Mommy Makeover®

Recuperação pós-parto com cirurgia

Quais as principais preocupações estéticas das mulheres após o parto?

Durante a gravidez e após o parto, são várias as alterações sofridas pelo corpo da recém-mamã. Por isso, depois do nascimento do bebé, é natural que as mulheres desejem recuperar a silhueta que tinham antes de terem engravidado.

Pela experiência da Living Clinic, o que mais incomoda as mulheres nesta situação é:

  • o aumento significativo do volume mamário seguido de uma diminuição brusca, o que resulta num peito descaído (ptose mamária) ou numa atrofia da glândula mamária;
  • a flacidez na barriga após o parto e excesso de pele que, por vezes, dão o aspeto de “barriga de avental”;
  • as estrias na região do abdómen (a pele que foi sujeita a estiramento durante a gravidez pode não ter elasticidade para voltar à posição inicial, provocando estrias);
  • a gordura localizada – após o parto algumas mulheres não conseguem retomar o peso prévio à gravidez ou subsistem alguns depósitos de gordura localizada na barriga, nos flancos e dorso.

 

Estas alterações no corpo da mulher acabam por influenciar negativamente a auto-estima da mulher e, portanto, foi nesse sentido que se criou o conceito de Mommy Mokeover.

 

O que é o Mommy Makeover?

O mommy makeover é uma combinação de procedimentos de cirurgia estética/plástica que ajuda as mulheres a recriarem o corpo que tinham antes de engravidar.

Entre as cirurgias mais realizadas estão:

  • a abdominoplastia, com o objetivo de remover a pele solta e de recuperar a firmeza nessa região corporal);
  • o lifting mamário e/ou aumento da mama, através da mastopexia ou mamoplastia de aumento, respetivamente;
  • a lipoaspiração, com a finalidade de “esculpir” o corpo e remover o excesso de gordura acumulada.

Naturalmente que as cirurgias a realizar dependerão dos objetivos concretos da paciente e poderão ser feitas outras que não estão nesta lista. Em algumas mulheres, por exemplo, a gravidez e fase de amamentação pode provocar um aumento do volume mamário inestético e causador de sensação de peso na coluna cervical e ombros, pelo que podem sentir a necessidade de fazer uma mamoplastia redutora.

 

Como são realizados os procedimentos?

Os procedimentos que compõem o mommy makeover variam em função das necessidades apresentadas por cada mulher. Porém, iremos focar-nos nas cirurgias mais comuns após parto:

  • Mastopexia: esta cirurgia tem como principal objetivo melhorar a aparência dos seios descaídos, através do lifting mamário e reposicionamento da aréola e mamilo. Este procedimento pode contemplar ou não a colocação de implantes mamários.
  • Abdominoplastia (ou mini-abdominoplastia): reafirmar o abdómen costuma ser outro desejo das recém-mamãs. Por isso, este é outro procedimento geralmente feito no mommy makeover. Com a abdominoplastia, torna-se possível eliminar o excesso de pele e de gordura abdominal, ao mesmo tempo que a diástase dos retos também pode ser corrigida com o seu reposicionamento e, assim, reduzir o afastamento da musculatura abdominal provocada pela gravidez. Na região umbilical, por vezes há pequenas hérnias ou alterações da forma que também poderão ser corrigidas.
  • Lipoaspiração: a acumulação de gordura em determinadas zonas do corpo é outro problema muito recorrente no pós-parto. Nestes casos, pode fazer-se uma lipoaspiração nas regiões corporais afetadas, que podem incluir o abdómen, flancos, costas, coxas, “papos do soutien”, papada, “monte de Vénus” ou outras regiões.

 

Uma das grandes vantagens do mommy makeover é a possibilidade de as cirurgias serem realizadas em simultâneo (no mesmo dia), reduzindo, assim, tanto os custos como o tempo total de recuperação da paciente.

 

Quais os resultados esperados?

Em termos estéticos, pretende-se que o mommy makeover seja capaz de devolver à recém-mamã uma aproximação do corpo pré-gestação, intervindo nas zonas que sofreram mais mudanças durante a gravidez, ou seja, a região abdominal e a zona do seios.

A nossa experiência diz-nos que, além da transformação estética, as mulheres que passam por este procedimento do mommy makeover também sentem melhorias emocionais significativas, ao registarem um aumento notório da sua auto-estima e auto-confiança.

 

Quem é o cirurgião plástico responsável pelo Mommy Makeover?

Na Living Clinic, os procedimentos do mommy makeover são da responsabilidade do Dr. Francisco Martins de Carvalho, especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética.

