Lifting mamário, a cirurgia para levantamento da mama

Publicado a:

» Voltar ao Blog

Índice

O lifting mamário ou mastopexia é uma cirurgia que permite fazer o levantamento do peito da mulher, no caso em que este apresenta um aspeto descaído.

As “mamas descaídas” (ptose mamária) ou com formato tubular (mama tuberosa) podem criar desconforto na mulher a prejudicar a sua autoestima, pelo que muitas acabam por procurar soluções definitivas para esta condição.

O que é a ptose mamária?

A ptose mamária, também conhecida como queda ou flacidez dos seios, é uma condição em que as mamas das mulheres perdem a firmeza e a elasticidade, levando a uma posição mais baixa e menos projetada no peito.

A ptose mamária é mais comum à medida que a mulher envelhece, passa por uma perda significativa de peso ou após a gravidez/amamentação, mas também pode ser uma condição genética.

Quais os graus de ptose mamária?

A gravidade da ptose mamária pode variar de leve a grave, sendo classificada em graus, geralmente de acordo com a posição do mamilo em relação ao sulco mamário.

Existem vários tipos de classificações para os graus de ptose, mas uma das mais comuns é a classificação de Regnault, que divide a ptose mamária em três graus principais:

Ptose Mamária Grau I (Leve)

Neste grau, a mama está levemente caída:

  • O mamilo está na mesma altura ou ligeiramente abaixo do sulco inframamário (a dobra natural sob o seio).
  • A maior parte do tecido mamário ainda está acima do sulco mamário.

Ptose Mamária Grau II (Moderada)

Na ptose grau II, a queda da mama é mais pronunciada:

  • O mamilo fica abaixo do sulco inframamário, a uma distância maior do que no grau I.
  • O tecido mamário começa a se deslocar mais significativamente para baixo, mas ainda mantém algum volume acima do sulco.

Ptose Mamária Grau III (Grave)

Este é o grau mais avançado da ptose mamária:

  • O mamilo está localizado muito abaixo do sulco inframamário, geralmente apontando para baixo.
  • A maior parte do tecido mamário encontra-se abaixo do sulco mamário, resultando em uma queda significativa e perda de projeção da mama.

O que é a mama tuberosa?

A mama tuberosa, também conhecida como mama tubular, é uma condição mamária congénita que afeta a forma e o desenvolvimento das mamas. Ela é caracterizada por um formato cónico, com uma base estreita, projeção reduzida e aréolas dilatadas.

A mama tuberosa é normalmente verificada após o desenvolvimento da mama na puberdade.

Tanto a ptose mamária como a mama tuberosa podem ser corrigidas com recurso a cirurgia plástica, mais especificamente através de um lifting mamário (ou mastopexia).

Em que consiste o lifting mamário?

A lifting mamário é a cirurgia que permite a correção da ptose mamária (peito descaído) ou mama tuberosa (mama com formato tubular e ptose associada) e consiste na remoção da pele em excesso e levantamento, podendo esta técnica ser conjugada com a colocação de uma prótese (mastopexia com próteses). Existem casos de mamas tuberosas que só necessitam de uma mamoplastia de aumento sem mastopexia associada.

Nesta cirurgia, se necessário, é possível também reduzir-se o tamanho da aréola.

Conheça os resultados de uma das nossas pacientes em Mastopexia Antes e Depois.

Como é feita esta cirurgia?

A correção da queda das mamas consiste em elevar a aréola e o mamilo dando forma e volume ao seio.

Nesta intervenção, se o volume mamário não for excessivo não é necessário eliminá-lo, sendo apenas eliminada a pele em excesso.

Durante a cirurgia de elevação da mama poderá ser colocada uma prótese de menores dimensões para sustentar a mama e preencher o decote. Mediante a avaliação do cirurgião, por regra só são colocados implantes mamários (próteses), quando a paciente não apresenta volume mamário suficiente para um bom resultado estético.

A cirurgia tem normalmente uma duração de 2-3h.

Como fica a cicatriz do lifting mamário?

Existem três técnicas principais de mastopexia, que deixam diferentes cicatrizes:

Mastopexia periareolar

Incisão é feita ao redor da aréola.

