Informações Práticas
- Tipo de tratamento: Cirurgia Plástica
- Objetivos principais: Recuperação pós-parto (lifting das mamas e/ou redução de gordura e flacidez corporal)
- Duração média da cirurgia: depende das cirurgias realizadas
- Anestesia: Anestesia Geral
- Internamento: depende das cirurgias realizadas
- Tempo de recuperação médio: 1 a 4 semanas (dependendo das cirurgias realizadas)
- Cirurgião Plástico: Dr. Francisco Martins de Carvalho
O que é o Mommy Makeover e como é feito?
O mommy makeover é uma combinação de cirurgias estéticas que ajuda as mulheres a recriarem o corpo que tinham antes de engravidar.
Entre as cirurgias mais realizadas estão:
- Abdominoplastia: com a abdominoplastia, torna-se possível eliminar o excesso de pele e de gordura abdominal, ao mesmo tempo que a diástase dos retos também pode ser corrigida com o seu reposicionamento e, assim, reduzir o afastamento da musculatura abdominal provocada pela gravidez. Na região umbilical, por vezes há pequenas hérnias ou alterações da forma que também poderão ser corrigidas;
- Mastopexia: esta cirurgia tem como principal objetivo melhorar a aparência dos seios descaídos, através do lifting mamário e reposicionamento da aréola e mamilo. Este procedimento pode contemplar ou não a colocação de implantes mamários (mamoplastia de aumento).
- Lipoaspiração: a acumulação de gordura em determinadas zonas do corpo é outro problema muito recorrente no pós-parto. Nestes casos, pode fazer-se uma lipoaspiração nas regiões corporais afetadas, que podem incluir o abdómen, flancos, costas, coxas, “papos do soutien”, papada, “monte de Vénus” ou outras regiões.
Naturalmente que as cirurgias a realizar dependerão dos objetivos concretos da paciente e poderão ser feitas outras que não estão nesta lista. Em algumas mulheres, por exemplo, a gravidez e fase de amamentação pode provocar um aumento do volume mamário inestético e causador de sensação de peso na coluna cervical e ombros, pelo que podem sentir a necessidade de fazer uma mamoplastia redutora.
Uma das grandes vantagens do mommy makeover é a possibilidade de as cirurgias serem realizadas em simultâneo (no mesmo dia) reduzindo, assim, tanto os custos como o tempo total de recuperação da paciente.
A quem se destina?
Durante a gravidez e após o parto, são várias as alterações sofridas pelo corpo da recém-mamã. Por isso, depois do nascimento do bebé, é natural que as mulheres desejem recuperar a silhueta que tinham antes de terem engravidado.
O mommy makeover destina-se principalmente às mulheres que se sentem incomodadas com:
- o aumento significativo do volume mamário seguido de uma diminuição brusca, o que resulta num peito descaído (ptose mamária) ou numa atrofia da glândula mamária;
- a flacidez na barriga após o parto e excesso de pele que, por vezes, dão o aspeto de “barriga de avental”;
- as estrias na região do abdómen (a pele que foi sujeita a estiramento durante a gravidez pode não ter elasticidade para voltar à posição inicial, provocando estrias);
- a gordura localizada – após o parto algumas mulheres não conseguem retomar o peso prévio à gravidez ou subsistem alguns depósitos de gordura localizada na barriga, nos flancos e dorso.
A Living Clinic considera que a candidata ideal ao mommy makeover é uma mulher que já tenha sido mãe e que já não tencione engravidar novamente, pois caso contrário os resultados estéticos obtidos com estas cirurgias podem ficar comprometidos.
Cicatriz do Mommy Makeover
As cicatrizes decorrentes do mommy makeover vão sempre depender do tipo de procedimentos realizados. O cirurgião plástico da Living Clinic fará todos os possíveis para que as cicatrizes fiquem o mais pequenas e discretas possível.
No entanto, os cuidados pós-operatórios também são importantes para garantir que, com a passagem do tempo, as cicatrizes ficam mais finas e claras.
Eis algumas das cicatrizes possíveis, de acordo com cada procedimento:
- Mastopexia ou mamoplastia de aumento: cicatriz periareolar, vertical ou T invertido;
- Abdominoplastia: a cicatriz fica na linha do biquíni, podendo ser maior ou menor consoante a quantidade de pele retirada. Será também necessária uma cicatriz peri-umbilical, exceto na mini-abdominoplastia.
- Lipoaspiração: as cicatrizes são muito pequenas, de poucos milímetros, e geralmente são realizadas em zonas escondidas ou nas dobras naturais do corpo.