As principais áreas de intervenção do Dr. Francisco Martins de Carvalho incluem cirurgia estética da face, cirurgia estética da mama, cirurgia de contorno corporal e cirurgia íntima feminina.

Saiba mais na sua página.

A Living Clinic considera que a candidata ideal ao mommy makeover é uma mulher que já tenha sido mãe, que reúna alguns problemas como peito descaído e atrofia da glândula mamária e/ou flacidez, excesso de pele e estrias no abdómen e que já não tencione engravidar novamente, pois caso contrário os resultados estéticos obtidos com estas cirurgias podem ficar comprometidos.

Na Living Clinic, o tipo de anestesia utilizado no mommy makeover tem em consideração os procedimentos a realizar. Todavia, geralmente, opta-se por sedação e anestesia local ou epidural.

Importa ainda dizer que, depois de administrada a anestesia geral, são ainda dados à paciente anestésicos locais nas zonas a tratar. Para a Living Clinic, o mais importante é garantir o maior conforto e segurança da paciente.

O tempo de internamento indicado nos casos de mommy makeover é de 24 a 48 horas, dependendo das cirurgias realizadas e a sua extensão.

As cicatrizes decorrentes do mommy makeover vão sempre depender do tipo de procedimentos realizados. Os especialistas da Living Clinic farão todos os possíveis para que as cicatrizes fiquem o mais pequenas e discretas possível.

No entanto, os cuidados pós-operatórios também são importantes para garantir que, com a passagem do tempo, as cicatrizes ficam mais finas e claras. Eis algumas das cicatrizes possíveis, de acordo com cada procedimento:

  • Mastopexia ou mamoplastia de aumento: cicatriz periareolar, vertical ou T invertido;
  • Abdominoplastia: a cicatriz fica na linha do biquíni, podendo ser maior ou menor consoante a quantidade de pele retirada;
  • Lipoaspiração: as cicatrizes são muito pequenas, de poucos milímetros, e geralmente são realizadas em zonas escondidas ou nas dobras naturais do corpo.

 

Caso pretenda recuperar a silhueta sem cicatrizes, pode sempre optar por tratamentos não invasivos, como o Pack Mommy Makeover Não Cirúrgico, composto por procedimentos tais como: Coolsculpting, EMSCULPT NEO e EMTONE.

Apesar do período de recuperação depender sempre do número de procedimentos realizados, geralmente o pós-operatório do mommy makeover pode ir de 1 a 3 semanas.

Para uma recuperação mais rápida, importa descansar bastante, sobretudo durante a primeira semana. Além disso, no primeiro mês pós-cirurgia, não deve fazer qualquer tipo de esforço físico.

É ainda importante fazer uma alimentação equilibrada e saudável e beber muita água. Revela-se também fundamental cumprir com todas as instruções médicas, quanto à toma de medicamentos, realização de drenagens linfáticas, uso de cinta compressiva/soutien, entre outros cuidados.

Seguindo estas recomendações, pode dizer-se que a recuperação das cirurgias mamárias e da lipoaspiração são, habitualmente, bem toleradas pelas pacientes. Já a abdominoplastia pode causar um pouco mais desconforto (que será minimizado com analgésicos prescritos pelo médico) e exigir mais repouso.

Apesar da recuperação pós-parto variar de caso para caso, estimamos que o mommy makeover só deva ser feito pelo menos 6 a 12 meses depois do parto. É importante que o corpo tenha tempo suficiente para se recuperar completamente do parto. Isso geralmente leva pelo menos 6 meses, mas o ideal e mais recomendável é esperar pelo menos um ano.

Importa ainda lembrar que a mulher já não deve estar a amamentar quando realizar este procedimento.

Os procedimentos associados ao mommy makeover não são recomendados a:

  • fumadoras;
  • mulheres obesas ou com excesso de peso;
  • portadoras de doenças autoimunes;
  • mulheres com comorbidades como diabetes, hipertensão ou doenças cardíacas.

O preço do mommy makeover varia consoante o número de procedimentos realizados, entre outros fatores, pelo que é sempre necessário proceder a uma avaliação prévia do paciente, antes de apresentar um orçamento.

Agende uma consulta com o cirurgião plástico da Living Clinic para fazer uma avaliação, obter um orçamento e esclarecer todas as suas dúvidas.

Marque já a sua consulta!

Pedido de Informação

  • Quer saber mais informações sobre este tratamento?
  • Deseja conhecer a Living Clinic?
  • Quer a opinião da nossa equipa?
  • Deseja marcar uma consulta?