Mastopexia vertical

Técnica é utilizada quando a flacidez das mamas é mais acentuada. A incisão é feita ao redor da aréola e verticalmente, descendo até a dobra mamária.

Mastopexia em ‘T’

Esta técnica acrescenta uma incisão ao nível do sulco infra-mamário.

Como qualquer procedimento cirúrgico a mastopexia não pode ser realizada sem deixar cicatrizes. O tamanho e visibilidade das mesmas dependem inteiramente da quantidade de remoção de pele e técnica utilizada. Geralmente as cicatrizes ficam menos visíveis a partir do 6º mês após a cirurgia.

Que tipo de anestesia é utilizada?

O lifting mamário realiza-se com anestesia geral, em regime de internamento (1 noite).

O pós-operatório (recuperação e cuidados a ter) do lifting mamário

Logo após a cirurgia é colocado um sutiã modelador que deverá ser utilizado durante aproximadamente 8 semanas.

Cerca de 5 dias após a operação, poderá ser iniciada a drenagem linfática.

A recuperação varia de pessoa para pessoa, mas geralmente envolve repouso e a possibilidade de sentir algum desconforto e inchaço temporários.

O regresso ao trabalho depende da atividade profissional. Em áreas de pouco esforço físico, normalmente pode começar ao 7º dia. No entanto, se tiver de fazer esforços que exijam grandes movimentos é conveniente esperar 1 mês. Exercício físico dos membros superiores só ao fim de 6-8 semanas.

Isto é apenas uma referência, pois o cirurgião plástico fornecerá instruções específicas sobre os cuidados pós-operatórios, incluindo quando poderá retomar as suas atividades normais.

Qual o preço do lifting mamário?

Não somos autorizados a divulgar publicamente os preços dos procedimentos cirúrgicos. Essas informações podem ser comunicadas diretamente aos pacientes durante uma consulta médica, mas não podem ser publicadas nos websites das clínicas. Agende uma consulta para conhecer o custo do lifting mamário.

Que outras cirurgias da mama existem?

Para além do lifting mamário, existem outras cirurgias realizadas na Living Clinic com o objetivo de alterar o aspeto dos seios, que incluem:

Mamoplastia de aumento

A mamoplastia de aumento é uma cirurgia plástica que visa aumentar o tamanho e melhorar a forma dos seios da mulher. Isso é geralmente alcançado através da inserção de implantes mamários ou da combinação entre implantes mamários e gordura da própria paciente.

Mamoplastia Redutora

A mamoplastia redutora (ou redução mamária) é uma cirurgia plástica que envolve a remoção do excesso de tecido mamário, gordura e pele dos seios. Ela é realizada para reduzir o tamanho e peso dos seios, aliviando sintomas como dor nas costas e melhorando a proporção dos seios em relação ao corpo.

Ginecomastia

A ginecomastia é uma cirurgia plástica masculina que envolve a remoção do excesso de tecido mamário na região do peito do homem (“mama aumentada”). Em alguns homens, o crescimento anormal das glândulas mamárias pode causar a aparência de seios femininos, afetando consideravelmente a autoestima.

Agende uma consulta

Quer já tenha tomado uma decisão ou esteja ainda numa fase exploratória, agende uma consulta para esclarecer todas as suas dúvidas e ouvir a opinião do cirurgião plástico para o seu caso particular.

Responsável pelo tratamento

Dr. Francisco Martins de Carvalho
Dr. Francisco Martins de Carvalho

O Dr. Francisco Martins de Carvalho é especialista em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética. Realizou a sua licenciatura em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e o Internato de Formação Específica em Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética decorreu no Hospital de São José (Lisboa) e no Hospital de São João (Porto).

Atualmente exerce a sua actividade no Hospital de São João – Porto, sendo também Docente Convidado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

No campo da cirurgia estética, tem especial interesse por cirurgia estética da face, cirurgia estética da mama, cirurgia de contorno corporal e cirurgia íntima feminina.

Mais info.

Marcar uma consulta

  • Quer saber mais informações sobre algum tratamento?
  • Deseja conhecer a Living Clinic?
  • Quer a opinião da nossa equipa?
  • Deseja marcar uma consulta?

Marque já a sua consulta!