Caso pretenda recuperar a silhueta sem cicatrizes, pode sempre optar por tratamentos não invasivos, como o Pack Mommy Makeover Não Cirúrgico, composto por procedimentos tais como: Coolsculpting, EMSCULPT NEO e EMTONE.
Antes e Depois do Mommy Makeover
(brevemente)
Testemunhos
“O Dr. Francisco Martins De Carvalho não esquece o mais pequeno detalhe. Procura a perfeição e encontra-a. Um talento único e sublime. Acordei com o corpo de uma adolescente (tenho 41). Obrigado por me fazer sorrir”
Sofia Dias
“Dr. Francisco Carvalho sem dúvida o melhor Cirurgião Plástico com um futuro muito promissor pela frente. A sua dedicação, responsabilidade, profissionalismo, preocupação com o paciente, sensibilidade e humildade já não existe. Recomendo fortemente. Obrigada Dr. Francisco e toda a equipa por tudo. Mas em particular ao Dr. Francisco Carvalho. Aconselho este Cirurgião Plástico a todas que pretendem mudar a vossa vida e auto-estima. Gratidão eterna!”
Paula R.
“Dos melhores cirurgiões, agradeço imenso o excelente trabalho que fez comigo! Perfeccionista!! Não podia estar mais satisfeita com o resultado! Obrigada dr. Francisco Carvalho!”
Marysa R.
Resultados esperados
Em termos estéticos, pretende-se que o mommy makeover seja capaz de devolver à recém-mamã uma aproximação do corpo pré-gestação, intervindo nas zonas que sofreram mais mudanças durante a gravidez, ou seja, a região abdominal e a zona do seios.
A nossa experiência diz-nos que, além da transformação estética, as mulheres que passam por este procedimento do mommy makeover também sentem melhorias emocionais significativas, ao registarem um aumento notório da sua auto-estima e auto-confiança.
Pós-operatório e Recuperação do Mommy Makeover
Apesar do período de recuperação depender sempre do número de procedimentos realizados, geralmente o pós-operatório do mommy makeover pode ir de 1 a 4 semanas.
Para uma recuperação mais rápida, importa descansar bastante, sobretudo durante a primeira semana. Além disso, no primeiro mês pós-cirurgia, não deve fazer qualquer tipo de esforço físico.
É ainda importante fazer uma alimentação equilibrada e saudável e beber muita água. Revela-se também fundamental cumprir com todas as instruções médicas, quanto à toma de medicamentos, realização de drenagens linfáticas, uso de cinta compressiva/soutien, entre outros cuidados.
Seguindo estas recomendações, pode dizer-se que a recuperação das cirurgias mamárias e da lipoaspiração são, habitualmente, bem toleradas pelas pacientes. Já a abdominoplastia pode causar um pouco mais desconforto (que será minimizado com analgésicos prescritos pelo médico) e exigir mais repouso.
Preço do Mommy Makeover
O preço do mommy makeover varia consoante o número de procedimentos realizados, entre outros fatores, pelo que é sempre necessário proceder a uma avaliação prévia do paciente, antes de apresentar um orçamento. Agende uma consulta com o cirurgião plástico da Living Clinic para fazer uma avaliação, obter um orçamento e esclarecer todas as suas dúvidas.
Cirurgião
Sobre o Dr. Francisco Martins de Carvalho
[Ordem dos Médicos 53318]
O Dr. Francisco Martins de Carvalho é Especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética. Realizou a sua licenciatura em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e o Internato de Formação Específica em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética decorreu no Hospital de São José (Lisboa) e no Hospital de São João (Porto).
Realizou diversos estágios, nomeadamente de Cirurgia Oncológica da Cabeça e Pescoço no Instituto Português de Oncologia – Porto e um fellowship de Cirurgia da Mão, organizado pela Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão. Realizou também estágios internacionais em Cirurgia Estética, Reconstrução Mamária e Linfedema na Clínica Planas – Barcelona, no Hospital Universitário de Bruxelas e na Clínica Villa Sant’Apollonia – Bergamo, tendo contactado com referências na Cirurgia Plástica como o Dr. Jaume Masià, Dr. Moustapha Hamdi e Dr. Enrico Robotti.
Atualmente exerce a sua actividade no Hospital de São João – Porto, sendo também Docente Convidado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
No campo da cirurgia estética, tem especial interesse por cirurgia estética da face, cirurgia estética da mama, cirurgia de contorno corporal e cirurgia íntima feminina.

Onde fazer o Mommy Makeover no Porto?
Faça o Mommy Makeover com o Dr. Francisco Martins de Carvalho na Living Clinic! Estamos na Av. da Boavista 117 6º, Sala 607, 4050-115 Porto, Portugal.