na área da Medicina Estética para o rejuvenescimento da pele e combate à flacidez. Os bioestimuladores de colagénio são substâncias que promovem a produção natural de colagénio na pele.

O colagénio é uma proteína que desempenha um papel crucial na formação, sustentação e elasticidade da pele.  A partir dos 25 anos, a produção de colagénio diminui, levando ao aparecimento de rugas, flacidez e outros sinais normais de envelhecimento.

A bioestimulação de colagénio consiste na estimulação da produção de colagénio pelo próprio organismo, através da injeção de substâncias exógenas. O resultado é uma melhoria gradual na textura da pele e na redução de rugas ao longo do tempo.

Esses procedimentos são utilizados para revitalização e rejuvenescimento facial, proporcionando resultados naturais e duradouros.

 

Skinbooster (para hidratação profunda)

O ácido hialurónico é conhecido pela sua capacidade de atrair e reter água, o que resulta na hidratação intensiva da pele. Este procedimento hidrata a pele e estimula a reestruturação da derme, aumentando levemente a firmeza e auxiliando na produção de colagénio.

Skinbooster é um procedimento estético que envolve aplicação de substâncias específicas, como ácido hialurónico, para melhorar a hidratação, elasticidade e aparência geral da pele. Este tratamento proporciona uma hidratação profunda, estimula a produção de colagénio e melhora visivelmente a qualidade da pele.

 

Medicina Antiaging na Living Clinic

Cuidar de nós deve ser sempre uma prioridade. Se gostaria de encontrar uma solução à sua medida para tornar o seu envelhecimento num processo positivo e saudável, marque uma consulta na Living Clinic, localizada no Porto. Aqui adotamos uma abordagem holística, combinando tecnologia avançada com hábitos de vida saudáveis para promover o rejuvenescimento e o bem-estar.

 

Em que consiste a consulta de Medicina Anti-aging?

Durante uma consulta de medicina antiaging na Living Clinic, a médica irá analisar aspetos como:

  • Condições de saúde e estilo de vida;
  • Eventuais sinais de desequilíbrio hormonal;
  • Hábitos alimentares;
  • Condição da pele e sinais (físicos) de envelhecimento.

A partir daí, será feito um plano terapeutico personalizado sempre com o objetivo de promover saúde e retardar o processo de envelhecimento.

A nossa equipa de especialistas em medicina antiaging é composta por médicos, psicólogos e nutricionistas que trabalham para identificar, tratar e/ou retardar os efeitos de doenças decorrentes do envelhecimento.

Responsável pelos tratamento

Dr.ª Paola Halfeld
Dr.ª Paola Halfeld

A Dr.ª Paola Halfeld é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e Mestre em Saúde Pública pela Universidade do Porto. Realizou a sua licenciatura em Medicina na Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Posteriormente, fez a sua equivalência do mestrado integrado em medicina pela Universidade do Algarve, com inscrição na Ordem dos Médicos de Portugal em 2020.

É sócia titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e membro da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia (European Academy of Dermatology and Venereology).

Durante sua formação realizou estágios em instituições de referência como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Fez fellow em dermatologia estética e em tricologia (área da dermatologia que estuda e trata afeções capilares).

Participou de diversos congressos médicos, contribuindo com comunicações científicas como autora principal e co-autora, além de inúmeros cursos e formações nas mais variadas áreas da dermatologia. Recentemente, apresentou seu estudo de mestrado no Congresso Mundial de Dermatologia em Singapura.

Tem especial interesse no tratamento de doenças que afetam o couro cabeludo e cabelos e em dermatologia estética. Tem por prática a realização do exame físico completo para rastreio de cancro da pele em todos os seus pacientes.

Mais info.

Equipa Complementar

Dr.ª Carolina Alves
Dr.ª Carolina Alves

A Dr.ª Carolina Alves, nutricionista na Living Clinic, é licenciada em Ciências da Nutrição pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

Tem uma Pós-graduação em Nutrição Pediátrica pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

Possui certificações em Nutrição Ortomolecular e Psiconeuroimunologia pela EMAC, Nutrição Funcional pela Nutriscience. Atualmente presente na Mentoria da Dra. Daniela Seabra sobre Nutrição Funcional e na certificação de Coaching em Nutrição com a Dra. Joana Carvalho Costa.

Atua em várias áreas da nutrição, incluindo emagrecimento e saúde gastrointestinal.

Mais info.
Dr.ª Madalena Iglésias
Dr.ª Madalena Iglésias

A Dr.ª Madalena Iglésias exerce Psicologia Clínica na Living Clinic (cédula profissional: 26237). A Dr.ª Madalena obteve a sua licenciatura e mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Católica Portuguesa. A sua carreira é marcada por uma série de experiências enriquecedoras, que começam com o seu comprometimento com o serviço comunitário na Instituição Asas de Ramalde, onde prestou apoio psicológico a crianças de 2 a 5 anos.

No Hospital Nossa Senhora da Conceição de Valongo, especializou em questões de luto e saúde mental, enquanto no Centro Hospitalar São João, focou-se na área dos cuidados paliativos.

Fez também um Estágio internacional na Universidad San Pablo, em Madrid, na área de psicocardiologia, neuropsicologia clínica e investigação e, mais tarde, um estágio profissional para a Ordem dos Psicólogos Portugueses na Clínica ORL Dr. Eurico de Almeida, na área de otorrinolaringologia e intervenção psicoterapêutica.

Mais info.

Marcar uma consulta

  • Quer saber mais informações sobre algum tratamento?
  • Deseja conhecer a Living Clinic?
  • Quer a opinião da nossa equipa?
  • Deseja marcar uma consulta?

Marque já a sua consulta!